Melhore seu jeito de aprender com o microlearning!

Postado em 26 de dez de 2020
Loading...

Você já ouviu falar de microlearning? 

Trata-se de uma nova forma de aprendizado que vem fazendo sucesso, principalmente na rotina de quem tem pouco tempo disponível para estudar ou aprender uma nova habilidade. 

Com a tecnologia, algumas das maiores dificuldades relacionadas à falta de tempo podem ser remediadas para ir atrás do desenvolvimento de carreira. 

O microlearning possibilita aprender sem tomar muito tempo da rotina, sobrando assim momentos para outras prioridades na vida, como a família, os amigos, hobbies e tempo para cuidar de si. 

Quer conhecer um pouco mais sobre esse método de aprendizado, como ele funciona e como aplicar na sua vida? 

Então continue lendo aqui e se surpreenda! 


 

O que significa microlearning? 

Microlearning pode ser traduzido ao pé da letra para “microaprendizado”. É uma forma de aprendizagem em que pequenas doses de conhecimento são transmitidas em um curto espaço de tempo. 

Com isso, no final do aprendizado, um conteúdo extenso e profundo foi passado, mas a absorção foi feita de uma forma mais fluida, em pequenos pedaços. 

Dessa forma, ele funciona como uma ponte muito útil entre um aprendizado importante e a absorção desse aprendizado na rotina de quem possui pouco tempo disponível. 

O método flexível é construído de forma que o aprendizado não fique pesado, mesmo o conteúdo sendo aprofundado. 

Isso traz diversas vantagens a longo prazo, fazendo com que o planejamento do conteúdo fique mais dinâmico e a absorção, mais focada. 

No final do aprendizado, o estudante terá o estudo incorporado à rotina, sem precisar se esforçar muito e nem passar horas a fio focado.

🔵Leia também: Métodos de estudo eficazes que você precisa conhecer

Diferença entre microlearning e pílulas de conhecimento 

Existem dois conceitos muito similares de aprendizado instantâneo: microlearning e pílulas de conhecimento. 

Apesar de parecidos, e muita gente acreditar que se tratam do mesmo conceito, eles têm diferenças únicas que os separam. 

Quando falamos em pílulas de conhecimento, estamos falando principalmente de conteúdo. Um conteúdo pontual e específico será dividido em pílulas. 

Já o microlearning é uma técnica de aprendizado que leva em conta a absorção do conteúdo a longo prazo, não somente de forma pontual. 

O estudante irá ter contato com aprendizados aprofundados por meio do microlearning, mas pode também aprender um conteúdo pontual com as pílulas de conhecimento 

Dessa forma, as pílulas de conhecimento podem ser consideradas microlearning, mas o microlearning também pode ir além, envolvendo aprendizados e técnicas mais aprofundadas. 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os benefícios do microlearning 

Quando falamos em benefícios e vantagens, o microlearning traz diversos, principalmente para quem mais precisa. 

O formato de aprendizagem focado em pequenas absorções de conteúdo possibilitou uma maior personalização de aulas voltadas para quem tem pouco tempo disponível 

Além disso, também possibilita que empresas possam desenvolver os colaboradores dentro do período de expediente, sem que isso afete o dia de trabalho ou as demandas deles. 

As possibilidades de aplicação do microlearning são extremamente variadas, tanto em ambiente de estudo, como instituições de ensino, nas empresas com seus colaboradores, em casa, para quem busca aprender uma nova habilidade, entre muitos outros. 

E dentro dessas possibilidades, podemos citar alguns benefícios principais, como: 

1. Otimização de tempo 

Essa é sem dúvida a maior vantagem do microlearning. Enquanto no aprendizado tradicional o foco do estudante fica por horas a fio no aprendizado do conteúdo, no microlearning, esse tempo é drasticamente reduzido. 

Isso faz com que seja possível inserir o aprendizado na rotina sem grandes dificuldades e perdas. O estudante não precisará escolher entre estudar ou trabalhar, ou entre estudar e lazer.  

Com isso, a rotina de aprendizado também terá mais fluidez, se adaptando a contratempos e imprevistos que possam surgir. 

Isso impacta na constância do aprendizado. Com a possibilidade de adaptar e personalizar o estudo na rotina, a absorção do conhecimento passa a ser constante. Isso facilita o desenvolvimento do estudante e da carreira como um todo a longo prazo. 

Além disso, também possibilita que mais pessoas possam ter acesso a cursos, fazendo com que a educação chegue mais longe.

