Metodologia Lean: o que é, como funciona e como aplicar

Postado em 24 de jun de 2021
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Você já ouviu falar sobre Metodologia Lean? 

Se você está familiarizado com gestão de projetos, ou tem contato com o meio de startups ou até mesmo de negócios mais modernizados, possivelmente já deve ter ouvido esse termo. 

Porém, mesmo já tendo ouvido, é normal ainda ter dúvidas ou até não saber ao certo do que se trata. 

Essa metodologia vem sendo trazida para o meio de negócios para melhorar, otimizar e dar um acabamento mais moderno aos processos dentro de empresas e startups. 

Isso ocorre pois a Metodologia Lean oferece benefícios reais em vários setores de um negócio, desde a indústria até a entrega final. 

Quer conhecer mais sobre essa metodologia? É só continuar lendo aqui! 

 

O que é a Metodologia Lean e como surgiu 

A Metodologia Lean também é conhecida como “Metodologia Enxuta”.

Como o nome já diz, consiste em um método que elimina tudo o que não é essencial em uma empresa, diminuindo desperdícios e deixando os processos mais enxutos. 

Esse método surgiu no final do século XX, na Toyota.

Na época, o objetivo era alcançar a maior qualidade para o consumidor final com o menor gasto de recursos que fosse possível. 

Desde então, a Metodologia Lean vem sendo repetidamente usada nas empresas de todos os portes para enxugar os gastos e melhorar a qualidade final, alcançando resultados reais de economia, produtividade e crescimento.

taiichi-ohno metodologia lean

Na imagem: o inventor da Metodologia Lean, Taiichi Ohno.

Tipos de Metodologia Lean 

Uma das características mais fortes da Metodologia Lean é a capacidade de se adaptar a todo segmento de negócio ou porte de empresa. 

Por isso, podemos dizer que o método se subdivide em tipos, de acordo com cada segmento principal. 

Dessa forma, fica mais fácil e mais intuitivo entender e absorver de fato o conceito por trás dessa metodologia. 

Com isso, podemos citar os tipos: 

1. Lean Manufacturing 

O Lean Manufacturing é a técnica do Lean Thinking aplicado à manufatura e à indústria, priorizando as particularidades presentes neste segmento de mercado. 

É um dos mais tradicionais, uma vez que essa metodologia surgiu inicialmente na fábrica da Toyota.

Foca em reduzir ou eliminar atividades que não entregam valor real. 

2. Lean Office 

O Lean Office tem como foco principal o ambiente interno de escritório, ou até mesmo as áreas administrativas das fábricas. 

Ele tem como grande vantagem se adaptar a esse ambiente e pode inclusive ser usado em culturas remotas e híbridas, onde parte ou toda equipe trabalham no formato home office. 

3. Lean Construction 

No Lean Construction, o segmento em evidência é o setor de construção civil. 

Os princípios usados no Lean Thinking se adaptam à realidade das obras, buscando otimizar toda a construção do início ao fim. 

4. Lean Healthcare 

Trata-se da Metodologia Lean otimizada para a área da saúde, onde o foco principal será melhorar o atendimento final aos pacientes e diminuir desperdícios.

Esses fundamentos podem ser aplicados tanto em hospitais, quanto clínicas, consultórios e casas de saúde. 

5. Lean Startup 

O Lean Startup foi a metodologia pensada para adaptar o Lean Thinking ao ambiente rápido e escalável de startups. 

As startups têm suas próprias particularidades.

O modelo de gestão Lean ajuda na implementação de testes de MVP (Mínimo Produto Viável) e na redução de desperdícios e excessos. 

6. Lean Logistic 

A parte logística do mercado também não ficou de fora do Lean Thinking.

Com o Lean Logistic, as cadeias e operações logísticas também ganham com a otimização adaptada da Metodologia Lean.

Com isso, os fluxos e atividades que agregam valor são mantidos, enquanto os excessos são tirados. 

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Princípios do Lean Thinking 

O Lean Thinking tem 5 princípios principais: 

  1. Valor
  2. Fluxo de Valor
  3. Fluxo Contínuo
  4. Produção Puxada
  5. Perfeição 

Quando falamos sobre “valor”, é preciso olhar para o cliente e entender o que é valor para ele. 

É necessário ter essa resposta para criar um produto ou serviço pelo qual o consumidor está disposto a pagar.

O resto, fora desse conceito, é desperdício e deve ser eliminado. 

Em “fluxo de valor”, é preciso entender quais as etapas que conduzem a empresa ao “valor”, ou seja, à produção daquilo que o cliente vê como valor.

