Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Vida profissional

Como se adaptar ao trabalho híbrido no pós-pandemia

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Vida profissional

Como se adaptar ao trabalho híbrido no pós-pandemia

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Apr 4, 2022 10:20:00 AM | 15 min de leitura

É inegável que o mundo precisou mudar muitos hábitos com a pandemia de Covid-19. 

Uma das adaptações foi a campanha do “Fique em casa”, que pedia para que as pessoas só saíssem se fosse de extrema necessidade, evitando uma maior contaminação pela doença e proliferação do vírus.  

Muitas empresas, sobretudo as que não faziam parte dos serviços essenciais, adotaram o home office como tática para que a produtividade continuasse e todos ficassem seguros, sem a ida ao escritório. 

Com a melhora dos indicadores de contágio e o avanço significativo da vacinação, aos poucos as pessoas estão voltando aos postos presenciais de trabalho 

 Uma das alternativas encontradas para essa volta gradual ao escritório é o trabalho híbrido, que consiste, basicamente, em passar dias específicos trabalhando em casa e outros presencialmente, conforme combinado entre as partes envolvidas. 

Saiba mais sobre esse modelo que está conquistando o mercado de trabalho atual e confira as principais dicas para se adaptar ao trabalho híbrido no pós-pandemia. 

O que você vai ver:

O que significa trabalho híbrido?
Por que cada vez mais empresas adotam o trabalho híbrido
O que diz a legislação brasileira sobre o trabalho híbrido
5 boas práticas para incluir na rotina do trabalho híbrido
Trabalho híbrido: oportunidade de se aprimorar
O trabalho híbrido veio para ficar 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que significa trabalho híbrido?

O trabalho híbrido mistura duas modalidades de trabalho: o presencial e o home office. 

Consiste em ir para a empresa em dias específicos da semana e, em outros, trabalhar em casa, com equipamento portátil, como notebook e telefone celular. 

Os dias e horários em que o funcionário deve ir ao escritório ou deve ficar em casa são acordados particularmente por cada empresa, num acordo com a equipe. 

Há também rodízios e escalas, com parte da equipe indo num dia, e outra parte em outro dia, evitando, assim, aglomeração e permitindo maior espaço nas áreas de trabalho. 

O funcionário, em dias de trabalho remoto, não precisa trabalhar especificamente na sua casa.

Algumas pessoas, seja para mudar a rotina ou por maior comodidade, escolhem outros espaços, desde que com internet, para cumprir suas demandas diárias. 

Cafés, shoppings, parques e coworkings são lugares cotados e usufruídos por quem, por alguma razão particular, escolhe não trabalhar em casa naquele dia em específico. 

Por que cada vez mais empresas adotam o trabalho híbrido

O trabalho híbrido, principalmente com a pandemia, ganhou novo significado e importância.

Empresas adotam cada vez mais essa prática para, numa tentativa de voltar à "vida normal”, fazer um retorno gradual de maneira segura e equilibrada. 

Outro ponto que está chamando a atenção das empresas é a diminuição de gastos no espaço físico das instituições, visto que, com os funcionários trabalhando de casa, há menor custo com luz, ponto eletrônico e equipamento em geral, por exemplo.

Isso sem contar com aluguéis de espaços, que podem diminuir pela companhia demandar de um espaço menor do que antes. 

Grande parte das empresas está oferecendo ajuda de custo para os funcionários que fazem home office, com a intenção de ajudar nas faturas de luz, internet, maquinário e ergonomia. 

Chama a atenção também o mantimento da produtividade, mesmo que de casa.

Com esse argumento, manter os funcionários em trabalho remoto, nem que seja por alguns dias na semana, não causa um impacto tão grande nas entregas e nas demandas programadas.

Muitas pessoas que precisaram recorrer ao home office se acostumaram com a nova rotina, fazendo autogestão de tempo e de produção, além de encontrar novas formas de trabalhar num ambiente diferente do escritório tradicional. 

O trabalho híbrido também é uma forma de amenizar alguns impasses que o home office estava trazendo, desde problemas com conexão e maquinário até questões de saúde, como estresse e ansiedade. 

