Mudança de carreira: como saber que chegou a hora?

Postado em 30 de ago de 2023
Loading...

São muitos os motivos que levam uma pessoa até a mudança de carreira.

Pode ser que a escolha da profissão tenha sido feita muito cedo, ou talvez tenha levado em consideração apenas a remuneração e hoje existe uma insatisfação ou, simplesmente, pode ser que a área escolhida não faça mais sentido e tenha batido aquela vontade de mudar.

Tomar a decisão de mudar de carreira não é fácil, porém pode valer muito a pena. Por isso, se você está se sentindo insatisfeito com a sua profissão, este conteúdo é para você.

Aqui vamos falar sobre como descobrir se chegou mesmo o momento da mudança de carreira e como passar pela transição com tranquilidade. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que leva uma pessoa a mudar de carreira?

Como você viu, existem muitos motivos para decidir pela mudança de carreira.

O primeiro deles é a insatisfação. Ela aparece na forma de falta de motivação e no desinteresse pelas atividades e pelo resultado do trabalho. É aquele sentimento de que nada do que você faz importa e que você prefere fazer qualquer coisa, menos trabalhar.

A insatisfação pode ter várias raízes, desde a natureza das atividades até a convivência com um colega em específico. Por isso, é muito importante entender de onde ela vem antes de tomar a decisão de buscar outra profissão.

O segundo motivo mais comum é a situação do mercado, que é uma motivação mais externa.

Pode ser que a sua área de atuação esteja passando por grandes mudanças, você tenha participado de um layoff ou seu emprego desapareceu. Essas situações forçam um profissional a mudar de carreira.

Por fim, o terceiro motivo é a mudança de interesses.

Pode ser que você tenha escolhido a sua profissão ainda na adolescência, mas agora que tem mais de trinta anos, percebeu que ela não combina mais com você. Ou, por exemplo, você trabalha em uma área, mas tem contato constante com outra.

No dia a dia, entendeu que adoraria trabalhar com a outra área e deixar a sua. Nesse caso, você faria uma mudança de carreira por causa de interesses.

Essas motivações podem aparecer em separado, juntas ou ir se acumulando com o tempo.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

Como saber que chegou a hora da mudança de carreira?

O primeiro sinal de que está na hora de mudar de carreira é sentir qualquer uma das motivações que descrevemos acima. Se elas vierem juntas, então, preste ainda mais atenção.

A insatisfação é quase sempre o primeiro sinal, porém é preciso tomar cuidado com ela.

Como você verá a seguir, a insatisfação com o trabalho pode ter diversas razões, então ela nem sempre significa que está na hora de mudar de carreira. O problema é se ela aparece em conjunto com a mudança de interesses ou com a crise no mercado.

Se você perceber apenas a situação do mercado, mesmo que goste do que você faz, é preciso pensar na mudança de carreira ou recolocação com mais urgência. Grandes layoffs em um mercado pode significar uma longa crise, então preste atenção aos sinais.

E se a sua profissão está dando indícios de que vai desaparecer, a urgência é maior ainda.

Assim como a insatisfação, a mudança de interesses pode ter diversas raízes. Se você sente essa mudança e também está insatisfeito, vale a pena avaliar os seus sentimentos e entender se chegou a hora da mudança.

🔵 Leia também: 23 profissões do futuro: tecnologia e inovação em destaque

O que levar em consideração antes da mudança de carreira

Tomar uma atitude por impulso nesse momento pode trazer mais preocupações do que resoluções. Por isso, antes de tomar uma decisão, leve os seguintes pontos em consideração:

1. Qual é o motivo da sua insatisfação?

Faça uma lista do que deixa você insatisfeito no seu trabalho.

Pode ser uma lista longa ou curta, apenas vá listando. Isso vai ajudar a entender se a sua insatisfação vem da empresa onde você trabalha ou da atividade que você realiza.

A distinção é importante porque se o problema for a sua atividade, mudar de empresa não vai adiantar. Por isso, fazer a lista vai ajudar a saber qual é o motivo, se é passageiro, se está ligado ao local onde você trabalha, à vocação, àquilo que você faz etc.

2. Você pode exercer outra função sem precisar mudar de área?

Caso você tenha notado que a insatisfação vem das atividades exercidas, pode tentar mudar sua função dentro da área onde já trabalha antes de mudar de carreira completamente.

Um exemplo que podemos dar é o de uma psicóloga. Ela não precisa necessariamente trabalhar em um consultório, ela pode buscar uma colocação dentro do RH de uma empresa. Ou seja, não precisou mudar de carreira, apenas de função e área.

