Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? E graduação?

Postado em 8 de set de 2022
Loading...

A pós-graduação é o melhor caminho para quem pretende aprofundar conhecimentos na sua área de atuação. Se você tem pressa e já vem buscando um novo curso para começar, já deve ter se perguntado: posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

A resposta é “sim” e vamos te explicar como.

Se você busca por destaque no mercado de trabalho, cargos com melhores condições, salários e benefícios, então considere a formação dupla para dar mais velocidade no aprendizado e otimizar tempo no desenvolvimento da sua carreira.

Confira:

 

 

Afinal, posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

A resposta é sim! Não há uma regra do Ministério da Educação (MEC) que impeça você de fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo.

Mas, antes de se inscrever em vários cursos por aí, considere responder algumas perguntas que precisam ser levadas em consideração antes de começar os estudos.

  • Sua rotina atual permite a entrada de novas demandas?
  • Pretende estudar no formato presencial ou online?
  • O que você busca com duas pós-graduações?

Se entre as tarefas do dia a dia existir tempo para as novas atividades das duas pós-graduações, então comece a ver as possibilidades de ensino disponíveis.

O Ensino a Distância (EAD), por exemplo, é um formato de fácil acesso e que permite controle e organização total do seu próprio tempo e distribuição de estudos.

Atenção: se você já faz parte de algum projeto acadêmico ou bolsa de estudos, verifique se no contrato existe alguma limitação quanto cursar mais de uma pós-graduação ao mesmo tempo. Essa consulta é fundamental antes de seguir com os dois cursos de seu interesse.

É permitido fazer uma pós em outra área?

Sim! Você pode fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo e em áreas distintas.

Inclusive distintas daquela para a qual você tem graduação, de acordo com o Art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 08 de junho de 2007.

Esse perfil de profissional tem muito valor em várias áreas do mercado. Por exemplo, um profissional de administração pode fazer uma pós-graduação em comunicação e ajudar o setor de sua empresa a se desenvolver.

Um outro exemplo: um profissional de engenharia pode se especializar em gestão de pessoas para aprender como lidar com sua equipe de trabalho.

O ponto positivo é entender um pouco sobre vários temas e ter mais qualidades profissionais. O lado negativo é que pode ser difícil se tornar referência em uma área específica, por falta de aprofundamento.

É importante ressaltar que essa regra não é válida para algumas áreas como Medicina, Direito e Nutrição, devido às exigências das instituições de ensino. Somente os profissionais com graduação completa nesses cursos conseguem entrar em pós-graduações referente a essas áreas de estudo e atuação.

O contrário também é um bom cenário: cursar áreas relacionadas aumentam suas chances de ser visto como um especialista no assunto.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Dá para cursar uma pós-graduação e uma graduação ao mesmo tempo?

Você só pode iniciar um curso de pós-graduação se já tiver concluído, pelo menos, uma graduação. Esse é o primeiro requisito para se matricular em uma especialização.

Caso esteja cursando a segunda graduação e tenha tempo para incluir mais atividades em sua rotina, você pode, sim, incluir uma pós-graduação no seu cronograma de estudos.

Se você trabalha e estuda e tem interesse em acelerar sua carreira, comece analisando as demandas do dia e criando uma agenda para distribuir todos os seus compromissos. Afinal, não adianta assumir todas as responsabilidades ao mesmo tempo e não dar conta.

Os cursos livres estão liberados?

Sim, os cursos livres estão liberados.

Além de serem mais curtos e, consequentemente, mais diretos, essa modalidade de ensino é mais fácil de intercalar entre as atividades e obrigações que uma pós-graduação exige.

Você encontra cursos livres em áreas distintas e diversas, com objetivo de crescimento profissional ou aprender um novo hobbie.

Aulas de violão, curso de um final de semana sobre os princípios do marketing digital, oficinas de escrita criativa, cerâmica... Existem cursos livres sobre o que você conseguir imaginar.

E o melhor de tudo: é possível encontrar cursos livres gratuitos (e com facilidade) em grandes instituições de ensino, empresas que apoiam o desenvolvimento da sociedade e das pessoas ao seu redor, entre outras.

Considerando tudo o que foi apresentado, não é necessário escolher entre cursos livres ou pós-graduação, já que as duas modalidades podem ser cursadas simultaneamente.

Onde fazer sua pós-graduação

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre cursar uma pós-graduação, chegou a hora de descobrir onde fazer seu curso.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos de pós com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As pós-graduações oferecidas pelas instituições acima seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sua pós!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!