Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Postado em 30 de ago de 2022
Loading...

Quer se aprimorar profissionalmente e não sabe qual pós-graduação encaixa melhor na sua rotina? Neste guia completo, trazemos quanto tempo dura cada tipo de curso de pós.

A partir dessa referência, ficará mais fácil escolher qual faz mais sentido para o seu momento atual e suas outras demandas diárias. Afinal, é imprescindível se planejar e se organizar para dedicar tempo de qualidade para cada uma das tarefas e responsabilidades.

Confira:

 

 

Importância de cursar uma pós-graduação

Mais do que apenas atualizar seu currículo com outra skill, a pós-graduação pode abrir ainda mais portas para alavancar a carreira.

A partir do aprofundamento na área de formação e aprimoramento das competências já existentes, o pós-graduado se destaca entre concorrentes. Esses profissionais tem mais chances de aumento salarial e promoções a cargos de gestão ou em áreas específicas.

Inclusive, há cargos públicos que tem como pré-requisito a pós-graduação.

A recolocação no mercado de trabalho, cargos de docência e as mudanças de função ou área também ficam mais fáceis a partir de especializações específicas.

🔵 Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

A duração da pós-graduação lato sensu

A pós-graduação do tipo lato sensu é voltada para a qualificação profissional, especialização e aprimoramento de técnicas e de conhecimento na área de atuação escolhida. Ela é mais indicada para quem quer atuar no mercado de trabalho.

Conheça melhor os dois tipos de cursos que foram essa tipologia:

1. Especialização

Forma especialistas em certas áreas do conhecimento. A partir desse curso, o profissional se capacitado para lidar com demandas específicas da área que se aprofundou.

Por exemplo, uma pessoa formada em Comunicação Social pode fazer uma especialização em Marketing se tiver interesse em crescer na área e se referenciar.

Esse tipo de pós tem duração de 360h e pode ser concluído em um ano. Ao final, o profissional recebe um certificado de especialista.

MBA

Voltada para profissionais da área de Administração, o MBA (Master in Business Administration) foca em conhecimentos aprofundados do setor corporativo e de liderança.

Assim como a especialização, o MBA precisa ter 360 horas-aulas, distribuídos entre seis meses e um ano e meio, para ter validade nacional e 480 horas-aula para ter validade internacional. Pode durar entre seis meses a um ano e meio.

🔵 Leia também: Qual a diferença entre MBA e pós?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A duração da pós-graduação stricto sensu

Já a pós-graduação stricto sensu é destinada ao desenvolvimento da carreira acadêmica e produção científica.

Ela engloba os cursos de mestrado e doutorado, mas também o PhD e o pós-doutorado.

Mestrado

O mestrado pode ser acadêmico ou profissional, e seu objetivo é que o estudante se aprofunde em um tema de interesse. Promove a produção teórica e exercita a prática da habilidade acadêmica para ser professor ou pesquisador na área escolhida.

O tempo de duração do mestrado é dois anos, divididos entre disciplinas obrigatórias e optativas, além das atividades de orientação e escrita de dissertação.

Doutorado

Por sua vez, o doutorado é o curso de pós que tem a maior duração. São 720 horas distribuídas em quatro anos de dedicação.

Esse tipo de curso é, na maior parte das vezes, realizado após o mestrado e visa a desenvolver e aprimorar habilidades de pesquisa e docência já existentes, em áreas específicas.

PhD

A sigla significa Philosophy Doctor, mas não é restrita apenas a área da Filosofia. O termo é usado para designar qualquer doutorado realizado no exterior.

O curso leva entre quatro e oito anos, dependendo da instituição de ensino superior e suas especificações de desenvolvimento de projetos, estágios e demais qualificações.

Pós-doutorado

Sem uma duração fixa, o pós-doutorado é uma atividade de pesquisa científica feita após a conclusão do doutorado. É um curso que permite que o pesquisador consiga desenvolver ainda mais a sua pesquisa, de maneira quase independente.

Esse tipo de pós-graduação não gera um diploma.

🔵 Leia também: O que vem depois da pós-graduação?

Como descobrir a melhor pós para você

Agora que você já sabe quanto tempo dura uma pós-graduação, chegou a hora de descobrir qual destes cursos se encaixa melhor nos seus objetivos de estudo.

Há uma área específica que você deseja cursar? O que almeja conseguir com essa titulação? Dependendo das respostas, você já tem um caminho a seguir.

Outro ponto importante que ajuda a decidir é saber quanto tempo você pode dedicar com qualidade para a atividade e para os compromissos acadêmicos. Cursos stricto sensu exigem mais tempo, visto que são presenciais e tem grupos de estudo, além das aulas tradicionais.

Analisar a base curricular de cada curso, os pré-requisitos e se é presencial ou EAD são fases primordiais antes de ingressar numa pós-graduação. Tendo essas informações, você consegue avaliar o melhor custo-benefício.

Onde fazer a sua pós-graduação

E nesse sentido, gostaríamos de aproveitar esse momento para convidar você a conhecer nossas indicações de instituições de ensino onde fazer o seu curso de pós.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos lato sensu com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações e MBA oferecidos seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sus pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!