Com isso, é possível identificar e eliminar qualquer etapa que fuja desse conceito. 

Na “produção puxada”, o segredo é pensar em quantidade. 

Excessos não são bons, ou seja, é ideal produzir exatamente o que o cliente irá consumir, sem estoques e sem sobras.

Estoque parado é na realidade, dinheiro desperdiçado. 

Por fim, “perfeição” é também conhecida como melhoria contínua. Não basta fazer esse fluxo uma vez e seguir no automático.

É ideal sempre aprimorar e inserir os princípios do Lean na cultura da empresa.

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Quais são os benefícios da Metodologia Lean para empresas 

A Metodologia Lean traz diversos benefícios para as empresas, indústrias e startups que optam por incluí-la na cultura.  

Não é à toa que, desde quando surgiu, no final do século XX, o Lean ainda vem sendo trazido de forma constante no mercado. 

Além disso, as diversas formações disponíveis no mercado sobre o tema, em que novos especialistas acabam surgindo, não deixam mentir.  

Essa é uma carreira que tende a crescer cada vez mais, na medida que o mercado, as relações de consumo e a concorrência se tornam cada vez maiores. 

Dentre os benefícios que a Metodologia Lean traz para as empresas, podemos citar alguns dos principais: 

Otimização de recursos 

O ponto principal da Metodologia Lean é a otimização dos recursos de uma empresa, ou seja, a melhor utilização de cada um deles a fim de obter o melhor resultado final possível. 

Por recursos, não estamos falando apenas de dinheiro ou de matéria-prima. Recursos envolvem tudo que pode ser mais bem alocado, como: 

  • Tempo;
  • Capital humano;
  • Matéria-prima;
  • Esforço dos colaboradores e fornecedores. 

É importante ressaltar que não existe uma fórmula pronta. Cada setor e cada empresa tem uma forma de otimizar melhor esses recursos.

É importante sempre testar e buscar o melhor resultado possível. 

Aumento no lucro 

Assim como os recursos são mais bem utilizados e os processos acabam sendo mais enxutos, toda a empresa tende a ganhar. 

Enxugando os processos, há uma economia de recursos que não impacta diretamente na produção final.

Com a produção final focada na qualidade e na experiência do cliente, as vendas acabam sendo impactadas no processo. 

Dessa forma, a empresa pode experienciar um grande impacto nas vendas, aumentando o lucro e contribuindo para o crescimento geral do negócio. 

Melhora da produtividade 

Além de impactar diretamente na economia e otimização de recursos, e no aumento do lucro e crescimento da empresa, a Metodologia Lean também beneficia a produtividade de uma empresa e seus colaboradores. 

Isso porque a base dessa metodologia é a eliminação de tudo que é excesso, portanto, os ruídos de comunicação e trabalhos que não agregam também são eliminados. 

Dessa forma, a comunicação fica não só melhor, como também mais fluida e suave. Todos os colaboradores acabam ganhando em produtividade. 

Foco na experiência do cliente 

Além de todos os benefícios que já citamos acima, a Metodologia Lean ajuda a aprimorar mais a experiência do cliente 

Ao focar no produto final e no relacionamento do cliente com ele, você tem a chance de entender mais a fundo todos os pontos que o consumidor mais valoriza. 

Dessa forma, também é possível inovar, oferecendo exatamente o que o usuário precisa. 

Além disso, você tem a chance de fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca, afetando diretamente todos os setores, desde o atendimento até a entrega final.

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Como aplicar a Metodologia Lean 

Para aplicar a Metodologia Lean, inicialmente é preciso que você tenha um alto conhecimento sobre a empresa. Caso não possua, é necessário estudar a fundo as bases, os processos, as pessoas, o objetivo e tudo que a cerca. 

Em seguida, é preciso ter a ajuda de todos os envolvidos, de todos os setores. Esse esforço vai fazer toda a diferença, uma vez que as melhorias são contínuas. O método precisa estar na cultura da empresa. 

Depois, entenda os princípios do Lean Thinking e use ferramentas para mapear o que é realmente importante. Em outras palavras, identificar o que tem impacto positivo no produto final e o que é excesso. 

A Metodologia Lean, como já vimos até aqui, nada mais é do que uma nova forma de enxergar as áreas de gestão e os processos dentro das empresas. 

Com isso, o foco se torna mudar esses processos, visando a melhorar as entregas utilizando menos recursos. Tudo para priorizar a qualidade final, percebida pelo cliente. 

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Redação Blog do EAD

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