Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Os 7 melhores cursos para profissionais de TI

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Mercado de Trabalho

Os 7 melhores cursos para profissionais de TI

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Mar 21, 2022 9:45:00 AM | 21 min de leitura

Com a crescente transformação digital e a aceleração da internet, o setor de tecnologia se torna cada vez mais essencial na sociedade, sobretudo nas empresas e organizações.

Por consequência, empregos na área de Tecnologia da Informação, a famosa TI, possuem cada vez mais vagas e constante procura por profissionais capacitados. 

A área é uma ótima aposta para os tempos atuais.

Conforme uma pesquisa da FEEx – FIA Employee Experience, profissionais que trabalham com tecnologia recebem 84% mais convites para participar de processos seletivos em outra organização em comparação com a média geral de atuantes em outras áreas. 

Dessa forma, é importante que o profissional se destaque e tenha as capacidades exigidas, a fim de conseguir uma ótima vaga numa empresa que ofereça boas oportunidades.  

Para sair na frente dos concorrentes, é preciso constante aprendizado, atualização e desenvolvimentos de boas e novas skills.

Aqui você vai encontrar uma lista das habilidades que o mercado espera dos profissionais de TI e aprender como desenvolvê-las. 

O que você vai ver: 

O que o mercado espera dos profissionais de TI
7 cursos para profissionais de TI que vão acelerar sua carreira
Já sabe qual curso fazer?

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que o mercado espera dos profissionais de TI

Segundo uma pesquisa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), as funções e conhecimentos mais requeridos por um profissional de TI são: 

  1. Desenvolvedor Full Stack (22,63%); 
  2. Back-End (18,43%); 
  3. Front-End (12,48%); 
  4. Analista de serviços/suporte TI (7,42%); 
  5. Analista de negócio (5,89%). 

A Acate também trouxe as competências mais demandadas pelas empresas que buscam profissionais de TI: 

  1. Conhecimento de metodologias ágeis (27,84%); 
  2. Experiência anterior em outras companhias do setor (25,28%); 
  3. Habilidades em execução de projetos (24,04%); 
  4. Domínio de linguagens de programação (21,60%); 
  5. Habilidade em programação (21,06%). 

Além dessas habilidades técnicas, são exigidas competências comportamentais e de gestão adequadas para o cargo, como: 

  • Agilidade para acompanhar o ritmo de evolução tecnológica; 
  • Capacidade rápida de resolução de problemas; 
  • Dinamismo; 
  • Interesse em se  aprimorar e se atualizar na área; 
  • Habilidade comunicativa; 
  • Facilidade em trabalhar em grupo. 

Não podemos esquecer do trunfo das posições: um segundo idioma. Na área de TI, o mais cotado é o inglês. 

As linguagens de programação são dominadas por esse idioma, sendo assim, o profissional precisa ter, pelo menos, um conhecimento básico de inglês para se destacar entre os candidatos para uma vaga — incluindo oportunidades em multinacionais e vagas fora do Brasil. 

Habilidades técnicas e de gestão

As habilidades técnicas são essenciais para um bom profissional. O pilar é a formação acadêmica de qualidade, que pode ser em um dos cursos abaixo: 

  • Ciências da Computação; 
  • Engenharia da Computação; 
  • Informática; 
  • Sistemas de Informação; 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 
  • Banco de Dados; 
  • Engenharia de Telecomunicações; 
  • Gestão da Tecnologia da Informação; 
  • Redes de Computadores; 
  • Sistemas para Internet. 

A partir da sua formação e de seus aprimoramentos, é importante que o profissional possua conhecimentos em áreas com embasamento teórico e de arquitetura de sistemas, com domínio das famosas linguagens C#, VBA, .NET e Python, além de conhecimento em Front-End, com base em softwares específicos como Photoshop, Illustrator e alto senso estético. 

Não ficam de fora conhecimentos em cibersegurança e LGPD, metodologias ágeis e Big Data, por exemplo, que falaremos mais a seguir. 

Além dessas capacidades citadas, pensamento analítico para enxergar o todo a partir das partes é imprescindível para o desenvolvimento de softwares e soluções eficientes de verdade. 

Junto disso, ter visão de negócios para tomadas de decisões assertivas e melhor direcionamento de estratégias e ações desenvolvidas na empresa.

Esses pontos vão além da rotina profissional técnica, dando aval para posições de gestão de equipes e/ou de projetos, unindo com habilidades em comunicação, empatia, liderança e objetivos claros definidos entre a equipe direcionada. 

