Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de pós-graduação

Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? E graduação?

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Cursos de pós-graduação

Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? E graduação?

Redação
Por Redação em Aug 17, 2022 12:15:00 AM | 16 min de leitura

A pós-graduação é o melhor caminho para quem pretende aprofundar conhecimentos na sua área de atuação. 

Se você tem pressa e já vem buscando um novo curso para começar, já deve ter se perguntado: posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

A resposta é “sim” e vamos te explicar como.  

Se você busca por destaque no mercado de trabalho, cargos com melhores condições, salários e benefícios, então considere a formação dupla para dar mais velocidade no aprendizado e otimizar tempo no desenvolvimento da sua carreira.

Continue a leitura para saber mais:

Afinal, posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?
É permitido fazer uma pós-graduação em outra área?
Dá para cursar uma pós-graduação e uma graduação ao mesmo tempo?
Os cursos livres estão liberados?
Como conciliar os estudos de duas pós-graduações
Conclusão

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Afinal, posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? 

A resposta é sim! Não há uma regra do Ministério da Educação (MEC) que impeça você de fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo. 

Mas, antes de se inscrever em vários cursos por aí, considere responder algumas perguntas que precisam ser levadas em consideração antes de começar os estudos.  

  • Sua rotina atual permite a entrada de novas demandas?  
  • Pretende estudar no formato presencial ou online?  
  • O que você busca com duas pós-graduações?  

Se entre as tarefas do dia a dia existir tempo para as novas atividades das duas pós-graduações, então comece a ver as possibilidades de ensino disponíveis.  

O Ensino a Distância (EAD), por exemplo, é um formato de fácil acesso e que permite controle e organização total do seu próprio tempo e distribuição de estudos.  

Atenção: se você já faz parte de algum projeto acadêmico ou bolsa de estudos, verifique se no contrato existe alguma limitação quanto cursar mais de uma pós-graduação ao mesmo tempo. Essa consulta é fundamental antes de seguir com os dois cursos de seu interesse.

É permitido fazer uma pós-graduação em outra área? 

Sim! Você pode fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo e em áreas distintas. Inclusive distintas daquela para a qual você tem graduação, de acordo com o Art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 08 de junho de 2007. 

Esse perfil de profissional tem muito valor em várias áreas do mercado.

Por exemplo, um profissional de administração pode fazer uma pós-graduação em comunicação e ajudar o setor de sua empresa a se desenvolver.  

Um outro exemplo: um profissional de engenharia pode se especializar em gestão de pessoas para aprender como lidar com sua equipe de trabalho.  

O ponto positivo é entender um pouco sobre vários temas e ter mais qualidades profissionais. O lado negativo é que pode ser difícil se tornar referência em uma área específica, por falta de aprofundamento.  

É importante ressaltar que essa regra não é válida para algumas áreas como Medicina, Direito e Nutrição, devido às exigências das instituições de ensino.

Somente os profissionais com graduação completa nesses cursos conseguem entrar em pós-graduações referente a essas áreas de estudo e atuação.  

O contrário também é um bom cenário: cursar áreas relacionadas aumentam suas chances de ser visto como um especialista no assunto.  

Dá para cursar uma pós-graduação e uma graduação ao mesmo tempo? 

Você só pode iniciar um curso de pós-graduação se já tiver concluído, pelo menos, uma graduação.

Esse é o primeiro requisito para se matricular em uma especialização.  

Caso esteja cursando a segunda graduação e tenha tempo para incluir mais atividades em sua rotina, você pode, sim, incluir uma pós-graduação no seu cronograma de estudos.  

Se você trabalha e estuda e tem interesse em acelerar o desenvolvimento da sua carreira, comece analisando as demandas do dia e criando uma agenda para distribuir todos os seus compromissos. 

Afinal, não adianta querer assumir todas as responsabilidades ao mesmo tempo e não dar conta de nada. 

Os cursos livres estão liberados? 

Sim, os cursos livres estão liberados.

Além de serem mais curtos e, consequentemente, mais diretos, essa modalidade de ensino é mais fácil de intercalar entre as atividades e obrigações que uma pós-graduação exige.  

Você encontra cursos livres em áreas distintas e diversas, com objetivo de crescimento profissional ou aprender um novo hobbie.

Aulas de violão, curso de um final de semana sobre os princípios do marketing digital, oficinas de escrita criativa, cerâmica... Existem cursos livres sobre o que você conseguir imaginar.  

E o melhor de tudo: é possível encontrar cursos livres gratuitos (e com facilidade) em grandes instituições de ensino, empresas que apoiam o desenvolvimento da sociedade e das pessoas ao seu redor, entre outras.  

Considerando tudo o que foi apresentado, não é necessário escolher entre cursos livres ou pós-graduação, já que as duas modalidades podem ser cursadas simultaneamente.  

 É possível fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo.

7 dicas de como conciliar os estudos de duas pós-graduações 

Dar conta das demandas de duas pós-graduações não é uma tarefa impossível, mas também está longe de ser fácil.

É preciso se planejar muito bem para não perder tempo com atividades sem retorno.  

