Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de pós-graduação

O que é pós-graduação lato sensu? E a stricto sensu? Entenda!

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Cursos de pós-graduação

O que é pós-graduação lato sensu? E a stricto sensu? Entenda!

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Jul 11, 2022 3:11:00 PM | 10 min de leitura

Há alguns anos atrás, era muito comum que a graduação fosse considerada o ponto alto da trajetória acadêmica dos estudantes.

Para muitos, inclusive, esse era o principal objetivo de carreira: formar-se e conseguir uma boa posição de emprego.

Contudo, mesmo que a graduação siga sendo o principal pré-requisito para se destacar no mercado de trabalho, ela está longe de ser a linha de chegada dos estudos. 

Atualmente, com o ingresso cada vez maior de profissionais capacitados no mercado de trabalho, é preciso mais do que nunca dar prosseguimento aos estudos e ir além dos conhecimentos fornecidos pela graduação. 

Nesse sentido, a pós-graduação tem se tornado uma ótima alternativa para quem busca crescimento profissional dentro de seu campo de atuação. 

Apesar disso, ainda é bastante comum que muitos estudantes tenham dúvidas sobre os cursos de pós-graduação. Afinal, existem diversos tipos, e cada um deles possui finalidade diferente. 

Por exemplo: você sabe o que é pós-graduação lato sensu? E a stricto sensu? Se essas perguntas ainda dão um nó na sua mente, este artigo é para você!

Aqui você vai conferir:

Os diferentes tipos de pós-graduação
A diferença entre lato sensu e stricto sensu
As modalidades da pós-graduação lato sensu
As principais dúvidas sobre a pós-graduação lato sensu
Uma pós-graduação lato sensu vai fazer a diferença na sua carreira!

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Os diferentes tipos de pós-graduação 

A pós-graduação é uma formação complementar que permite expandir os conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação de sua profissão.

Ela também é importante para quem quer seguir carreira acadêmica, pesquisando e se aprofundando nos estudos de determinada temática. 

Existem diferentes programas de pós-graduação, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu. Conheça mais a seguir.

Pós-graduação lato sensu 

  • Master in Business Administration (MBA)

O MBA é um curso de pós-graduação para quem deseja se especializar na área de gestão e de negócios. 

É muito comum que profissionais da área da economia, administração e marketing, bem como empresários e gestores de outros campos, procurem por essa formação. 

Esse curso pode ter de um a dois anos de duração, dependendo da área de especialização. 

  • Especialização

Os cursos de especialização permitem que os estudantes ampliem seu conhecimento em determinado campo do saber, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades.

Existem especializações nas variadas áreas do conhecimento, desde a Engenharia até o Direito. 

Por exemplo: um profissional formado em jornalismo pode se especializar em jornalismo esportivo, jornalismo digital, jornalismo literário, entre outros. 

O principal objetivo da especialização é proporcionar conhecimentos e habilidades específicas para atuar em determinados nichos profissionais.

Esse tipo de pós-graduação costuma ter duração de um a dois anos e confere aos estudantes o título de especialista.

Pós-graduação stricto sensu 

  • Mestrado

Os cursos de mestrado são indicados para aqueles que buscam seguir carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. O mestrado confere o título de mestre aos concluintes. 

Para ingressar no mestrado, é preciso ter um projeto de pesquisa, no qual o aluno vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses, até apresentar a sua tese à banca examinadora. 

Para produzir sua tese, o estudante conta com a ajuda do orientador, que é escolhido pelo aluno no processo de inscrição. 

Essa pós-graduação exige muita dedicação e um dos pré-requisitos para ingresso é ter domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.

  • Mestrado profissional

O mestrado profissional também confere ao aluno o título de mestre.

A diferença é que este confere conhecimentos para o mercado de trabalho. Ou seja, o objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em empresas públicas e privadas. 

A vantagem do mestrado profissional é que o ingresso costuma ser mais fácil. Afinal, essa pós-graduação não tem tanta concorrência quanto o modelo tradicional. 

Além disso, o mestrado profissional não costuma também cobrar um pré-projeto de pesquisa. Contudo, a dedicação precisa ser tão intensa quanto em um mestrado tradicional.

  • Doutorado

O doutorado é um curso feito normalmente depois do mestrado e é destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de ensino superior.

Mesmo que não exista a obrigatoriedade de ter realizado um mestrado para ingressar nessa pós-graduação, quase todos os programas de doutorado exigem que os candidatos tenham feito mestrado anteriormente. 

Os requisitos de ingresso são semelhantes ao do mestrado, porém, a duração do doutorado é de até 4 anos. 

Ao final do curso, é preciso desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.

A diferença entre lato sensu e stricto sensu 

Você sabe que existem dois grupos de pós-graduações, certo? Mas você entende a diferença entre as pós-graduações lato sensu e stricto sensu?

Para isso, é importante compreender primeiramente o significado de cada um desses termos. 

Lato sensu significa “sentido amplo”. Ou seja, são os cursos de pós-graduação que ampliam os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Esses conhecimentos se aproximam mais do mercado de trabalho. 

Já o termo stricto sensu significa “sentido estrito”. É utilizada para se referir aos cursos de pós-graduação focados em áreas mais específicas do meio acadêmico.   

Sendo assim, podemos dizer que a diferença entre lato sensu e stricto sensu está na finalidade dessas pós-graduações. 

A pós-graduação lato sensu é mais voltada para os profissionais do mercado de trabalho, que desejam aprofundar os conhecimentos em sua área de atuação, aplicando-os em seu dia a dia profissional.  

Já a stricto sensu, é voltada para vida acadêmica, sendo ideal para aqueles que buscam carreira como professor universitário ou pesquisador. 

Assim, a escolha de uma pós-graduação lato sensu e stricto sensu depende dos objetivos de carreira e anseios de cada profissional. 

o que é pós-graduação lato sensu - mulher sorridente segurando tablet

As modalidades da pós-graduação lato sensu 

Para quem está no mercado de trabalho, as pós-graduações lato sensu (especialização e MBA) têm se configurado como a melhor alternativa. 

Contudo, muitos profissionais adiam o início dos cursos por medo de não conseguir conciliar a rotina de trabalho com os estudos, por exemplo. 

Sendo assim, é importante pontuarmos que as pós-graduações lato sensu são oferecidas em três modalidades de ensino na atualidade: presencial, semipresencial e EAD. 

Ou seja, existem opções para todos os perfis de estudantes e suas diferentes rotinas e necessidades. Abaixo, conheça mais sobre cada uma delas:

Presencial

A pós-graduação presencial é a mais tradicional de todas.

Nesse modelo, todas as aulas e atividades são realizadas presencialmente, com a necessidade de ir até o polo físico da instituição de ensino.

Essa modalidade é ideal para aqueles que se concentram melhor em um ambiente físico de ensino e não abrem mão de encontros presenciais. 

EAD

A pós-graduação EAD é um formato que vem crescendo bastante. Nela, todas as aulas acontecem em um ambiente virtual. 

Essa modalidade vem ganhando popularidade principalmente pela flexibilidade que oferece, possibilitando que os estudantes assistam às aulas quando e de onde quiserem. 

Para quem trabalha e leva rotina agitada, essa é uma das melhores modalidades para conciliar todas as atividades. 

O essencial para estudar nessa modalidade é ter acesso à internet e dispositivo para acompanhar as aulas e realizar as tarefas, como um computador, notebook ou tablet.

Semipresencial

O semipresencial é uma junção dos modelos citados acima, combinando aulas online e encontros presenciais.

É um modelo intermediário, ideal para quem ainda está se adaptando às novas tecnologias, mas não abre mão de certa autonomia e flexibilidade. 

As principais dúvidas sobre a pós-graduação lato sensu 

As pós-graduações lato sensu são os cursos de especialização e MBA. 

Para quem já está no mercado de trabalho e busca ampliar o seu conhecimentos, essas formações são uma ótima alternativa. 

Contudo, é bem possível que você ainda tenha algumas dúvidas sobre esse tipo de pós-graduação, certo?

Pensando nisso, esclarecemos abaixo as principais: 

Quem pode fazer uma pós-graduação lato sensu? 

O principal pré-requisito para cursar uma pós-graduação lato sensu é ter diploma de ensino superior — seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 

Ou seja, esse tipo de pós-graduação é indicado para profissionais já formados. 

Existe idade certa para fazer uma pós-graduação? 

Não! O único requisito é cursar uma pós-graduação quando se sentir pronto para continuar os estudos. 

Se você já tem diploma de ensino superior, é possível começar uma pós a qualquer momento. Pode ser em meses ou até anos após a conclusão da graduação, não existe tempo certo. 

Além disso, é possível fazer mais de um curso de pós-graduação.

