O que o mercado espera dos profissionais de TI

Postado em 21 de ago de 2022
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Com a crescente transformação digital e a aceleração da internet, o setor de tecnologia se torna cada vez mais essencial na sociedade, sobretudo nas empresas e organizações.

Por consequência, empregos na área de Tecnologia da Informação, a famosa TI, têm cada vez mais vagas e constante procura por profissionais capacitados.

A área é uma ótima aposta para os tempos atuais.

Conforme uma pesquisa da FEEx – FIA Employee Experience, profissionais que trabalham com tecnologia recebem 84% mais convites para participar de processos seletivos em outra organização em comparação com a média geral de atuantes em outras áreas.

Dessa forma, é importante que o profissional se destaque e tenha as capacidades exigidas, a fim de conseguir uma boa vaga. Para sair na frente dos concorrentes, é preciso constante aprendizado, atualização e desenvolvimentos de boas e novas skills.

Aqui você vai encontrar uma lista das habilidades que o mercado espera dos profissionais de TI e aprender como desenvolvê-las. Confira:

  1. Habilidades técnicas e de gestão
  2. Domínio de metodologias ágeis
  3. Conhecimento da LGPD
  4. Cibersegurança
  5. Conhecimento sobre Big Data e Machine Learning

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O que o mercado espera dos profissionais de TI

Segundo uma pesquisa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), as funções e conhecimentos mais requeridos por um profissional de TI são:

  • Desenvolvedor Full Stack (22,63%);
  • Back-End (18,43%);
  • Front-End (12,48%);
  • Analista de serviços/suporte TI (7,42%);
  • Analista de negócio (5,89%).

A Acate também trouxe as competências mais demandadas pelas empresas que buscam profissionais de TI:

  • Conhecimento de metodologias ágeis (27,84%);
  • Experiência anterior em outras companhias do setor (25,28%);
  • Habilidades em execução de projetos (24,04%);
  • Domínio de linguagens de programação (21,60%);
  • Habilidade em programação (21,06%).

Além dessas habilidades técnicas, são exigidas competências comportamentais e de gestão adequadas para o cargo, como:

  • Agilidade para acompanhar o ritmo de evolução tecnológica;
  • Capacidade rápida de resolução de problemas;
  • Dinamismo;
  • Interesse em se  aprimorar e se atualizar na área;
  • Habilidade comunicativa;
  • Facilidade em trabalhar em grupo.

Não podemos esquecer do trunfo das posições: um segundo idioma. Na área de TI, o mais cotado é o inglês.

As linguagens de programação são dominadas por esse idioma, sendo assim, o profissional precisa ter, pelo menos, um conhecimento básico de inglês para se destacar entre os candidatos para uma vaga — incluindo oportunidades em multinacionais e vagas fora do Brasil.

🔵 Leia também: Veja como está o mercado de TI e como se preparar para ele

Abaixo, você confere as principais habilidades e competências esperadas dos profissionais de TI pelo mercado de trabalho:

1. Habilidades técnicas e de gestão

As habilidades técnicas são essenciais para um bom profissional. O pilar é a formação acadêmica de qualidade, que pode ser adquirida em um curso de graduação em TI.

A partir da sua formação e de seus aprimoramentos, é importante que o profissional tenha conhecimentos em áreas com embasamento teórico e de arquitetura de sistemas, com domínio das famosas linguagens C#, VBA, .NET e Python, além de conhecimento em Front-End, com base em softwares específicos como Photoshop, Illustrator e alto senso estético.

Não ficam de fora conhecimentos em cibersegurança e LGPD, metodologias ágeis e Big Data, por exemplo, que falaremos mais a seguir.

Além dessas capacidades citadas, pensamento analítico para enxergar o todo a partir das partes é imprescindível para o desenvolvimento de softwares e soluções eficientes de verdade.

Junto disso, ter visão de negócios para tomadas de decisões assertivas e melhor direcionamento de estratégias e ações desenvolvidas na empresa.

Esses pontos vão além da rotina profissional técnica, dando aval para posições de gestão de equipes e/ou de projetos, unindo com habilidades em comunicação, empatia, liderança e objetivos claros definidos entre a equipe direcionada.

🔵 Leia também: Curso de TI: por que fazer uma graduação de tecnologia?

2. Domínio de metodologias ágeis

Os 12 princípios do Manifesto Ágil, mesmo 20 anos após sua disseminação no mercado de negócios, ainda são de extrema importância para as corporações.

Os princípios do Manifesto Ágil são:

  1. Satisfação do cliente;
  2. Mudança em favor da vantagem competitiva;
  3. Prazos curtos;
  4. Trabalho em conjunto;
  5. Ambientação e suporte;
  6. Falar na cara;
  7. Funcionalidade;
  8. Ambiente de sustentabilidade;
  9. Padrões altos de tecnologia e design;
  10. Simplicidade;
  11. Autonomia;
  12. Reflexões para otimizações.

As metodologias ágeis são procuradas pelas empresas pois o profissional se mostra capaz de se adaptar em ambientes acelerados, unindo agilidade com abordagem clássica, além de oferecer feedback imediato.

3. Conhecimento da LGPD

Trabalhar com segurança de sistemas de dados, nuvem e redes é uma característica bem procurada no mercado de trabalho. Isso se justifica pela essencialidade de um profissional que trabalhe com isso nas empresas, manejando informações de maneira segura e correta.

Assim, a empresa contratante tem acesso às informações para as operações estratégicas, internas e comerciais.

Conhecer a  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, é muito importante, pois ela dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera o Marco Civil da Internet.

Com as mudanças recentes, a nova legislação traz alguns princípios que regem a utilização de dados, quais sejam, responsabilização e prestação de contas, finalidade legítima, adequação, necessidade, prevenção, não discriminação e livre acesso.

Percebe o quão essencial é estar por dentro desse assunto? Além disso, tem tudo a ver com o tópico que abordaremos a seguir: a cibersegurança.

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4. Cibersegurança

Além de conhecer as normativas da LGPD, o profissional deve estar antenado em como funcionam as ferramentas específicas para controle de cibersegurança.

Entender como operar as plataformas em nuvem, por exemplo, é um destaque.

Qualquer empresa depende de uma forte segurança cibernética, ainda mais com o momento de pandemia de Covid-19, em que muitos trabalhadores migraram para o regime home office, o que exigiu ainda mais um profissional de TI que entenda de cibersegurança para ajudar na tramitação desse modelo de trabalho, além de resolver demandas com equipamentos, manuseio, rede, segurança de sistemas e dados, etc.

Além disso, em casa, era preciso que o profissional de TI estivesse online para ajudar as demandas, além de garantir que os dados estavam seguros e acessíveis o tempo todo.

O profissional precisa entender, inclusive, sobre vulnerabilidade de redes e sistemas.

5. Conhecimento sobre Big Data e Machine Learning

A dupla dinâmica da área de TI também é um conhecimento essencial.

O machine learning, método de analisar dados e informações para que os sistemas “aprendam” e se tornem “independentes”, sem precisar de muita ou total intervenção humana, e o Big Data, enorme quantidade de dados armazenados essenciais das empresas, são pontos que o profissional de TI deve dominar para automatizar e gerir os sistemas, a fim de oferecer uma rede de dados organizada, segura e inteligente.

Afinal, os dados cooperam para o reconhecimento e direcionamento de estratégias empresariais, por exemplo: dados geológicos complexos até sistemas de inteligência artificial de aprendizado profundo.

E então, conseguiu entender o que o mercado espera dos profissionais de TI? Agora é a hora de correr atrás e conquistar o seu lugar nessa área que cresce tanto!

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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