3. Você tem como se sustentar durante a transição?

Esse é um aspecto muito importante de se levar em conta mesmo se você não estiver querendo passar por uma mudança de carreira.

Ter uma reserva de emergência ajuda a arcar com as despesas fixas em um momento difícil, mas é indispensável quando você resolve optar pela mudança de carreira. Isso porque as chances de você começar um novo trabalho em um cargo mais baixo e ganhando menos são altas.

4. Está disposto a alterar o seu estilo de vida?

Esse é um ponto que está diretamente ligado ao anterior.

Quando a mudança de carreira acontece, normalmente você precisa começar de baixo novamente e cortar alguns luxos até conseguir sucesso ou estabilidade na nova carreira. Por isso, você precisa entender se está disposto a arcar com essa consequência.

Essa é uma análise muito importante de se fazer porque pode afetar, inclusive, a sua satisfação com a nova carreira nos primeiros meses.

5. Você tem aptidão para a nova atividade que quer exercer?

Para que a transição para a nova carreira não seja motivo de frustração, é essencial que você entenda se tem as competências e aptidões para exercer as tarefas que a nova profissão exige.

Por isso, você precisa entender o que é necessário para exercer as atividades da nova carreira e se você tem o que é preciso. É possível fazer isso analisando seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e competências e comparar com o que é exigido do profissional da área desejada.

Também é válido conversar com amigos ou um especialista nesse momento porque você pode ter uma visão distorcida de si mesmo, acreditar que pode exercer uma função ou é bom em algo quando as pessoas ao seu redor sabem que você não é.

Antes de tomar a decisão da mudança de carreira, você precisa saber no que é bom.

 

 

 

6. Como está o mercado da nova atividade que você escolheu?

Também é importante que você conheça o mercado onde quer se inserir.

Por isso, acesse sites e portais para entender a média salarial, a quantidade de vagas oferecidas, as habilidades exigidas e as perspectivas de futuro para a área.

O mercado de trabalho está passando por mudanças, especialmente ligadas à tecnologia e ferramentas, e várias áreas do conhecimento estão caminhando junto com essa mudança.

Por isso, ao pensar na mudança de carreira, avalie todos esses aspectos para poder ter longevidade na sua nova profissão.

7. Você consegue manter duas carreiras ao mesmo tempo enquanto a segunda não mostra resultado?

Depois de analisar e escolher a nova profissão, você precisa avaliar o quanto está preparado para focar no trabalho de maneira quase exclusiva.

Isso porque você terá a carga horário do trabalho e do aprendizado enquanto faz a mudança de carreira. É importante que você tenha a habilidade de equilibrar descanso, lazer e família para poder ter o melhor resultado na transição.

8. Você precisa se especializar na nova atividade que quer exercer?

Aliás, é importante você se perguntar se vai precisar de uma especialização para poder exercer a função que quer. O mercado de trabalho está bastante competitivo e, no futuro, não haverá espaço para quem não se atualiza constantemente.

Porém, para além disso, a profissão que você quer seguir exige algum tipo de especialização, que você vai precisa fazer antes de mudar de carreira?

Fazer a matrícula em uma especialização ou uma segunda graduação, inclusive, não só ajuda a ter os conhecimentos para exercer a nova profissão como também ajuda a conhecer pessoas que podem ser bons contatos e trazer mais informações sobre a área escolhida.

9. Você está preparado para o processo de transição?

Como a mudança de carreira não é um passo fácil e que vai acontecer rapidamente, você precisa se sentir preparado para dar esse passo. E essa preparação pode estar respaldada por um projeto pessoal, um passo a passo e o apoio dos seus familiares e amigos.

Ter um bom planejamento ajuda a estabilizar as mudanças da transição de carreira, porém também é importante que você saiba o que esperar da nova profissão.

10. Quais são as suas expectativas para a nova atividade?

O ponto anterior nos trouxe até aqui, manejar as expectativas quanto à nova atividade.

É essencial que você saiba o que vai encontrar quando mudar de carreira e quais serão os caminhos a percorrer nela. Por isso, conhecer verdadeiramente o mercado de trabalho da nova profissão é importante, assim como a rotina e o dia a dia do profissional da área.

Além disso, você precisa se conhecer o suficiente para saber se isso vai ser o suficiente e se não vai acabar trazendo a insatisfação dentro de alguns anos.

E então, o que você achou dessas dicas? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.