Não existe regra, o mais importante é se sentir preparado e ter disposição para aprender.

O TCC é obrigatório? 

Não, é opcional!

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma das etapas mais temidas da graduação, e muitos estudantes, na hora de pensar em fazer uma pós, sentem esse receio novamente, especialmente pelo tempo e dedicação que o trabalho exige. 

Estando no mercado de trabalho, pode ser bem mais difícil reunir esforços para fazer um  TCC de novo, não é mesmo? Por isso, temos boas notícias para você! 

A resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 tornou o TCC opcional na pós-graduação lato sensu. Ou seja, esse trabalho não é mais considerado como requisito obrigatório para se obter a certificação.

Essa mudança aconteceu para que esses programas pudessem se destinar integralmente ao seu principal objetivo: capacitar indivíduos de maneira prática em uma determinada área de atuação.

Assim, cabe às instituições de ensino optarem por exigir ou não o TCC. 

Posso fazer um estágio durante a pós-graduação? 

Sim, é possível! A Lei 11.788, também conhecida como Lei do Estágio, autoriza estudantes do nível médio, técnico e superior a fazer estágio. 

Sendo assim, a pós-graduação, como parte do ensino superior, não fica de fora dessa lei e também é autorizada e regulamentada por ela. 

Na maioria dos cursos de pós-graduação, o estágio é facultativo.

Quanto tempo dura a pós-graduação? 

Uma pós-graduação lato sensu pode durar de 6 meses a 2 anos. Tudo depende da matriz curricular do curso em questão. 

Que título vou ter quando terminar minha pós? 

O estudante que concluir uma pós lato sensu terá o título de pós-graduado ou especialista.

Quem tem pós-graduação lato sensu pode dar aula? 

Depende!

Segundo a legislação, é preciso ter no mínimo uma pós-graduação lato sensu para atuar como docente no ensino superior privado. 

Já nas universidades públicas, a qualificação exigida é de uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo. 

Ou seja, depende do tipo de instituição que você pensa em ministrar as aulas. Nas universidades privadas, um título lato sensu é o suficiente. 

É possível fazer mais de uma pós? 

Sim, é possível! Não existe nenhum limite de pós-graduação para estudante. O ideal, contudo, é não fazer mais de duas ao mesmo tempo para não se sobrecarregar, a não ser que sua rotina e organização permitam isso. 

Uma pós-graduação lato sensu vai fazer a diferença na sua carreira! 

Atualmente, o mercado de trabalho brasileiro está saturado, e os níveis de desemprego do país estão atingindo valores recordes, principalmente em função da pandemia da Covid-19

Nesse cenário, é essencial encontrar formas de se destacar no mercado de trabalho, e a pós-graduação pode ser uma forma de alavancar a sua carreira!

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação. 

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão. 

E você sabia que aqui na Facens temos diversas opções especializações e MBAs EAD? 

Na Pós +Carreira EAD Newton Paiva, as aulas são 100% online, e a matriz curricular é dividida em eixos do conhecimento. 

Ao concluir cada um dos eixos, os estudantes ganham certificados de extensão universitária, inserindo novas linhas em seu currículo antes mesmo de concluir a formação completa. 

Em paralelo às disciplinas curriculares, você também terá um acompanhamento completo para alcançar o seu sonho profissional, é o Programa de Aceleração de Carreira. 

Nesse programa, a cada 15 dias, você participa de encontros com consultores da área, que poderão orientá-lo sobre as melhores práticas para alcançar seus objetivos profissionais.

Nele, você trabalha as habilidades essenciais para o futuro, bem como as competências socioemocionais indispensáveis para o seu desenvolvimento profissional 

A Pós +Carreira EAD Newton Paiva vai muito além do conteúdo programático, pensando no desenvolvimento profissional como um todo, desde os conhecimentos técnicos e profissionais até as habilidades interpessoais. 

Ficou interessado? Confira aqui todos os cursos disponíveis e comece hoje mesmo a alavancar sua carreira!

Leia também:

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Cursos de pós-graduação

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

O papel do marketing no agronegócio

O agronegócio é uma das áreas que mais cresce no Brasil e há anos já contribui massivamente para o giro econômico ...
12 min de leitura

Licitação pública: o que é, como funciona e como se especializar

Quando ouvimos a palavra licitação pública é comum que já venha em nossa mente uma série de burocracias complexas. Mas ...
16 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de pós-graduação