8 dicas de como conciliar trabalho e estudo

Postado em 14 de mai de 2021
Loading...

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é possível com organização e fazendo escolhas bem planejadas. Neste artigo, você vai ver dicas de como conciliar trabalho e estudo!

Lembra quando você era criança e conseguia a proeza de viver vários dias dentro de um só? Dava para ir à escola, fazer o dever de casa, assistir um bocado de desenhos, brincar com alguns amigos – e, em alguns casos, ainda sobrava tempo para aulas extras.

Hoje em dia, você é um adulto atarefado, que nem cogita a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A culpa não é sua e sabemos como é difícil driblar isso.

Vivemos no ápice da informação. A todo momento somos bombardeados com notícias, compromissos, mil mensagens e muitas conversas. Hoje você tem responsabilidades e dezenas de interrupções diárias, coisas que não existiam quando mais novo.

Sabe qual é o ponto positivo de tudo isso? Também é viver no ápice da informação, em que é possível otimizar tempo e cortar caminhos. O sonho de estudar vai sair do papel depois que ler essas 8 dicas que separamos para você.

Confira:

  1. Avalie a sua fase de vida e quais são seus objetivos
  2. Converse com o seu gestor
  3. Entenda e respeite seu ritmo de estudos
  4. Encontre a melhor plataforma para se organizar
  5. Aproveite o tempo de deslocamento para estudar
  6. Encontre seu período de maior disposição
  7. Tenha momentos de lazer
  8. Escolha os cursos a distância ou semipresenciais

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

 

1. Avalie a sua fase de vida e quais são seus objetivos 

Quando o assunto é aprimoramento profissional, é importante entender onde se quer chegar.

Você sabe quais são seus objetivos? O que sonha conquistar na sua carreira? Essas respostas são diferentes em cada fase da vida. E se o futuro que pretende viver envolve novas oportunidades de trabalho, cargo e salário maiores, então é preciso estar preparado para esse momento.

Volte aos estudos! Nos centros de ensino você encontra opções de graduação e pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Para escolher qual formato aderir, comece identificando em como o seu dia é dividido: trabalho, trânsito, cuidados com a casa e filhos, entre outros.

É fundamental entender quais são as demandas que precisam da sua atenção e esforço todos os dias e assim, adaptar os estudos a uma rotina menos cansativa. O conhecimento é a maior arma que você pode ter para vencer.

🔵 Leia também: Como organizar meu tempo para trabalhar, estudar e cuidar da família?

2. Converse com o seu gestor 

Se o seu objetivo é crescer dentro da empresa que já atua, considere falar sobre a sua vontade de voltar aos estudos com o seu gestor. Ele provavelmente está interessado em estimular o crescimento profissional da equipe.

Outro ponto muito importante: onde você trabalha pode ter convênio e demais parcerias com instituições de ensino e você nem sabe. 

Agende um horário com o seu gestor ou o chame para uma conversa informal mesmo, explique seu interesse em iniciar uma graduação ou pós-graduação e tire dúvidas sobre mercado, perspectivas e os programas de incentivo oferecidos aos colaboradores.

É sempre bom ouvir conselhos de profissionais que estão há mais tempo no mercado e que sejam da sua confiança. Nessas conversas, você tem a possibilidade de enxergar um novo ponto de vista e mudar suas rotas.

3. Entenda e respeite seu ritmo de estudos 

Você vai precisar de tempo disponível para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. É normal muitas dúvidas surgirem nessa fase da decisão.

É possível organizar uma rotina que caiba todas as responsabilidades diárias? O que você consegue deixar de fazer para ganhar mais tempo?

Trabalhar e estudar demanda muita organização, constância e jogo de cintura. E para facilitar esse processo de adaptação, listamos algumas mudanças para você analisar e testar: 

  • Respeite seu ritmo de estudo: não se atropele. Antes de sair resolvendo tudo, confira os prazos de entrega e distribua o conteúdo para não se sobrecarregar;  
  • Organize um espaço para estudos: escolha ambientes com pouca movimentação de pessoas e barulho, dessa forma você consegue se concentrar melhor durante os estudos; 
  • Faça um cronograma de estudos: separe tempo e temas para estudo e se possível, deixe essa informação à vista, para não sair do foco; 
  • Economize tempo: se seu curso escolhido for a distância, você não vai precisar perder tempo no trânsito. Pode chegar do trabalho, tomar um banho, jantar e começar as aulas ou ainda, estudar pelas manhãs antes de iniciar o expediente.

🔵 Leia também: Tem pressa? Conheça 8 cursos tecnólogos e comece estudar agora!

4. Encontre a melhor plataforma para se organizar 

Papel ou digital, não importa. Tenha um método de organização que funcione para você.

Pode ser uma agenda para anotar à mão todos os compromissos, um caderno organizado com os dias da semana, aplicativos de celular ou ferramentas online.

Facilitadores como Trello, uma ferramenta colaborativa feita para organizar projetos, o Pomodoro, método de gerenciamento de tempo, e agendas online são ótimas opções digitais.  

Além da praticidade de adicionar e excluir tarefas e compromissos, ainda é possível fazer download dos aplicativos e integrar tudo no seu celular para não perder notificações.

É importante se organizar desde o início, assim você consegue criar um ritmo de estudo e cumprir com o calendário acadêmico.

5. Aproveite o tempo de deslocamento para estudar 

Essa dica é boa para quem faz uso do transporte coletivo para ir até o trabalho.

Aproveite o tempo do trajeto para escutar alguma videoaula ou pesquisar por temas específicos, e, se possível, até revisar a matéria do dia anterior.

Além do período de deslocamento, você pode conciliar pequenos espaços de estudo em filas de bancos, salas de espera em consultas médicas ou intervalos de almoço.

Quando o curso é EAD, esse aproveitamento de tempo fica muito mais fácil de ser organizado, pois as aulas podem ser acessadas direto do seu celular, onde quiser e quando puder.

 

 

 

6. Encontre seu período de maior disposição

Entenda os horários do dia em que você é mais produtivo e concentre a maior carga de atividades para esse período. Se você é uma pessoa diurna, acorde mais cedo e comece o dia com a cabeça voltada para os estudos, sem as preocupações e cansaço do expediente.

Caso seja vespertino, experimente estudar no horário do almoço ou tente negociar horários de expediente alternativos com seus gestores.

Para os noturnos, a madrugada é o momento certo para concentração e desempenho, já que é possível estudar sem interrupções ou compromissos comerciais.

7. Tenha momentos de lazer

Nada adianta o esforço para trabalhar e estudar se não houver períodos para lazer e descanso. Seu corpo e mente precisam de pausas para continuar funcionando e se desenvolvendo.

Inclua na sua programação passeios aos finais de semana com a família, longos cochilos sem hora para acordar pelo menos uma vez na semana, um período no fim do dia para assistir aquela série que vai relaxar seus ânimos ou uma atividade física que te traga muito prazer.

Não se esqueça: se transformar em um profissional de alta performance não significa virar uma máquina. O descanso e entretenimento também são importantes para o seu desenvolvimento.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

8. Escolha os cursos EAD ou semipresenciais 

Como você viu, optar pelos cursos a distância ou semipresenciais são formas de economizar tempo e conseguir conciliar trabalho e estudo no dia a dia.

O mais importante é escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha uma boa nota na avaliação de qualidade da pasta. Quanto à validade do diploma, não se preocupe, o diploma de cursos EAD e semipresenciais são iguais aos de cursos presenciais.

Viu só? Organizando, dá certo!

Não deixe que a falta de organização e ausência de gestão de tempo te impeça de conciliar trabalho e estudo. Faça um teste com as dicas que demos neste artigo e nos conte depois, aqui nos comentários, como você se saiu!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!