Para te ajudar a entender melhor como esse planejamento funciona, separamos 7 dicas com objetivos de distribuir de forma mais otimizada, os compromissos entre os dias da semana:  

1. Escolher pós-graduação EAD

Por que correr para estar presencialmente em lugares diferentes, se você consegue frequentar duas pós-graduações EAD e estudar sem sair de casa?  

O formato de ensino a distância é regulamentado pelo MEC e emite certificados de conclusão de cursos válidos em todo o país. Esse modelo trouxe a praticidade e rapidez que os tempos modernos exigem.  

Hoje em dia é possível economizar tempo e dinheiro com transporte, refeições, sem contar nas mensalidades mais em conta que só o EAD consegue oferecer.

E ainda ganha mais tempo para estudar, descansar ou passar com a família.  

2. Tempo de duração da pós 

Antes de se inscrever nos cursos, análise quanto tempo dura uma pós-graduação. Existem cursos com duração média de 360 horas e outros que levam mais tempo. 

É importante entender quanto tempo da sua vida será necessário investir na jornada dupla de estudos. 

Tenha em mente sua prioridade e objetivos do momento e se organize para que elas possam acontecer.  

Tomar esse cuidado antes de começar as duas pós-graduações é essencial para evitar frustrações futuras e um mau investimento de tempo e dinheiro.  

3. Planejamento Financeiro

Definidos os cursos e instituições de ensino, chegou a hora de analisar se as mensalidades cabem no seu orçamento atual.

É muito importante ter o registro e controle do seu dinheiro para evitar surpresas desagradáveis.  

Portanto, quando fizer as contas, considere também um valor adicional para outros materiais de apoio que possam ser necessários ao longo dos estudos.  

Confira, também, se o centro de ensino escolhido oferece algum desconto nas mensalidades ou bolsas de estudos para os discentes que pretendem iniciar duas pós-graduações.

Isso pode ser um grande facilitador para alcançar seus objetivos.  

4. Cronograma de estudos 

Como atender aos prazos de entrega de atividades, provas e dias de aula em duas pós-graduações ao mesmo tempo? 

Sem controle, disciplina e organização isso não será possível. 

Para garantir o melhor aproveitamento dos seus estudos, crie um cronograma incluindo todos os dias e períodos disponíveis para essa atividade.  

Se possível, deixe essa anotação à vista na mesa de estudos, mural ou agenda do celular para não perder o foco ou furar o planejamento.  

5. Defina as prioridades 

O cronograma de estudos é um excelente norte, mas pode não funcionar tão bem quando imprevistos aparecem. 

Nesses dias de pouco controle, vale elencar quais são as prioridades e remanejar, para um outro dia, as demandas que não serão feitas no prazo estipulado.  

Não adianta se sobrecarregar querendo dar conta de tudo e não entregar nada bom no final.  

Por exemplo: se o prazo de uma pós está mais apertado que o da outra, remaneje os compromissos, intercale aulas e siga com a agenda atualizada, em tempo real, nessas semanas atípicas.  

6. Sua saúde também é importante 

Conciliar trabalho, duas pós-graduações, lazer e descanso pode parecer uma tarefa impossível, mas que é fundamental, caso queira atingir seus objetivos com saúde e segurança.  

Estudar ou trabalhar sem pausas causam grande risco à saúde física e mental. A falta de atividades físicas, noites de sono completas e lazer afetam diretamente nosso corpo e nosso emocional. 

Portanto, inclua na agenda da semana espaços para práticas de exercícios, boa alimentação e noites de sono satisfatórias. 

7. Tempo de qualidade com a família

O trabalho e estudo trazem benefícios para a família toda, mas não adianta viver apenas para cumprir obrigações. 

É fundamental passar um tempo de qualidade com familiares e amigos, seja em um passeio no parque, seja dormindo em um sábado à tarde sem hora para acordar ou montando um cinema improvisado na sala de casa. 

O importante é estar presente e criar memórias com quem você ama.  

Conclusão 

Viu, só? Se a sua dúvida inicial era se é possível cursar duas pós-graduações ao mesmo tempo, saiba que a resposta é sim. 

Mas é preciso ter em mente que esta decisão envolve muita disciplina, comprometimento e organização.

Portanto, esteja ciente e preparado para os desafios que surgirão durante o período de estudo.  

A Pós +Carreira EAD Newton Paiva oferece cursos de pós-graduação em áreas relacionadas e também opostas.

Você pode encontrar possibilidades de crescimento dentro da área que já atua ou começar uma nova carreira.  

As oportunidades contemplam cursos de Gestão, Educação, Tecnologia da Informação, entre outros. 

Vale a pena conhecer mais sobre os cursos da Pós +Carreira EAD Newton Paiva.

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Leia também:

Cursos de pós-graduação

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Social listening: como as pessoas interagem com a sua marca?

Ter uma presença digital se tornou obrigatório para as empresas dos mais diferentes tamanhos e setores. Mas não basta ...
6 min de leitura

Especialização EAD: vantagens e boas práticas [Guia Completo]

Quando se fala de Educação a Distância, o famoso EAD, várias dúvidas surgem, principalmente a respeito de qualidade e ...
13 min de leitura

O que vem depois da pós-graduação?

Em grande parte dos dias, estamos completamente focados nas nossas responsabilidades atuais. Não raramente, estudos e ...
13 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de pós-graduação
Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Posts mais recentes