O método PDCA se baseia em 4 etapas: planejar, executar, checar e agir. É uma metodologia de gerenciamento que pode ajudar empresas e profissionais a alcançar objetivos.
Só quem já viu um projeto promissor morrer na praia entende a frustração de não ter conseguido fazer a ideia dar certo.
Isso acontece com mais frequência do que se imagina: novas empresas que fecham antes de completar 2 anos, um projeto do trabalho que não bateu a meta, até aquele plano pessoal de ter uma vida mais saudável e que não foi para frente.
O método PDCA foi criado para evitar esses tristes fins.
Entender o que o método PDCA faz, onde pode ser implementado e como fazer as análises necessárias são passos importantes e que servem para contextos pessoais e profissionais.
Quer mudar de carreira e não sabe por onde começar? Aplique o método.
Pretende reorganizar sua forma de estudar? Experimente seguir o PDCA.
Continue a leitura para entender mais:
O que é o Método PDCA
As 4 etapas do Ciclo PDCA
Por que usar o Método PDCA na sua vida pessoal e profissional
Como usar o Método PDCA
O que é o método PDCA
O método PDCA é uma ferramenta de gestão usada nas empresas de todo mundo, dos mais diversos ramos de atividade, e também em situações da vida pessoal.
Seu objetivo é a melhoria contínua de processos. Quando aplicado corretamente, traz agilidade, clareza, constância e precisão nas metas e resultados.
O método PDCA é a junção de 4 fundamentos essenciais de estratégia e eles estão gravados, em inglês, nas iniciais que compõem o nome:
- Plan (planejar)
- Do (fazer)
- Check (checar)
- Act (agir)
Com ele é possível avaliar se os esforços estão trazendo o resultado desejado. E se necessário, corrigir ações e pensar em novas estratégias.
As 4 etapas do Ciclo PDCA
Por ser um processo de melhoria contínua, o método também é conhecido como Ciclo PDCA. Isso acontece porque as análises dos dados, correções de erros e implementações de melhorias devem ser atividades constantes, o que faz o ciclo nunca se romper.
Para entender melhor cada uma das etapas, vamos usar o exemplo simples que citamos lá na introdução deste artigo: o plano pessoal de ter uma vida mais saudável.
1. Plan (planejamento)
Neste passo você deve identificar o problema a ser trabalhado, analisar os dados disponíveis e observar como o processo tem sido executado até então. A partir dessas informações, definir um plano de ação com objetivos claros e prazos definidos.
Por exemplo: como o planejamento entra no plano de ter uma vida mais saudável?
Vamos imaginar que Regina fez alguns exames de rotina e descobriu alterações que podem ser controladas com alimentação e exercício físico.
O seu dia é cheio de demandas e nunca sobra tempo ou disposição para seguir o plano, mas agora não tem saída, é preciso melhorar a qualidade de vida.
Quais são as informações que temos até agora?
- Objetivo: ter uma vida mais saudável;
- Problema: alterações nos exames de rotina e pouco tempo disponível no dia;
- Solução: se exercitar 4x por semana e melhorar a alimentação;
- Dificuldade: manter o foco e disciplina.
Agora, quais são as ações que podem resolver essas questões?
- Se consultar com um profissional de nutrição e seguir um cardápio que atenda suas necessidades;
- Entrar em uma academia e seguir o treino proposto para o biotipo e objetivos da Regina;
- Malhar no primeiro horário, para cumprir o compromisso logo pela manhã.
- Apurar os primeiros resultados em 30 dias.
2. Do (fazer)
Aqui é a fase da execução, hora de colocar em prática (e à prova) tudo o que ficou acertado no plano de ação.
É a partir das percepções, experiências e resultados desta etapa que vamos entender o que faz sentido, quais pontos precisam ser corrigidos e quais são as mudanças necessárias para atingir o objetivo.
Adaptando esta etapa para o caso da Regina, fica mais fácil entender como funciona a execução de um plano de ação.
A consulta com o nutricionista foi ótima e o cardápio tem tudo o que Regina gosta de comer, mas são muitas refeições diárias e pouco tempo para preparar.
Os lanches da manhã e tarde foram pulados e a meta diária de consumo de água não foi atingida. Quanto à atividade física, a matrícula na academia foi feita e as aulas estão pagas até o final do semestre, mas, por ser uma pessoa noturna, Regina faltou em vários dias porque não acordou a tempo.
Com essas informações em mãos, muitas dúvidas surgem: qual mudança deve ser feita? É necessário incluir ou retirar ações? As respostas estão na próxima etapa.
3. Check (checagem)
Essa etapa é o momento de virada do método PDCA. Após o término do prazo estipulado, é hora de analisar os resultados obtidos na execução do plano de ação, confrontar com os objetivos iniciais e seguir para a fase seguinte da ferramenta de gestão.
Como podemos aplicar as atividades desta etapa no caso da Regina?
O primeiro passo é analisar as impressões que temos, depois dos 30 dias de execução do plano de ação:
- No primeiro mês de plano de ação, Regina não seguiu a dieta à risca. O cardápio feito pela nutricionista possui muitas refeições por dia, o que acaba demandando muito tempo de preparo. Algumas refeições foram substituídas por ultraprocessados;
- Malhar no primeiro horário do dia não funcionou. Acordar uma hora mais cedo não é um hábito fácil para um perfil que é mais disposto à noite. Ao longo dos 30 dias, Regina apareceu na academia apenas 5 vezes.
O confronto dos resultados com os objetivos do plano de ação, mostra a necessidade de algumas mudanças. No próximo passo, vamos entender como recalcular a rota e definir estratégias reais que se encaixam com a rotina da Regina.
4. Act (agir)
Quando o resultado não sai conforme o planejado, significa que a ação e prazo definidos para a resolução da questão não foram eficientes, então, se faz necessário mudar os planos e testar novas possibilidades.
Nos casos em que os resultados saem exatamente conforme o esperado, é possível seguir com a estratégia, mas sempre atento ao processo.
Agora vamos analisar os resultados e traçar novas estratégias de execução para o exemplo que estamos trabalhando.
Nos primeiros 30 dias de execução, ficou claro que as ações sugeridas não atendem a rotina de Regina, então será necessário criar novas ações para o que objetivo inicial seja cumprido:
- Ação para seguir o cardápio: Regina pode preparar as refeições indicadas no cardápio nos domingos, congelar as marmitas e comer ao longo da semana;
- Ação para aumentar o consumo de água: manter sempre à vista na mesa do trabalho uma garrafa ou copo d'água. Assim fica mais difícil esquecer o compromisso de ser manter hidratada;
- Ação para ter constância na academia: trocar o horário do treino para depois do expediente. Regina tem mais disposição à noite, então vamos aproveitar essa energia para mudar o horário das atividades físicas.
Com os ajustes identificados, voltamos para a primeira parte do método PDCA, o planejamento. O ciclo se repete em busca da melhoria constante.
Por que usar o Método PDCA na sua vida pessoal e profissional
Você tem à sua disposição uma ferramenta gratuita, que se adapta a diversas situações profissionais e pessoais, cujo objetivo é resolver o seu problema. Por que não usar?
O método PDCA ensina muito mais que uma sequência de passos. Com ele se aprende a observar, entender cenários a partir de números incontestáveis, buscar soluções e melhorias para problemas.
E o mais importante: o método também ajuda a ter disciplina e colocar ordem e regras nos seus planos.
Experimente aplicar o método para melhorar a sua performance profissional, seja para se especializar naquele curso que você sempre sonhou, conquistar uma carreira de destaque trabalhando com o que ama ou ainda desenvolver habilidades do futuro, como a autogestão.
Você consegue aplicar o método nos cursos de pós-graduação da Newton Paiva, por exemplo, em que a metodologia ativa já estimula um aprendizado prático.
A Pós +Carreira EAD Newton Paiva também oferece consultorias quinzenais com profissionais experientes do mercado, graças ao programa de aceleração profissional. Esse programa oferece ferramentas para um aprendizado dinâmico, com temas atuais e certificações trimestrais que vão fazer você se destacar no mercado.
Como usar o Método PDCA
Faça um teste e aplique o método PDCA em alguma questão que precise desse tipo de atenção. Siga a metodologia e entenda na prática a importância de não pular etapas e manter constância.
Vale lembrar que é fundamental entender a teoria do método antes de pôr as etapas em prática. Dessa forma você evita interpretações equivocadas, tempo perdido e mais projetos frustrados.
Outro ponto importante é estabelecer metas possíveis. Não adianta querer resolver problemas que demandam tempo e atenção em um prazo muito pequeno. Planeje com atenção e considere o tempo real das ações para não se frustrar.
Agora que você aprendeu que existem técnicas para tomar decisões melhores, comece a aplicar o método PDCA nos seus estudos, carreira e problemas do trabalho. E lembre-se de respeitar a ordem das etapas e os tempos dos processos.
Comece pelo diagnóstico e análise para criar o plano de ação. Não tenha medo de pôr a mão na massa e seguir as estratégias que foram traçadas na primeira etapa do projeto. Confira se os resultados atendem as expectativas dos objetivos e, por fim, corrija as falhas e melhore os acertos, até bater sua meta.
Conquistar o sucesso profissional exige dedicação, análise do que foi feito no passado, olhos voltados para o futuro e sentidos atentos para o mercado. Esperamos que você tenha sucesso na sua jornada de conhecimento!