🔵Leia também: 11 táticas de administração do tempo para facilitar o seu trabalho

2. Maior absorção 

A otimização de tempo e a possibilidade de adaptar o conteúdo à rotina e aos imprevistos impactam na absorção desse conteúdo. 

Isso porque o estudante aprende de uma forma mais leve e personalizada, amplificando a retenção do conhecimento e trazendo um grande benefício no longo prazo. 

Com essa vantagem, a aplicação do conteúdo se torna mais suave e ainda mais promissora para o estudante, pois essa maior absorção também permite que ele consiga colocar o aprendizado em prática com mais segurança, além de ter mais confiança nas suas próprias habilidades. 

O microlearning permite que o estudante possa avançar mais rápido na carreira. Organizações que investem na abordagem também saem na frente, porque terão colaboradores confiantes em suas próprias habilidades e conhecimentos para aplicá-los na rotina de trabalho. 

3. Aplicabilidade do conteúdo 

Nesse ponto, temos duas visões muito práticas do microlearning relacionadas à aplicabilidade do conteúdo. 

Primeiro quando falamos na divisão do conteúdo que o estudante irá aprender. Essa divisão privilegia o conteúdo que pode ser aplicado de forma mais dinâmica. 

Por outro lado, a forma com que esse conteúdo será aplicado facilita quem busca usar o conhecimento na rotina prática do dia a dia. 

A apresentação do conteúdo em intervalos de tempo mais curtos e dinâmicos facilita a visualização de como ele pode ser colocado em prática no trabalho. 

4. Maior motivação 

Além de a aplicabilidade ser maior e o tempo ser otimizado, o engajamento e a motivação do estudante no microlearning é maior que nos modelos tradicionais. 

Isso porque a personalização do ensino deixa as aulas e conteúdos mais didáticas e fáceis de absorver. 

Com isso, a motivação do estudante e o engajamento dele com o conteúdo é maior, aprimorando ainda mais a experiência das aulas e trazendo mais benefícios. 

Principalmente quando falamos de longo prazo, a motivação impacta muito no aprendizado e na forma com que esses ensinamentos vão ser fixados na mente e na vida do indivíduo. 

Quanto mais suave for o aprendizado, independentemente do quão aprofundado seja, mais motivado e engajado o estudante estará.

🔵Leia também: É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja dicas!

Exemplos de microlearning no seu dia a dia 

No nosso dia a dia de trocas rápidas de informação e consumo acelerado de conteúdo, é possível que tenhamos passado por diversas oportunidades de microlearning sem sequer perceber.  

Isso acontece pois os formatos mais conhecidos de microlearning estão presentes em massa na nossa vida. 

Como principal exemplo, podemos citar os podcasts. Áudios de apenas alguns minutos que podemos ouvir enquanto fazemos outras coisas podem nos ensinar muito sobre diversos temas. 

Vídeos rápidos também podem ser considerados uma forma de microlearning. O formato é facilmente incorporado em nossa rotina, por meio do YouTube, Instagram ou TikTok. 

Existem formatos considerados novos, modernos e muito inovadores, como quizzes e gamificação, que colocam o estudante para interagir com o conteúdo e oferecem experiência em troca. 

Também podemos citar estudos de caso, artigos, animações, webséries, entre muitos outros! 

E todos esses formatos também podem ser acessados em dispositivos móveis, como celular e tablet, facilitando ainda mais a possibilidade de aprendizado.

🔵Leia também: Teoria do Flow: como realizar tarefas com concentração e motivação

Como colocar o microlearning em prática 

Para colocar o microlearning em prática, primeiro analise as suas necessidades. Entenda qual habilidade ou qual tema você precisa ou deseja aprender. 

Em seguida, busque entender qual formato se adapta mais à sua rotina, e qual você mais absorve conteúdo. 

Por exemplo, se você prefere ler, artigos, e-books e estudos de caso podem se adaptar melhor a você. Já se prefere ouvir enquanto faz outras coisas, então podcasts e vídeos são os formatos ideais. 

Também é possível misturar formatos para uma maior absorção, como áudio e texto, podcast e e-book, entre outras combinações. 

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão 

E aí, gostou do conceito de microlearning? Achou que faz sentido na sua rotina? 

O mais interessante são as infinitas possibilidades que ele oferece para fazer sua carreira crescer. 

Seja com o ensino tradicional ou com o microlearning, o importante é que você aproveite ao máximo todas as oportunidades de crescer, tanto na carreira, quanto na vida de modo geral. 

Isso porque também é possível usar o microlearning para aprender soft skills ou habilidades socioemocionais. 

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!