Quem pode fazer MBA? Qual a titulação? Qual escolher? Descubra aqui!

Postado em 9 de set de 2022
Loading...

Se você está buscando atualização profissional e já se perguntou quem pode fazer MBA, então já adiantamos: você pode, desde que já tenha um diploma de ensino superior.

Se especializar profissionalmente já deixou de ser escolha e se tornou pré-requisito. Isso, é claro, se você deseja alcançar estabilidade e desenvolver uma carreira pautada em reconhecimento e valorização.

Com mercados cada vez mais saturados de profissionais capacitados, quem se destaca leva a melhor! Para isso, é preciso estar atento às inovações da sua área de atuação e inseri-las em sua rotina profissional. E um ótimo caminho para isso são os MBAs.

Mas afinal, por onde começar essa jornada que tem tudo para transformar sua vida profissional? Confira:

 

 

O que é um MBA?

Master Of Business Administration (MBA) traduzido ao pé da letra significa "Mestre em Administração e Negócios". Mas o que é afinal um MBA?

Em resumo, pode ser considerado uma pós-graduação valiosa para o mercado de trabalho. Ele é diferente de um mestrado, mas igualmente relevante para a construção de uma carreira. É o caminho ideal para quem deseja alcançar títulos de liderança no universo dos negócios.

Cada vez mais popular no Brasil, o MBA já é exigência básica em alguns nichos de mercado. Afinal, é a garantia de que você está em constante atualização e por dentro das tendências do segmento em que atua.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Quem pode fazer um MBA?

Essa é uma das perguntas que mais ouvimos sobre o assunto.

A verdade é que qualquer pessoa que tenha um título de bacharel, tecnólogo ou licenciado emitido por uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) está apto a fazer um MBA.

Porém, é importante ressaltar que essa é uma escolha que só faz sentido para alguns profissionais. Por isso, separamos 3 situações em que o MBA pode ser a melhor escolha:

1. Se você busca crescimento profissional

Esse é, de longe, o motivo que mais incentiva profissionais a buscarem por um MBA. É normal que, com o passar do tempo de carreira, as coisas fiquem um pouco monótonas ou estagnadas.

Cursar um MBA ajuda a enriquecer o currículo para alçar novos voos e abre um novo leque de possibilidades. Quem sabe descobrir uma nova paixão dentro de sua área de atuação?

Além disso, aliar a rotina profissional com as aulas é essencial para colocar em prática o aprendizado. É uma ótima saída do conforto para quem busca crescer e renovar os ares.

2. Tem pouco tempo disponível na rotina 

Não tem tempo na rotina para investir no seu crescimento profissional? O MBA é para você! Muitas pessoas, devido à correria do dia a dia, não tem condições de assumir o compromisso com um curso presencial, ou com maior duração. 

Mas com o MBA, apesar de ser um curso intenso e exigente, é possível obter certificado e reconhecimento em até 2 anos.

O tempo de conclusão varia de acordo com a instituição de ensino, no entanto, costuma ser possível concluir o curso após, no mínimo, 360 horas aula assistidas. O melhor é que, justamente por entender que os estudantes contam com um ritmo intenso de trabalho, as aulas geralmente acontecem aos finais de semana ou no período noturno. 

Mesmo assim não consegue acompanhar? Calma, o EAD está aí para te salvar! Tenha acesso a aulas completas disponíveis a qualquer horário. Você faz a sua rotina de estudos!

3. Quer se especializar mais

Encontrou uma vertente dentro da sua área de atuação na qual deseja se especializar? O MBA é o melhor caminho para quem deseja ter domínio sobre áreas específicas de conhecimento.

Mas vale lembrar: um MBA pode também ser a escolha de quem busca mudar a rota da própria carreira e adquirir novas skills, geralmente associadas a gestão e liderança. Portanto, é comum encontrar um mix de profissionais de múltiplas áreas em uma mesma turma.

Está se tornando comum ver administradores se especializando em comunicação, profissionais de vendas em marketing e afins.

Qual a titulação de quem tem MBA?

Ao cursar um MBA, o profissional recebe o título de especialista na área de gestão e administração, podendo ter foco em alguma área.

Esta é uma pós lato sensu, ou seja, concede o título de especialista.

🔵 Leia também: Os 19 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

MBA x Pós: entenda as diferenças

É comum pensarmos que um MBA e uma pós são a mesma coisa.

No entanto, apesar de ambos serem excelentes para somar em uma carreira, possuem particularidades únicas. Particularidades essas que são resultado do diferente foco acadêmico.

Os MBAs tendem a ser mais focados em formação empresarial, gestão e afins. Já a pós-graduação é um termo mais amplo, que se refere a cursos feitos após a conclusão de um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

O foco da pós-graduação não se resume à área de negócios, liderança e gestão. Ela engloba também programas de mestrado e doutorado que têm como objetivo a produção de conhecimento científico.

Sendo assim, as diferenças começam aí: no fato de atraírem públicos diferentes, com diferentes objetivos profissionais. Além disso, ambos se diferenciam pelas abordagens utilizadas em aula. No caso do MBA, há conteúdos teóricos e práticos.

Tudo com uma didática que objetiva preparar o estudante para assumir postos de liderança.

Já em uma pós tradicional, em especial a stricto sensu, o método foca em detalhar o máximo possível da teoria de determinada atuação. Sendo assim, tende a revisitar conteúdos da graduação, mas que não foram aprofundados.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Onde fazer seu MBA

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre cursar um MBA, chegou a hora de descobrir onde fazer seu curso.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos de MBA com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações oferecidas pelas instituições acima seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar seu MBA!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!