Como desenvolver o pensamento crítico em 6 passos

Postado em 8 de mar de 2021
Loading...

Sem dúvida, o pensamento crítico é uma das habilidades mais valorosas que temos a possibilidade de desenvolver ao longo da vida. 

Quando o indivíduo o desenvolve bem, se torna capaz de ser muito mais autônomo, independente e tomar melhores decisões ao longo de sua jornada. 

Por conta dessas características, o pensamento crítico se tornou uma habilidade cada vez mais desejável no mercado de trabalho. 

E pensando em ajudar você a desenvolver o seu pensar criticamente, trouxemos neste artigo seis dicas de como incorporar esse aprendizado na sua rotina.

Você vai conferir:

 

O que é pensamento crítico? 

De forma geral, o pensamento crítico pode ser descrito como a capacidade de uma pessoa de analisar fatos, experiências, comentários e situações objetivando formar uma opinião própria. 

Ou seja, ter essa habilidade ajuda na formação de impressões baseadas na realidade, não em achismos ou na opinião de terceiros. 

Para que esse pensamento crítico ocorra de fato, é preciso que o indivíduo construa argumentos a partir das informações coletadas. 

Também é necessário ter uma postura ética diante de si próprio e dos que o cercam. 

A maneira mais efetiva de desenvolver o pensamento crítico é através da formulação e defesa de ideias. Nesse sentido, o indivíduo se torna protagonista e deixa de ser um receptor de informações. 

Todo o processo deve ser levado com consciência e racionalidade, priorizando competências como a capacidade de análise, percepção e empatia. 

Isso porque essas competências são ferramentas que ajudam a perceber uma situação ou um ponto de vista particular sob uma nova ótica. 

A partir disso, o processo parte para a recepção de informações (textos, imagens e conceitos), que devem ser questionados até que se crie uma hipótese ou possibilidade. 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

6 passos para desenvolver o pensamento crítico 

Agora que você já entendeu o que é o pensamento crítico e como o processo funciona, vamos às dicas de como desenvolvê-lo. 

Abaixo, você encontra seis passos essenciais no desenvolvimento dessa habilidade: 

1. Observe, escute e leia mais 

O primeiro passo para desenvolver o pensamento crítico é apurar os seus sentidos. É preciso se tornar mais observador e coletar uma quantidade diversa de informações. 

E isso passa pela escuta ativa, a leitura e a observação de detalhes. 

Sobre a observação, é essencial que você nunca deixe de prestar atenção ao contexto, cenário e ambiente. Eles podem entregar muitas informações não-verbais. 

E quanto à escuta e leitura, uma dica importante é sair da sua zona de conforto. 

Tente expor-se a conteúdos diferentes daqueles que você normalmente consome, tente assistir novos criadores e a ler novos autores. 

Isso ajuda no encontro de pessoas que pensam diferente de você, ou parecido com você, que podem trazer novos pontos de vista. 

2. Evite ser multitarefas 

Como você percebeu acima, a observação de detalhes e pontos de vista é muito importante para quem está desenvolvendo o pensamento crítico. 

E algo que pode prejudicar nesta tarefa é tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. 

Dividir a sua atenção entre duas tarefas pode até parecer algo que funciona e que ajuda na gestão do tempo. 

Porém, a verdade é que o nosso cérebro não consegue prestar completa atenção a duas tarefas cerebrais ao mesmo tempo. 

Ou seja, se você quiser conferir um artigo no celular enquanto conversa com amigos, a sua atenção será dividida e sua compreensão do cenário e do contexto também. 

Mais vale prestar atenção a uma tarefa só, estar presente no momento, do que prezar pela gestão do tempo e perder o foco. 

🔵Leia também: Teoria do Flow: como realizar tarefas com concentração e motivação

3. Questione o que é dado como certo 

Além da observação, algo que o pensamento crítico também pede é o questionamento, o não-aceite de opiniões sem um porquê. 

Existe um exercício bem simples que você pode utilizar para desenvolver essa crítica, ele passa por seis perguntas: 

  1. Quem disse isso?
  2. O que essa pessoa disse?
  3. Onde isso foi dito?
  4. Quando foi dito?
  5. Por que se disse isso?
  6. Como foi dito? 

Isso significa que, ao receber uma informação, você deve passá-la por esse filtro de perguntas. 

Você se pergunta quem foi a pessoa que deu a informação, se é alguém que você conhece e se essa pessoa tem autoridade ou conhecimento suficiente para dizer o que disse. 

Depois, tenta entender o que foi dito, que significado tem a informação dada? Se ela é realmente um fato, uma opinião ou se é um achismo. A informação está completa? 

É preciso também se perguntar sobre o ambiente onde a informação foi passada. Foi em público ou de forma particular? Outras pessoas puderam debater? Foi recebida pela internet? 

Além disso, é importante entender o timing da informação. 

Por que ela foi dita no momento em que foi dita? Que impacto ela causaria sendo dita agora? Aliás, ela é uma informação atual ou está sendo passada como se fosse atual? 

Preste atenção também ao raciocínio usado pela pessoa que passou a informação. 

Ela tentou convencer você a ficar de um dos lados? Ela tem alguma motivação por trás? Ela estava transparecendo alguma emoção forte, como tristeza ou alegria? 

O importante nesse processo é não aceitar todas as informações que chegam até você como verdade absoluta, mas questionar e entender o porquê de algo ser dito. 

Como escolher uma faculdade EAD

4. Explicite os seus argumentos e evidências 

Além de ter um filtro crítico para passar as informações que você recebe, também é importante que você tenha esse questionamento com suas próprias falas. 

Ou seja, algo que você pode fazer para desenvolver seu pensamento crítico é explicitar os seus próprios argumentos e evidências. 

Pode ser que você encontre um raciocínio que não faça muito sentido ou algumas suposições falsas que você tenha dentro de determinadas opiniões. 

Por isso, tente sempre pensar de onde veio certa ideia e qual foi sua lógica ao conectar as informações recebidas. 

🔵Leia também: Como desenvolver o pensamento analítico com 9 dicas

5. Teste suas ideias  

Como uma continuação da dica anterior, nesta etapa vamos falar sobre algo interessante de se fazer, que é testar as suas ideias e opiniões. 

Fazer isso ajuda a fugir do viés de confirmação, então você precisa se fazer duas perguntas: 

  1. O que poderia provar que você está errado? 
  2. O que você precisa fazer para descobrir se uma ideia faz sentido mesmo? 

Pode ser que a sua ideia ou opinião esteja acima dessas duas perguntas, mas também pode ser que não, pode ser que você esteja errado. 

Então, é sempre bom testar e buscar evidências nas suas convicções.

🔵Leia também: Pensamento computacional: a habilidade para o futuro do trabalho

6. Peça para seus colegas explicarem processos de pensamento 

Por fim, algo que une todas essas dicas é sempre pedir que seus amigos e colegas exponham seus processos de pensamento e raciocínio. 

Isso pode ajudar na observação de novos pontos de vista, mas também pode ajudar a compreender como essas pessoas chegaram até as opiniões e soluções que chegaram. 

Essa é sempre uma oportunidade de aprender algo novo e expandir seu próprio modo de pensar. 

Esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda para você e que você consiga desenvolver o seu pensamento crítico.

Leia também
Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.