Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

O que é visão holística?

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Mercado de Trabalho

O que é visão holística?

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Apr 11, 2022 10:34:00 AM | 13 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar que “fulano não olha para nada além do próprio umbigo” ou que é preciso “analisar o todo”. 

O conceito de observar uma área de forma global, sem ser de maneira fragmentada, faz parte da visão holística.

Essa análise é abordada com frequência no meio empresarial e educacional, e é um assunto muito interessante de ser debatido. 

Ter uma visão holística faz diferença para a vida do indivíduo, de maneira particular, e de como ele se relaciona com o todo.

Nesse artigo vamos contar um pouco do que é esse conceito e como desenvolver essa característica em si mesmo. 

Ficou curioso? Continue com a gente! 

O que significa visão holística?
A visão holística na gestão
Os benefícios de uma visão holística nas organizações
É possível desenvolver uma visão holística?
Vamos desenvolver uma visão holística juntos? 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que significa visão holística

Derivada do grego “holo”, a palavra holística pode significar “completo”, “inteiro”. O conceito foi criado em 1926 na obra “Holismo e Evolução”, do sul-africano Jan Christiaan Smuts. 

A ideia é mostrar a importância da totalidade das coisas e como tudo está inter relacionado, visto que toda e qualquer parte influencia na totalidade.

Jan fomentava que não bastava pensar apenas na soma das partes, mas, sim, ter uma visão geral do que seria analisado. 

Partindo disso, entender uma situação por completo facilita na hora de decisões assertivas e que cooperem para uma resolução efetiva.

Da mesma forma, é essencial analisar o todo, não apenas os fragmentos, para ter uma visão justa e o mais imparcial possível para deixar o objetivo claro e atuar de forma global.

Conseguir isso é ter uma visão holística. 

A diferença entre a visão holística e a sistêmica

Visão holística e visão sistêmica são formas diferentes e complementares de ver a realidade. 

A visão sistêmica, por mais que valorize a importância do todo, é “sistemática”, objetivando a observar as partes, as interligações, as sucessões, os detalhes e possíveis conexões e desconexões que ligam cada uma das partes com o todo.

É considerada mais racional e analítica. 

Já a visão holística preza muito mais em focar no todo, como algo único, sem ficar muito tempo presa na concepção individual das partes, mas ainda entende que cada parte é do todo.

É considerada mais intuitiva e perceptiva. 

A visão holística na gestão

Os conceitos da visão holística podem ser empregados no meio empresarial.

Isso significa ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que antes era dividida parcialmente por setores em sua estrutura, por exemplo, por qualificação, inter relações ou padrão de cultura da companhia. 

Dessa maneira, o gestor enxerga a empresa com uma visão descentralizadora, sem distinção setorial, tornando o alcance de metas e objetivos da empresa mais fáceis, utilizando técnicas que expliquem que todos os setores da organização se complementam. 

Isso pode ser considerado, inclusive, uma técnica de fortalecimento de cultura organizacional, o que pode colaborar para o bem-estar dos funcionários e melhor andamento de demandas.

Segundo uma pesquisa da consultoria Deloitte, 88% dos empregados acreditam que uma boa cultura organizacional é parte essencial do sucesso de uma empresa. 

O conceito de visão holística empresarial ainda é relativamente novo na área, contudo, está sendo cada vez mais aceito pelas organizações. 

Uma empresa que deseja implementar a visão holística precisa ser encarada e manejada em seus processos e áreas, em vez de se concentrar apenas em seus componentes específicos, de forma segregada. 

Além disso, é importante que não haja áreas fortes e frágeis, e que se busque manter a boa qualidade de maneira igualitária em toda a organização. 

O papel do gestor, conforme citamos há pouco, é de olhar a empresa como um todo e tomar decisões baseando-se nisso, entendendo a organização não como departamentos individuais, mas como um conjunto de áreas que atuam juntas para o bem comum.

É a partir desse pensamento que será possível tomar uma decisão baseada em valores profundos que colaborem para a melhoria do todo. 

É como se cada elemento fosse uma engrenagem de um grande sistema, se relacionando com interdependência para o funcionamento saudável. 

A visão holística é diferente da visão setorial, tão empregada antigamente nas empresas, em que cada área era vista isoladamente. 

Os benefícios de uma visão holística nas organizações

Agora que já entendemos o que é a visão holística e como ela se aplica no meio empresarial, vamos descobrir quais são os principais benefícios de manter esse modelo nas organizações. 

Gestão global

A visão holística prioriza a avaliação do todo, como já explicamos.

Sendo assim, a gestão se torna global, ou seja, da equidade de importância e valorização entre todos os setores, profissionais e recursos materiais. 

Dessa forma, a empresa se preocupa com questões internas e externas, desde o relacionamento com seus funcionários até como o cliente final ou sociedade em geral.

Os fatores que podem impactar a imagem da instituição são minuciosamente analisados no todo. 

Conhecer o meio que está inserido

Por valorizar o todo, os gestores passam a ter conhecimento sobre todo o funcionamento da instituição, fugindo da visão tradicional de valorizar apenas as áreas que os interessam.

