Método PDCA: como tomar decisões melhores

Postado em 13 de mai de 2022
Loading...

O método PDCA se baseia em 4 etapas: planejar, executar, checar e agir. É uma metodologia de gerenciamento que pode ajudar empresas e profissionais a alcançar objetivos.

Só quem já viu um projeto promissor morrer na praia entende a frustração de não ter conseguido fazer a ideia dar certo.

Isso acontece com mais frequência do que se imagina: novas empresas que fecham antes de completar 2 anos, um projeto do trabalho que não bateu a meta, até aquele plano pessoal de ter uma vida mais saudável e que não foi para frente.

O método PDCA foi criado para evitar esses tristes fins.

Entender o que o método PDCA faz, onde pode ser implementado e como fazer as análises necessárias são passos importantes e que servem para contextos pessoais e profissionais.

Quer mudar de carreira e não sabe por onde começar? Aplique o método. Pretende reorganizar sua forma de estudar? Experimente seguir o PDCA. Continue a leitura para entender mais!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o método PDCA?

O método PDCA é uma ferramenta de gestão usada nas empresas de todo mundo, dos mais diversos ramos de atividade, e também em situações da vida pessoal.

Seu objetivo é a melhoria contínua de processos. Quando aplicado corretamente, traz agilidade, clareza, constância e precisão nas metas e resultados. 

O método PDCA é a junção de 4 fundamentos essenciais de estratégia e eles estão gravados, em inglês, nas iniciais que compõem o nome: 

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (checar)
  • Act (agir)

Com ele, é possível avaliar se os esforços estão trazendo o resultado desejado. E se necessário, corrigir ações e pensar em novas estratégias. 

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

As 4 etapas do Ciclo PDCA

Por ser um processo de melhoria contínua, o método também é conhecido como Ciclo PDCA.

Isso acontece porque as análises dos dados, correções de erros e implementações de melhorias devem ser atividades constantes, o que faz o ciclo nunca se romper. 

Para entender melhor cada uma das etapas, vamos usar o exemplo simples que citamos lá na introdução deste artigo: o plano pessoal de ter uma vida mais saudável.

1. Plan (planejamento)

Neste passo você deve identificar o problema a ser trabalhado, analisar os dados disponíveis e observar como o processo tem sido executado até então. A partir dessas informações, definir um plano de ação com objetivos claros e prazos definidos.

Por exemplo: como o planejamento entra no plano de ter uma vida mais saudável?

Vamos imaginar que Regina fez alguns exames de rotina e descobriu alterações que podem ser controladas com alimentação e exercício físico.

O seu dia é cheio de demandas e nunca sobra tempo ou disposição para seguir o plano, mas agora não tem saída, é preciso melhorar a qualidade de vida.

Quais são as informações que temos até agora?

  • Objetivo: ter uma vida mais saudável;
  • Problema: alterações nos exames de rotina e pouco tempo disponível no dia;
  • Solução: se exercitar 4x por semana e melhorar a alimentação;
  • Dificuldade: manter o foco e disciplina.

Agora, quais são as ações que podem resolver essas questões?

  • Consultar um profissional de nutrição e seguir o cardápio que atenda suas necessidades;
  • Entrar em uma academia e seguir o treino proposto para o biotipo e objetivos da Regina;
  • Malhar no primeiro horário, para cumprir o compromisso logo pela manhã;
  • Apurar os primeiros resultados em 30 dias.

2. Do (fazer)

Aqui é a fase da execução, hora de colocar em prática (e à prova) o que ficou acertado no plano.

É a partir dessas percepções, experiências e resultados que entende-se o que faz sentido, quais pontos precisam ser corrigidos e quais são as mudanças necessárias para atingir o objetivo.

Adaptando esta etapa para o caso da Regina, fica mais fácil entender como funciona a execução de um plano de ação.  A consulta com o nutricionista foi ótima e o cardápio tem tudo o que Regina gosta de comer, mas são muitas refeições diárias e pouco tempo para preparar.

Os lanches da manhã e tarde foram pulados e a meta diária de consumo de água não foi atingida. Quanto à atividade física, a matrícula na academia foi feita e as aulas estão pagas até o final do semestre, mas, por ser uma pessoa noturna, Regina faltou em vários dias porque não acordou a tempo. 

Com essas informações em mãos, muitas dúvidas surgem: qual mudança deve ser feita? É necessário incluir ou retirar ações? As respostas estão na próxima etapa.

