Conheça as 7 etapas do processo de tomada de decisão

Postado em 1 de mai de 2021
Loading...

Tomar decisões faz parte do dia a dia de profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos. Afinal, ter que fazer escolhas e encontrar os melhores caminhos para trazer resultados é essencial para a dinâmica do mercado de trabalho.

Contudo, ainda é muito comum que algumas pessoas se vejam paralisadas diante do processo de tomada de decisão — sem ao menos saber como e por onde começar.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 7 passos que podem ajudá-lo a tomar decisões de forma assertiva e objetiva. Confira:

 

1. Identificação do problema

Muitas vezes, ao ver que algo está dando errado ou não está trazendo os resultados esperados em nosso trabalho, pode parecer confuso saber como começar a agir e realmente propor mudanças.

Isso se deve, em grande parte, a uma dificuldade que as pessoas têm em encontrar o real problema a ser solucionado.

Por isso, esse é o primeiro passo do processo de tomada de decisão. Afinal, sem saber o que precisa ser resolvido, fica praticamente impossível trilhar um caminho para novas ações.

Assim, quando você estiver em processo de tomada de decisão, é essencial que você se pergunte:

  • O que está dando errado ou não trazendo resultados?
  • Qual a principal situação/ferramenta/estratégia relacionada a essa situação?
  • A partir disso, qual é o problema a ser resolvido?
  • Como esse problema está impactando meu negócio/trabalho?
  • Por onde começo o enfrentamento desse problema?

Essas perguntas ajudam a delimitar melhor o problema. Afinal, quando o problema é definido de maneira clara, temos mais informações para obter a melhor decisão para resolvê-lo.

🔵Leia também: Método PDCA: como tomar decisões melhores

2. Coleta de informações

Definido o problema a ser resolvido, é hora de reunir todas as informações relacionadas a ele. Algumas perguntas que podem guiar esse processo são:

  • Quem são as pessoas envolvidas?
  • A sua equipe tem dados históricos que se relacionam com esse problema?
  • Alguém já tentou resolver esse problema antes?

Outra estratégia importante é procurar informações fora da sua equipe ou empresa. Será que alguma outra empresa do mesmo ramo não passou por algo parecido? Se sim, como ela enfrentou esse problema?

Lembre-se que uma tomada de decisão eficaz exige informações de muitas fontes diferentes, então pesquise, converse com colegas da sua empresa e de outras, entre em contato com consultores, etc.

Tudo isso vai ajudá-lo a identificar diferentes soluções para o seu problema.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

3. Levantamento das soluções possíveis

Depois de cumprir as etapas apresentadas anteriormente e estar em pleno domínio do problema e das informações relacionadas a ele, é hora de pensar em soluções.

Essa etapa exige que você busque por diferentes alternativas para o problema, pensando nas necessidades e características do negócio e traçando cenários factíveis.

É essencial pensar em mais de uma solução, assim você possui mais opções de abordagem do problema, o que também aumenta suas chances de encontrar a solução mais assertiva.

Escolher apenas uma solução logo de cara pode não ser a escolha certa.

🔵Leia também: Descubra como lidar com a gestão de conflitos em sua empresa

4. Avaliação das evidências

Com as soluções em mente, é o momento de reuni-las e analisá-las, pensando na forma como elas resolveriam o seu problema inicial.

Ao fazer essa avaliação, é necessário identificar os prós e os contras de cada opção e ir eliminando as alternativas a partir disso.

5. Escolha da melhor opção

Tendo todas as evidências, o próximo passo é tomar a decisão final em relação à solução do problema. Às vezes, a decisão certa não é apenas uma das alternativas, mas sim uma combinação de diferentes abordagens.

Lembre-se que a tomada de decisão eficaz envolve a solução criativa de problemas e o pensamento não convencional, então não se limite (nem limite a sua equipe) a opções rígidas.

6. Tomada de decisão

Feito os passos anteriores, é hora de colocar em prática sua decisão através de um plano de implementação. Esse plano serve para que toda equipe esteja na mesma página sobre os próximos passos.

Após isso, é hora de colocar todas as ideias em ação e monitorar o progresso para determinar se a decisão foi boa ou não.

🔵Leia também: O que é ZOPA, a Zona de Possível Acordo

7. Acompanhamento dos resultados

Ao tomar uma decisão, é essencial monitorar os resultados relacionados a ela, assim você se certifica de que fez a melhor escolha ou faz ajustes no caminho.

Então, depois de seguir todos os passos que mencionamos acima, não esqueça de traçar uma estratégia de monitoramento de resultados. Isso será essencial a longo prazo.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o processo de tomada de decisão?

Dominar essa habilidade é indispensável para se destacar no mercado de trabalho, independente de sua área de atuação.

Lembre-se que as empresas têm procurado cada vez mais por profissionais que trabalhem suas habilidades socioemocionais. Afinal, essas competências fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!