Já imaginou trabalhar em uma semana de 4 dias? A tendência chegou

Postado em 19 de set de 2022
Loading...

A semana de 4 dias é um formato de trabalho que tem conquistado adeptos pelo mundo todo.

As novas tecnologias possibilitam que colaboradores trabalhem mais em menos tempo. Além disso, as empresas também estão mais preocupadas com a qualidade de vida do trabalhador.

O formato de trabalho atual no Brasil é o mesmo de 1932, quando Getúlio Vargas atendeu as reivindicações de operários, decretando a jornada com 8 horas diárias e 44 horas semanais.

No passado, os trabalhadores tinham 8 horas por dia para resolver suas demandas.

E isso acontecia sem o auxílio das ferramentas que temos hoje em dia: computadores potentes, internet de alta velocidade, aplicativos de mensagens instantâneas e troca de informações com o mundo todo em tempo real.

Esses e outros motivos nos permitem a execução de mais atividades dentro do mesmo período, ou seja, estamos trabalhando demais. Neste texto, falaremos sobre os países da Europa que adotaram a semana com 4 dias de trabalho.

Será que essa nova possibilidade de expediente funciona no Brasil? E na sua empresa? Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona a semana de 4 dias de trabalho

Os finais de semana já não são o suficiente para se recuperar do cansaço do trabalho. E essa afirmação não é só uma brincadeira na internet. Vivemos no momento social definido como BANI, um conceito que define o mundo de hoje e significa, em inglês:

  • Brittle: frágil
  • Anxious: ansioso
  • Nonlinear: não-linear
  • Incomprehensible: incompreensível

As informações trazidas pela tecnologia, as mídias sociais e a exigência do mercado de trabalho nos transformou em uma sociedade que tem muita pressa e pouco descanso.

A proposta da semana de 4 dias de trabalho tem o objetivo de oferecer mais um momento de descanso para o trabalhador. Essa pausa durante a semana promete mais satisfação pessoal e, consequentemente, uma produtividade mais alta.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

As vantagens da semana de 4 dias de trabalho

Quem defende esse modelo de trabalho destaca algumas vantagens, como: 

1. Aumento de produtividade

Para entregar as mesmas demandas de sempre em menos dias de expediente, estratégias de gestão de tempo são aplicadas para ter um trabalho mais fluido.

Por exemplo: as reuniões de pouca importância são desmarcadas ou reduzidas e a autogestão permite a distribuição das atividades entre os dias da semana. Um formato mais objetivo e direto de trabalho.

2. Bem-estar do trabalhador

Uma semana com 4 dias de trabalho permite que o trabalhador tenha mais qualidade de vida. Ele consegue mais tempo para estar com a família, passear com o pet, descansar sem culpa e até se dedicar a hobbies.

Portanto, a jornada de trabalho reduzida proporciona mais felicidade na vida do colaborador, evitando grandes números de rotatividade, altos níveis de estresse e doenças como o burnout.

3. Despesas menores

A empresa economiza em despesas administrativas com o expediente reduzido. A Microsoft Japão, por exemplo, fez um teste da semana de 4 dias de trabalho em 2019 e constatou a redução drástica no uso de papel, energia e demais materiais de uso diário.

4. Redução das faltas

Compromissos com consultas médicas, exames de saúde, pendências de banco, cartório e demais situações são agendados no dia de folga e isso reduz os períodos de ausência e até mesmo faltas durante a semana de trabalho.

Esses foram os principais pontos notados pelas empresas que aderiram a semana de 4 dias. As vantagens são interessantes tanto para as organizações e faturamento, quanto para os colaboradores.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

A semana de 4 dias de trabalho pelo mundo

Essa nova possibilidade de expediente já é uma realidade em vários países do mundo.

Enquanto alguns já adotaram como método definitivo, outros estão passando por testes para entender se o formato funciona para o seu ramo de atividade. Abaixo listamos alguns exemplos e seus resultados: 

Islândia

Os testes com semana de 4 dias de expediente aconteceram entre 2015 e 2019. Os trabalhadores tiveram mais um dia de folga durante a semana, sem que houvesse descontos na folha de pagamento. 

Os pesquisadores que aplicaram tal dinâmica afirmaram que os resultados foram fantásticos, a produtividade permaneceu a mesma ou teve melhoras significativas na maioria dos locais de trabalho.

Os números foram tão bons que os sindicatos renegociaram uma nova forma de expediente e, hoje, 86% da força de trabalho do país têm jornada de trabalho reduzida, porém com atualizações dos salários.