Para algumas pessoas, esse modelo de trabalho 100% home office não estava sendo sustentável e nem saudável. Assim, o trabalho híbrido ganha mais um ponto na escala de simpatia das empresas. 

O que diz a legislação brasileira sobre o trabalho híbrido  

A Reforma Trabalhista traz pontos importantes sobre o modelo de trabalho híbrido.

As empresas precisam estar cientes das bases e normas legais estabelecidas, elaborando um documento de acordo consensual entre as partes interessadas, necessidade de marcação de ponto, horários de jornada de trabalho, etc. 

O primeiro ponto a ser entendido é que, por enquanto, a CLT não contempla o trabalho híbrido, sendo assim, não há uma especificação que normatize esse tipo de jornada.

Contudo, após a Reforma Trabalhista publicada em 2017, com a lei n° 13.467, a legislação passou a regular o teletrabalho (também chamado de trabalho remoto ou home office), mas as definições são diferentes. 

Por um tempo, a Medida Provisória (MP) 927, publicada em 22 de março de 2020, regulamentou o trabalho remoto, mas, por ser uma MP, perdeu vigência com o tempo. 

Foi preciso que o governo federal pensasse em formas de adicionar os modelos de trabalho em evidência, como é o caso do trabalho híbrido, em normas ou regulamentações.

Com isso,empresas que querem adotar o modelo híbrido precisam fazer um aditivo de contrato home office para resguardar a relação entre empregador e funcionários. 

O objetivo é documentar e comprovar que houve acordo consensual entre as partes sobre o novo tipo de jornada, com regras e parâmetros estipulados, como obrigatoriedade de marcação de ponto e horas de trabalho. 

Por exemplo, para acompanhar melhor a produtividade de seus funcionários, a empresa pode adotar soluções alternativas de controle de jornada a serem utilizadas no trabalho híbrido.

A responsabilidade pelos equipamentos, por dano e extravio, por exemplo, também fica documentada e acordada. Contudo, os trabalhadores também têm direitos assim como no trabalho presencial.

trabalho híbrido - como se adaptar

5 boas práticas para incluir na rotina do trabalho híbrido

Para ter uma rotina mais produtiva e saudável no trabalho híbrido, separamos algumas dicas para colocar em prática. Confira:

Crie estratégias para se adaptar ao trabalho híbrido

Entre elas, pense: 

  • Quais são os melhores dias da semana para as atividades presenciais, de acordo com as responsabilidades da sua rotina. Por exemplo, precisará levar as crianças para a escola? Terá algum curso ou especialização durante os dias de semana? Há algum outro compromisso fixo?; 
  • Qual é o melhor horário, considerando trânsito e transporte coletivo; 
  • Se haverá esquema de revezamento ou se todos terão as mesmas jornadas. Isso ajuda a dimensionar o espaçamento e possíveis postos de trabalho disponíveis; 
  • Como ficará a alimentação, se terá almoço na empresa, se deverá levar de casa ou ir a algum lugar. Considere, nesses casos, os custos envolvidos;

Mantenha os cuidados e higiene

Não é hora de descuidar. Apesar da obrigatoriedade do uso de máscara estar caindo em algumas cidades, siga as regras que seu local de trabalho irá colocar. 

O uso de álcool em gel e o hábito de lavar as mãos devem continuar fazendo parte da rotina. Além disso, evite compartilhar objetos de uso pessoal e sempre cubra a boca e o nariz ao espirrar. 

Quando estiver em casa, não perca o foco

Continue mantendo os hábitos de produtividade e autogestão que tinha no home office. Apesar da mudança de rotina, classifique horários para a jornada de trabalho e intervalo, mantenha seu equipamento em boas condições e o local de trabalho de maneira confortável e possível de trabalhar. 

Converse sempre com os gestores

Empecilhos podem acontecer. Sendo assim, deixe sempre seus gestores informados caso precise trocar o dia de presencial, para que haja um realinhamento de postos de trabalho e realocar, caso seja necessário. 

Assim, você também pode chegar no outro dia com tudo nos conformes e um lugar de trabalho definido, sem estresse ou manejos que levam tempo. 

Aproveite os dias de trabalho presencial para resolver demandas específicas

Há problemas que são mais bem resolvidos numa conversa presencial ou com aplicações direto na empresa.

Situações com o RH ou a TI que precisam da presença dos envolvidos podem ser ajustadas para resolução quando ambas as partes estiverem no trabalho presencial no mesmo dia. 

Para isso, é bom avisar os interessados com antecedência, para que todos se programem sobre o compromisso a ser resolvido. 

Trabalho híbrido: oportunidade de se aprimorar

Com o trabalho híbrido e uma maior flexibilidade de tempo comparada ao trabalho presencial tradicional, é possível adaptar ainda mais a rotina para fazer uma tão sonhada pós-graduação e brilhar ainda mais no mercado profissional. 

No cenário de pandemia e pós-pandemia, o modelo EAD se fortificou entre as modalidades escolhidas.

Conforme uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2017, por exemplo, 81% dos entrevistados disse que não faria um curso de graduação EAD.

Porém, em 2020, 78% dos entrevistados disse que faria uma graduação EAD. 

Alguns, a partir da pós, até mudam de área e de carreira, quando conseguem o certificado de especialista, conseguindo melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Destaque-se no mercado com a Pós +Carreira EAD Newton Paiva. A Newton é considerada uma das principais instituições de ensino de Minas Gerais, com mais de 50 anos de história. 

Já pensou em ter um certificado novo para colocar no LinkedIn a cada três meses? Aqui é possível. Você vai receber 5 certificados ao longo do curso, que podem ser incluídos no currículo antes de terminar a pós. 

Isso ajuda (e muito) a alavancar o perfil na rede social. Assim, é possível construir networking e a própria marca pessoal.

Esse tema também é abordado nas consultorias da Pós +Carreira EAD Newton Paiva. 

Você também conta com um programa de aceleração profissional para ajudá-lo a se recolocar no mercado ou receber melhores ofertas de trabalho. 

Durante o curso, você tem acesso a acompanhamentos que visam desenvolver não apenas as competências técnicas da profissão, mas também habilidades socioemocionais (como a autogestão), habilidades para o futuro (com temas como o manejo de resolução de problemas complexos, pensamento, crítico e negociação, por exemplo) e reflexões sobre a sociedade e o mundo do trabalho, com o objetivo de garantir o sucesso profissional.

O trabalho híbrido veio para ficar

É importante que empresa e funcionários entendam que tudo isso é um processo de adaptação, logo, não é de um dia para o outro que as coisas irão se alinhar perfeitamente. 

Há a necessidade de colocar uma margem de tempo para que todos se adaptem à nova rotina, para que os equipamentos sejam devidamente disponibilizados e instalados e para que o espaço comporte corretamente o rodízio de pessoas estabelecido. 

É normal que existam contratempos e situações a resolver, além da própria saúde mental de todos que precisará de empatia para a nova rotina.

Será um momento de erros e acertos, mas de muito aprendizado para todas as partes envolvidas. 

De qualquer forma, o trabalho híbrido se mostra uma opção muito viável para a retomada das condições anteriores de trabalho, além de se garantir como algo sustentável e que pode ser muito benéfico para a empresa e seus funcionários. 

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a entender como funciona o trabalho híbrido, seus benefícios e como vivê-lo de maneira saudável no dia a dia.

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Vida profissional

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Crescimento profissional: o que fazer para crescer na carreira?

Crescimento profissional é algo desejado por profissionais de diversos setores. Mas você sabe o que é preciso para ...
14 min de leitura

As profissões que serão extintas no futuro (e as que não vão desaparecer)

A história nos mostra que o mundo está em constante transformação. Acontecimentos políticos, culturais e econômicos ...
12 min de leitura

Quando vale a pena ser CLT ou PJ?

No Brasil, há dois tipos de contratação muito comuns: a de Pessoa Jurídica (PJ) e a do regime de Consolidação das Leis ...
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Vida profissional