3. Check (checagem)

Essa etapa é o momento de virada do método PDCA. Após o término do prazo estipulado, é hora de analisar os resultados obtidos na execução do plano de ação, confrontar com os objetivos iniciais e seguir para a fase seguinte da ferramenta de gestão.

Como podemos aplicar as atividades desta etapa no caso da Regina? O primeiro passo é analisar as impressões que temos, depois dos 30 dias de execução do plano de ação:

  • No primeiro mês de plano de ação, Regina não seguiu a dieta à risca. O cardápio feito pela nutricionista possui muitas refeições por dia, o que acaba demandando muito tempo de preparo. Algumas refeições foram substituídas por ultraprocessados.
  • Malhar no primeiro horário do dia não funcionou. Acordar uma hora mais cedo não é um hábito fácil para um perfil que é mais disposto à noite. Ao longo dos 30 dias, Regina apareceu na academia apenas 5 vezes.

O confronto dos resultados com os objetivos do plano de ação, mostra a necessidade de algumas mudanças. No próximo passo, vamos entender como recalcular a rota e definir estratégias reais que se encaixam com a rotina da Regina.

4. Act (agir) 

Quando o resultado não sai como planejado, a ação e prazo definidos para a resolução da questão não foram eficientes, então, é preciso mudar os planos e testar possibilidades.

Nos casos em que os resultados saem exatamente conforme o esperado, é possível seguir com a estratégia, mas sempre atento ao processo. Agora vamos analisar os resultados e traçar novas estratégias de execução para o exemplo que estamos trabalhando.

Nos primeiros 30 dias de execução, ficou claro que as ações sugeridas não atendem a rotina de Regina, então será necessário criar novas ações para o que objetivo inicial seja cumprido:

  • Ação para seguir o cardápio: Regina pode preparar as refeições indicadas no cardápio nos domingos, congelar as marmitas e comer ao longo da semana;.
  • Ação para aumentar o consumo de água: manter sempre à vista na mesa do trabalho uma garrafa ou copo d'água. Assim fica mais fácil lembrar do compromisso de se hidratar. 
  • Ação para ter constância na academia: trocar o horário do treino para depois do expediente. Regina tem mais disposição à noite, então vamos aproveitar essa energia para mudar o horário das atividades físicas.

Com os ajustes identificados, voltamos para a primeira parte do método PDCA, o planejamento. O ciclo se repete em busca da melhoria constante. 

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Por que usar o Método PDCA na sua vida pessoal e profissional

Você tem à sua disposição uma ferramenta gratuita, que se adapta a diversas situações profissionais e pessoais, cujo objetivo é resolver o seu problema. Por que não usar?

O método PDCA ensina mais que uma sequência de passos.

Com ele, se aprende a observar, entender cenários a partir de números e buscar soluções e melhorias para problemas. E o mais importante: o método também ajuda a ter disciplina e colocar ordem e regras nos seus planos.

Experimente aplicar o PDCA para melhorar a sua performance profissional, seja para se especializar naquele curso que você sempre sonhou, conquistar uma carreira de destaque trabalhando com o que ama ou ainda desenvolver habilidades do futuro.

Como usar o Método PDCA

Faça um teste e aplique o método PDCA em alguma questão que precise desse tipo de atenção.

Siga a metodologia e entenda na prática a importância de não pular etapas e manter constância. Vale lembrar que é fundamental entender a teoria antes de pôr as etapas em prática.

Dessa forma você evita interpretações equivocadas, tempo perdido e mais projetos frustrados.

Outro ponto importante é estabelecer metas possíveis. Não adianta querer resolver problemas que demandam tempo e atenção em um prazo muito pequeno. Planeje com atenção e considere o tempo real das ações para não se frustrar.

Agora que você aprendeu que existem técnicas para tomar decisões melhores, comece a aplicar o método PDCA nos seus estudos, carreira e problemas do trabalho. E lembre-se de respeitar a ordem das etapas e os tempos dos processos.

Comece pelo diagnóstico e análise para criar o plano de ação.

Não tenha medo de pôr a mão na massa e seguir as estratégias que foram traçadas na primeira etapa do projeto. Confira se os resultados atendem as expectativas dos objetivos e, por fim, corrija as falhas e melhore os acertos, até bater sua meta.

Conquistar o sucesso profissional exige dedicação, análise do que foi feito no passado, olhos voltados para o futuro e sentidos atentos para o mercado.

Esperamos que você tenha sucesso na sua jornada de conhecimento!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!