Nova Zelândia

A Perpetual Guardian, uma empresa de serviços financeiros que adotou a semana de 4 dias de trabalho no país, implantou em 2018 um projeto que envolvia 240 funcionários, com objetivo de testar a nova jornada, mas sem que houvesse alteração salarial.

Os resultados foram bem positivos: 

  • A satisfação com o trabalho subiu 5%;
  • O estresse diminuiu em 7%;
  • O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional saiu de 54%, para 78%. 

O diretor executivo da Perpetual Guardian, Charlotte Lockhart, é também um dos responsáveis pela implementação do projeto teste, e afirmou, no portal de notícias G1, que as faltas no trabalho diminuíram e a qualidade de vida dos colaboradores aumentou. 

O projeto deu tão certo que serviu de inspiração para outras multinacionais. 

Japão

Até a terceira maior economia do mundo testou a semana de 4 dias de trabalho. 

A implementação aconteceu na Microsoft Japão e todos os 2300 colaboradores ganharam folga nas sextas-feiras. Esse movimento fez com que os funcionários usassem o tempo de expediente com mais eficiência e os resultados foram impressionantes:

  • A produtividade aumentou em 40% no período;
  • O consumo de energia elétrica caiu 23,1%; 
  • Foram registrados 25,4% pedidos de folga a menos; 
  • Queda de 58,7% no consumo de papel.

Espanha

A jornada de trabalho reduzida chamou atenção também do governo espanhol, que inicialmente financiou o projeto-piloto nas empresas que toparam participar do teste.

Uma delas foi a Delsol Software, que confirmou a redução de 30% nas faltas e atrasos em comparação com o mesmo período do ano anterior após aderir a semana de 4 dias.

Bélgica

O esquema de jornada reduzida é muito discutido no país. E fica a critério dos colaboradores trabalhar durante 4 ou 5 dias na semana, quem opta por menos tempo, ganha 3 dias de descanso e mais tempo com a família. 

Outros países

Empresas do Reino Unido, Dinamarca, Escócia, Inglaterra e Estados Unidos também passaram por testes considerando a semana de 4 dias de trabalho. Todas tiveram resultados positivos.

Vale ressaltar que é contraditório aderir a jornadas de trabalhos modernas, mas não ser uma empresa que apoia a diversidade no ambiente organizacional, por exemplo. Afinal, já não há mais espaço para organizações excludentes. 

🔵 Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

Empresas brasileiras que já adotaram a semana de 4 dias de trabalho

Enquanto algumas empresas do Brasil seguem se adaptando ao trabalho híbrido, outras já estão testando a semana de 4 dias de trabalho.

Hoje falaremos sobre duas delas: Zee.Dog e Agência Shoot.

Zee.Dog

A empresa de produtos pet aderiu ao modelo de jornada reduzida em março de 2020, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores que trabalham nos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo.

A análise de resultados aconteceu após a primeira semana da nova escala e todos os trabalhos foram entregues no prazo, mesmo com um dia a menos de expediente.

Shoot

Uma agência de comunicação que fica no Rio Grande do Sul também adotou uma jornada reduzida e todos estão satisfeitos.

A nova escala é composta por 4 dias de trabalho e expediente de 6 horas diárias, sem qualquer desconto no holerite. A equipe composta por 11 pessoas se divide em 2 grupos, um deles trabalha de segunda a quinta e o outro de terça a sexta-feira. As metas seguem sendo batidas.

É fácil entender o grande diferencial dessa nova proposta de trabalho, porque não é a quantidade de horas trabalhadas que importa, mas, sim, como você desenvolve suas atividades e gere as entregas dentro da semana de 4 dias de trabalho. 

🔵 Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

O que diz a lei brasileira

A Consolidação das Leis de Trabalho, popularmente conhecida como CLT, estipula apenas o limite da jornada máxima para os funcionários, que no Brasil é de 44 horas semanais.

Ou seja, o empregador tem total liberdade para reduzir a jornada de trabalho e oferecer mais um período de folga para seus colaboradores.

A redução de salários só pode acontecer com aprovação do sindicato profissional, mas se a empresa quiser aderir a uma jornada de trabalho reduzida, sem diminuir o salário, tem total liberdade para a mudança. 

Viu só? O mundo corporativo está em constante movimento e em busca de novos testes, até a jornada de trabalho, que por anos foi mantida a mesma, também está em transformação em empresas do Brasil e do mundo.

Como está o seu preparo para fazer parte deste movimento?

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!