Eles podem não saber todos os detalhes de todas as operações, mas sabem como funciona e como é a rotina de cada lugar da empresa. 

Objetivo único

Com a visão holística, os objetivos se tornam únicos para todos os envolvidos. O geral busca a melhoria pelo todo, sem disparidade de oportunidades ou de lutas.

Mesmo que haja independência entre os setores, a visão holística preza pela integração dos times, independente da diferença de metas. 

Isso funciona porque cada setor possui consciência da sua importância naquele espaço e em como a sua funcionalidade implica nos resultados gerais. 

Decisões mais assertivas 

A partir da visão holística, as decisões tendem a ser mais assertivas e embasadas.

Justifica-se porque a empresa consegue prever, de maneira resolutiva, o quanto um empecilho ou problema em um setor pode causar no todo. 

Por justamente conhecer como os processos funcionam em toda a instituição, fica mais fácil prever e resolver antecipadamente ou, então, lidar com imprevistos com inteligência emocional.

visão holística - o que é? 

É possível desenvolver uma visão holística?

Qualquer pessoa e empresa pode desenvolver uma visão holística. A partir dela, pode implementar uma estratégia bem fundamentada nos conceitos holísticos. 

No caso das empresas, é importante que a instituição fique atenta a alguns pontos importantes: 

  • Ter conhecimento macro das demandas, setores e colaboradores da companhia. Sem saber disso, fica muito mais difícil conseguir a visão holística e atingir os resultados de maneira efetiva. O primeiro passo é analisar todos os recursos da instituição, tanto humanos quanto materiais, além de ter os objetivos e metas de maneira clara no planejamento. 
  • Ter noção não apenas da visão interna, mas também externa da empresa. Isso quer dizer conhecer as principais demandas do mercado, como a instituição se encaixa nelas, como os clientes e sociedades veem a empresa. Isso sem esquecer de estar por dentro do bem-estar dos funcionários e suas opiniões sobre o local em que trabalham, quais são suas prioridades e necessidades. 

Saber o quanto os impactos externos e internos afetam o local faz uma diferença ímpar na hora de montar estratégias empresariais e tomar decisões assertivas para o negócio. 

  • Fortalecer a política interna. Dentro da visão holística está o reforço das metodologias, regras e políticas da empresa. Esses conceitos precisam fazer sentido para toda a instituição e ser claros para todos os envolvidos. É a partir dessas concepções que se pode alinhar processos dentro dos objetivos desenhados. 
  • Todos precisam saber claramente a importância do que são e do que fazem. Cada funcionário precisa ter em mente que sua função é tão importante quanto a do outro colega e que sua força de trabalho faz diferença para o todo, para que as metas sejam alcançadas. Uma ideia é criar um organograma demonstrando isso, para que todos, incluindo os gestores, visualizem os setores e cargos existentes na empresa e como todos estão interligados. 

Outra dica para desenvolver sua visão holística, no nível empresarial e, sobretudo, em âmbito pessoal, são cursos que podem expandir o conhecimento já adquirido. 

Com a Pós +Carreira EAD Newton Paiva, você aprimora as soft skills necessárias para desenvolver uma visão holística, além de fortalecer o currículo para fazer a diferença no mercado de trabalho. 

Durante o curso, você tem acesso ao nosso programa de aceleração de carreiras, que visam a desenvolver não apenas as competências técnicas da profissão, mas também as habilidades socioemocionais, tão importantes para lidar com imprevistos na vida pessoal e profissional. 

Além disso, você vai as habilidades do futuro do trabalho, como a autogestão, que tem tudo a ver com o conceito holístico de entender seu papel no todo, manejo de problemas, pensamento crítico e negociação. 

Aqui você também vai ter contato com reflexões sobre a sociedade e o mundo do trabalho, com o objetivo de ajudá-lo a alcançar o seu sucesso profissional.

Vamos desenvolver uma visão holística juntos?

Mais do que olhar para as partes, é necessário entender os impactos de cada função num ambiente coletivo.

A visão holística permite que o indivíduo olhe de maneira diferente para o mundo em que vive, aplicando esses conceitos na rotina cotidiana, expandindo para a área empresarial, como vimos, e que funciona, por sinal, muito bem. 

É uma forma de fortalecer vínculos, autoestima, cultura empresarial e as formas de colaboração dentro de uma sociedade, independente do contexto. 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar o Blog da Pós EAD Newton Paiva para saber mais! 

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Conheça a importância da leitura para a formação profissional

A importância da leitura é uma questão que nos atravessa desde os anos iniciais da educação e (por que não?) continua ...
13 min de leitura

Como fazer networking: o que muda no pós-pandemia?

Como fazer networking quando nossos hábitos estão muito diferentes no pós-pandemia?
12 min de leitura

Nomadismo digital: o sonho de trabalhar de qualquer lugar do mundo

Imagine ligar o seu notebook e trabalhar na praia, na fazenda ou em uma casinha de sapê? 
22 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho