Mundo VUCA e BANI: entenda a diferença entre os conceitos

Postado em 24 de mai de 2021
Loading...

Você sabe o que são o mundo VUCA e BANI? Estes são conceitos que definem o momento em que vivemos enquanto sociedade e que podem afetar a sua atuação profissional. 

A ideia de mundo VUCA surgiu para explicar o contexto que vivíamos depois da guerra fria, um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. 

Porém, com as transformações trazidas pela tecnologia e mídias sociais, o mundo VUCA evoluiu para BANI, acrônimo em inglês para Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible). 

Neste artigo, vamos explicar o que é o mundo VUCA e BANI e como você, enquanto profissional, pode se preparar para atuar nesses contextos. 

Você vai conferir: 

 

O que é o mundo VUCA? 

O conceito de mundo VUCA surgiu nos anos 1980 a partir de estudos de estrategistas militares da United States Army War College (USAWC) para explicar o contexto social depois da guerra fria. 

Chegou-se à ideia de que vivíamos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. E esse conceito inundou o mundo dos negócios até alguns anos atrás. 

A importância de entender que fazíamos parte do mundo VUCA está em entender como navegar neste mundo e estar preparado para lidar com os conceitos que formam essa sigla. 

O que significa estar no mundo VUCA?

Estar no mundo VUCA significa viver em um cenário complexo e desafiador, onde realizar um planejamento para um objetivo precisa estar imune aos quatro conceitos que formam esse cenário. 

Vamos entender um pouco o que cada um desses conceitos nos traz: 

Volatilidade

A volatilidade é a primeira letra e faz referência à velocidade com que as coisas mudam. 

Dentro do mundo dos negócios, esse conceito fala especialmente sobre mudanças econômicas, onde empresas podem perder muito, ou ganhar muito, financeiramente em apenas um dia. 

Mas não é só na esfera financeira que a volatilidade se faz presente, já que o período depois da guerra fria nos trouxe muitas mudanças sociais também. 

Incerteza

A incerteza do mundo VUCA está ligada à falta de capacidade de prever resultados concretos para ações, justamente porque existe a volatilidade. 

Por esse motivo, empresas precisaram aprender que seus planos nem sempre dariam o resultado esperado e que deveriam estar preparadas para diversos cenários. 

Não é possível, no mundo VUCA, saber qual será o próximo passo da humanidade, então essa é uma característica bastante importante. 

Complexidade

Já a complexidade se refere aos tantos fatores que precisam ser levados em consideração quando um plano é traçado. 

Isso torna uma situação não apenas difícil de prever, mas também complexa de analisar. 

Quando você tem muitas variáveis em um mesmo cenário, há a incerteza quanto ao resultado que uma ação terá, assim como a complexidade de entender como esses fatores afetam o resultado. 

Ambiguidade

Por sua vez, a última letra do acrônimo se refere a um mundo que não é sempre preto no branco e que segue uma lógica, mas um mundo contraditório, confuso e incompleto. 

Outro ponto ao qual a ambiguidade se refere é a complexidade de compreender o que determinada terminologia ou ideia significa para determinado grupo em determinado momento. 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como lidar com o mundo VUCA

Como já trouxemos no artigo, aprender a lidar com o mundo VUCA é essencial para se manter atuante no mercado de trabalho e trazer resultados para a organização. 

Então, reunimos aqui alguns conselhos: 

  • Tenha em mente que a mudança sempre será algo que vai acontecer, a única coisa que resta a você é abraçá-la e aprender a lidar com ela; 
  • Reveja e reavalie o seu próprio desempenho como profissional, aprenda que você também está sujeito à mudança;
  • Procure sempre avaliar todos os cenários envolvidos em um projeto, seja no âmbito profissional ou no pessoal, até mesmo os piores e planeje como lidar com eles com antecedência; 
  • Sempre que puder, pare de agir no automático e comece a questionar o que está acontecendo ao seu redor, a analisar o cenário e procurar novas formas de agir. 

🔵Leia também: A sociedade do desempenho e a cobrança constante pela alta performance

A transição entre o mundo VUCA e BANI 

Depois de alguns anos tendo o mundo VUCA como cenário, especialistas começaram a perceber que as novas tecnologias, estilos de vida e mídias sociais criaram um novo cenário: o mundo BANI. 

Com essa mudança de cenário, houve também uma mudança de mindset. Passamos de uma era analógica para uma era digital e isso trouxe o mindset digital. 

Ter um mindset digital significa que não fazemos as coisas da mesma maneira como fazíamos antes de ter tecnologia disponível para quase tudo no dia a dia. 

Hoje, nós nos relacionamos com pessoas de diferentes maneiras, consumimos notícias por meios diferentes, nos entretemos por mídias diferentes e temos aplicativos para nos ajudar a navegar com mais facilidade pela rotina. 

Nos últimos anos, juntou-se a isso a pandemia de COVID-19, caos político e desastres climáticos. 

Por conta dessas mudanças de cenário e de comportamento social, então, deixamos de viver no mundo VUCA e começamos a viver no mundo BANI. 

🔵Leia também: Futuro do mercado de trabalho: como o avanço da IA impacta as profissões

O que significa mundo BANI?

Entendendo que o mundo VUCA já não era suficiente para explicar o contexto atual, o futurista Jamais Cascio cunhou em 2018 o termo “mundo BANI”. 

É importante entender que o mundo BANI não vem como uma substituição do mundo VUCA, mas como uma evolução. 

Nesse sentido, os contextos que formam o mundo VUCA evoluíram para formar o mundo BANI. 

E no caso do mundo BANI, esse contexto é formado pelo acrônimo das palavras em inglês Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible. 

Em português, temos a seguinte formação: 

  • (B) Frágil: se refere a como as estruturas voláteis do mundo VUCA evoluíram para se tornarem frágeis. Essa palavra também se refere a estruturas não resilientes e que podem ser afetadas por uma única ameaça. Nesse caso, uma falha leva à diversas falhas. 
  • (A) Ansioso: este é um sentimento universal que caracteriza o momento em que vivemos. Segundo o criador do termo, enquanto sociedade, estamos esperando por algo que não sabemos o que é e nem quando virá. Inclui-se nisso a hiperconectividade e a grande quantidade de informações disponíveis. 
  • (N) Não-linear: também é uma característica deste novo mundo a não-linearidade, quando uma consequência não tem uma causa direta e quando não conseguimos traçar a consequência de uma ação com certeza. 
  • (I) Incompreensível: e para encerrar o conceito, o mundo BANI é um lugar incompreensível e não mais apenas complexo e ambíguo. Isso porque, mesmo que se ache as respostas, elas podem não fazer sentido. Pelo menos, não neste momento.

🔵Leia também: O que fazer para controlar a ansiedade?

Como sobreviver no mundo BANI?

Diante desse cenário, existem algumas ações que podemos tomar para aprender a navegar no mundo BANI. São quatro as atitudes que precisamos desenvolver: 

  1. Propósito 
  2. Visão 
  3. Agilidade 
  4. Comunicação 

O propósito é o nosso guia, é aquilo que definimos como o que viemos fazer e é uma bússola interessante em um mundo de estruturas frágeis, onde é preciso não ter medo de recalcular a rota. 

Para enfrentar a ansiedade da sociedade atual, é preciso ter visão. É preciso saber aonde se está indo, o motivo de estar fazendo o que faz e o que podemos fazer. 

Já a agilidade vem como resposta para a falta de certeza e linearidade, no sentido de que nos prepara para tomar uma decisão acertada quando se fizer necessário. 

E por fim, a comunicação é a solução para esclarecer conflitos e buscar entender algo que parece incompreensível.

🔵Leia também: Alfabetização digital: como ela se relaciona com o futuro do trabalho

Como aprender a lidar com o mundo VUCA e BANI

Dessa forma, aprender a lidar com o mundo VUCA e BANI passa pelo aprendizado das quatro habilidades que citamos acima, mas também por outras conhecidas como core skills. 

Muito foi falado sobre as hard e soft skills, que seriam habilidades técnicas e competências pessoais agregando no dia a dia do trabalho, e como elas seriam essenciais para o futuro. 

Porém, hoje, começa-se a falar sobre as core skills, essas seriam competências essenciais para evoluir rumo ao autoconhecimento. 

Ou seja, ter as core skills proporciona que um profissional entenda como desenvolver as hard e soft skills. Segundo especialistas, existem três core skills que dominarão o mercado: 

  1. Empatia 
  2. Coragem 
  3. Resiliência 

É esperado que nos próximos anos, as core skills sejam muito mais valorizadas no mercado de trabalho do que as hard e soft skills. 

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Esperamos que chegando ao final deste artigo, a relação entre o mundo VUCA e BANI tenha ficado clara para você, assim como as habilidades necessárias para navegar nesta nova realidade. 

Leia também
Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.