Domínio de metodologias ágeis 

Os 12 princípios do Manifesto Ágil, mesmo 20 anos após sua disseminação no mercado de negócios, ainda são de extrema importância para as corporações. 

Os princípios do Manifesto Ágil são: 

  1. Satisfação do cliente; 
  2. Mudança em favor da vantagem competitiva; 
  3. Prazos curtos; 
  4. Trabalho em conjunto; 
  5. Ambientação e suporte; 
  6. Falar na cara; 
  7. Funcionalidade; 
  8. Ambiente de sustentabilidade; 
  9. Padrões altos de tecnologia e design; 
  10. Simplicidade; 
  11. Autonomia; 
  12. Reflexões para otimizações. 

As metodologias ágeis são procuradas pelas empresas pois o profissional se mostra capaz de se adaptar em ambientes acelerados, unindo agilidade com abordagem clássica, além de oferecer feedback imediato. 

Conhecimento da LGPD

Trabalhar com segurança de sistemas de dados, nuvem e redes é uma característica bem procurada no mercado de trabalho.

Isso se justifica pela essencialidade de um profissional que trabalhe com isso nas empresas, manejando informações de maneira segura e correta.

Assim, a empresa contratante tem acesso às informações para as operações estratégicas, internas e comerciais. 

Conhecer a  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, é muito importante, pois ela dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera o Marco Civil da Internet. 

Com as mudanças recentes, a nova legislação traz alguns princípios que regem a utilização de dados, quais sejam, responsabilização e prestação de contas, finalidade legítima, adequação, necessidade, prevenção, não discriminação e livre acesso. 

Percebe o quão essencial é estar por dentro desse assunto? Além disso, tem tudo a ver com o tópico que abordaremos a seguir: a cibersegurança. 

Cibersegurança

Além de conhecer as normativas da LGPD, o profissional deve estar antenado em como funcionam as ferramentas específicas para controle de cibersegurança.

Entender como operar as plataformas em nuvem, por exemplo, é um destaque. 

Qualquer empresa depende de uma forte segurança cibernética, ainda mais com o momento de pandemia de Covid-19, em que muitos trabalhadores migraram para o regime home office, o que exigiu ainda mais um profissional de TI que entenda de cibersegurança para ajudar na tramitação desse modelo de trabalho, além de resolver demandas com equipamentos, manuseio, rede, segurança de sistemas e dados, etc. 

Além disso, em casa, era preciso que o profissional de TI estivesse online para ajudar as demandas, além de garantir que os dados estavam seguros e acessíveis o tempo todo.

O profissional precisa entender, inclusive, sobre vulnerabilidade de redes e sistemas. 

Conhecimento sobre Big Data e Machine Learning

A dupla dinâmica da área de TI também é um conhecimento essencial.

O machine learning, método de analisar dados e informações para que os sistemas “aprendam” e se tornem “independentes”, sem precisar de muita ou total intervenção humana, e o Big Data, enorme quantidade de dados armazenados essenciais das empresas, são pontos que o profissional de TI deve dominar para automatizar e gerir os sistemas, a fim de oferecer uma rede de dados organizada, segura e inteligente. 

Afinal, os dados cooperam para o reconhecimento e direcionamento de estratégias empresariais, por exemplo: dados geológicos complexos até sistemas de inteligência artificial de aprendizado profundo.

Profissionais de TI  - conheça os melhores cursos

7 cursos para profissionais de TI que vão acelerar sua carreira

Como dissemos anteriormente, o profissional de TI deve estar sempre se atualizando na área e adquirindo conhecimento para manejar as tecnologias de maneira eficaz e ágil. 

Listamos 7 cursos de pós-graduação que turbinam o currículo e oferecem uma ótima carga de conteúdo para quem deseja se aprimorar na área de TI. Confira:

1. Lean Production EAD

Com 360h de duração, aproximadamente um ano, essa especialização aborda técnicas para aumentar produções utilizando a menor quantidade de recursos possíveis e sem prejudicar a qualidade dos resultados. 

Com a metodologia Lean, você vai contribuir para a otimização de tempo, produtividade, organização de demanda e muito mais. Ficou curioso? Descubra mais sobre o curso no link.

Segurança da Informação EAD

Também com um ano de duração, a especialização ensina a proteger empresas de diversos segmentos de ameaças cibernéticas e demais riscos presentes no universo digital. 

O curso explica como gerenciar de forma ativa e eficaz prevenindo qualquer incidente decorrente do universo digital e a desenvolver metodologias de trabalho comprometidas com a excelência de resultados. 

Além disso, busca aprimorar habilidades de integridade no estudante e, sobretudo, estratégias de segurança e otimização de sistemas. Saiba mais sobre o curso clicando no link.

Gestão da Tecnologia da Informação EAD

Essa pós-graduação traz ao estudante todos os conceitos e práticas de uma das áreas que mais cresce no mundo, a tecnologia da informação. 

Conceitos de liderança e gestão de pessoas também são abordados com intensidade, ensinando como ser um líder nessa área, se aprofundando em gestão de equipes, projetos e empresas, bem como oferecendo soluções tecnológicas e efetivas para as empresas.

Conheça a grade curricular clicando no link.

Data Warehouse e Business Intelligence EAD

Essa especialização visa capacitar o estudante na área de inteligência de mercado e negócios para uma atuação completa lidando com armazenamento e banco de dados. Saiba mais!

Desenvolvimento de Software com Metodologias Ágeis EAD

Assim como os cursos de pós-graduação que citamos anteriormente, também possui um ano de duração.

A ideia é especializar o interessado na área de desenvolvimento de software, sobretudo nos métodos de trabalho e organização das metodologias ágeis. 

Entre os temas abordados de metodologias ágeis estão o Agile, Scrum e Kanban, possibilitando a aplicação direta na melhoria da produtividade. Mais informações no link.

Gestão da Cadeia de Suprimentos EAD

Foca em  gerenciar, controlar e inspecionar todos os materiais necessários para o pleno funcionamento de uma empresa, como gestão de fluxos de bens, serviços, finanças e muito mais dentro do universo da cadeia de suprimentos.

Confira mais informações.

Gestão da Qualidade EAD

A especialização visa a desenvolver conhecimentos para uma atuação completa dentro do setor de qualidade, seja em indústrias ou organizações, prezando pela qualidade do produto ou serviço final.

Confira a grade detalhada no link. 

Todas essas especializações podem ser feitas na Pós +Carreira EAD Newton Paiva, que oferece especializações 100% online e um programa de aceleração de carreiras. 

Já pensou em ter um certificado novo para colocar no LinkedIn a cada três meses? Aqui é possível. 

Você vai receber 5 certificados ao longo do curso, que podem ser incluídos no seu currículo antes de terminar a pós. Isso ajuda (e muito) a alavancar o perfil na rede social. 

Assim, é possível construir networking e a própria marca pessoal. Esse tema também é abordado nas consultorias da Pós +Carreira EAD Newton Paiva. 

Durante o curso, você tem acesso a acompanhamentos que visam a desenvolver não apenas as competências técnicas da profissão, mas também habilidades socioemocionais (como a autogestão), habilidades para o futuro (com temas como o manejo de resolução de problemas complexos, pensamento, crítico e negociação, por exemplo) e reflexões sobre a sociedade e o mundo do trabalho, com o objetivo de garantir o sucesso profissional. 

Já sabe qual curso fazer?

Deu para perceber que, para ser um profissional de TI em destaque no mercado de trabalho, o principal ponto para ficar à frente dos concorrentes é a constante busca por conhecimento e atualização na área. 

Ficar de olho nas novidades por meio de sites e cursar especializações de qualidade são peças-chave para alavancar seu currículo e chamar a atenção de empresas com grande potencial de boas oportunidades. 

Um profissional de TI, tão essencial nas instituições, consegue impactar diretamente no crescimento do local em que trabalha, visto que esse especialista consegue mudar o grau de educação digital em uma equipe e consegue domar a tecnologia a favor da companhia.

Sendo assim, não dá para ficar parado no tempo: se você já trabalha com tecnologia, que tal procurar uma especialização que tenha tudo a ver com você? 

Aproveite os valores exclusivos da Pós +Carreira EAD Newton Paiva e conclua um curso de qualidade numa das instituições mais bem conceituadas em Minas Gerais!

Leia também:

Tem como assistir aulas online pelo celular? Descubra!

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Conheça a importância da leitura para a formação profissional

A importância da leitura é uma questão que nos atravessa desde os anos iniciais da educação e (por que não?) continua ...
13 min de leitura

Como fazer networking: o que muda no pós-pandemia?

Como fazer networking quando nossos hábitos estão muito diferentes no pós-pandemia?
12 min de leitura

Nomadismo digital: o sonho de trabalhar de qualquer lugar do mundo

Imagine ligar o seu notebook e trabalhar na praia, na fazenda ou em uma casinha de sapê? 
22 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho