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O papel do marketing no agronegócio

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O papel do marketing no agronegócio

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em May 10, 2022 11:00:00 AM | 12 min de leitura

O agronegócio é uma das áreas que mais cresce no Brasil e há anos já contribui massivamente para o giro econômico nacional.  

O marketing no agronegócio tem sido ferramenta essencial para este crescimento, tanto na divulgação e fortalecimento de marcas, quanto para o fornecimento de dados de mercado e consumo para o desenvolvimento de novos produtos.  

Em 2021, a balança comercial do setor rendeu um saldo de US$ 105,1 bilhões, 19,8% acima do valor em 2020.  

Neste cenário, encerrou dezembro de 2021 batendo recordes em exportações. Foram cerca de US$ 9,88 bilhões, 36,5% maior do que em dezembro de 2020. 

O sucesso do segmento reflete, é claro, no crescimento de produtores e especialistas na área. 

Mas afinal, em um nicho que é um dos mais importantes do Produto Interno Bruto (PIB) do país, por que é importante desenvolver um bom marketing?  

Continue lendo e entenda melhor sobre a relação do marketing com o agronegócio e como colocar isso na prática. 

O que você vai ver por aqui: 

Importância do marketing no agronegócio   
3 benefícios do marketing para o agronegócio   
Estratégias de marketing para usar no agronegócio 
Pós em agromarketing: prepare-se para os desafios no campo! 

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Importância do marketing no agronegócio

O marketing no agronegócio se desenvolve amparado em 3 pilares principais. 

  1. Começo: o marketing serve como ponte para dar vida às plantações, atuando na divulgação de marcas de insumos e fertilizantes. O foco é atrair o produtor; 
  2. Meio: o marketing é uma ferramenta para divulgar a colheita para as empresas que a utilizam como matéria-prima. O foco são indústrias, grandes e médias corporações.  
  3. Fim: o marketing aparece no final do processo, focado no cliente final. 

Percebe? De uma forma ou de outra, as estratégias de marketing exerceram papel fundamental na cadeia de consumo e produção do agro. Desde o início da produção até o fim, sendo peça importante no incentivo ao consumo.  

Isso porque o agronegócio é uma engrenagem que depende de todo este processo para seguir funcionando. O marketing é o combustível para que a engrenagem permaneça girando.  

3 benefícios do marketing para o agronegócio 

Interação com público-alvo  

É como dizem: quem não é visto não é lembrado. E nem o agronegócio escapa disso! 

Se você deseja ser visto pelo público para o qual você deseja vender, precisa de boas estratégias para chamar a atenção dele. 

Pense em você mesmo como exemplo. Se falarmos, por exemplo, a palavra “refrigerante”, qual marca vem na sua mente primeiro? 

Provavelmente alguma que invista fortemente em marketing, o suficiente para sempre ser lembrada pelos consumidores como referência no segmento em que atua.  

É isso que o bom marketing faz, cria essa associação que nunca mais será esquecida.  

No caso do agronegócio, as ações de marketing podem envolver eventos, dias de campo, presença em feiras e exposições comerciais, além das mídias já conhecidas: televisão, rádio, mídias físicas em lojas e parceiros e internet.  

Fornecimento de dados de mercado 

O marketing tem outra função muito importante para o agronegócio que é o fornecimento de dados e informações sobre mercado e público consumidor.  

As agrobusinesses precisam entender o movimento do mercado e preferências de consumo para desenvolver novos produtos e serviços.  

Por exemplo: desde o início dos anos 2000 aumentou a preocupação ambiental por parte da população. Com isso, surgiu um público interessado em consumir produtos que não causem grandes impactos ambientais.  

Assim, surgiu todo um mercado de produtos orgânicos, com baixa emissão de carbono e contrapartidas ambientais.  

Portanto, o marketing tem essa função de estar sempre em busca das tendências e mudanças de comportamentos da sociedade, preparando as empresas para oportunidades de negócio e prevenindo ameaças. 

Desenvolvimento de marca e autoridade de mercado 

Vender implica demonstrar aos seus possíveis clientes que os seus produtos são as melhores opções. 

Especialmente no agronegócio, um mercado amplamente competitivo, como se destacar? 

Por meio de estratégias de marketing focadas nos diferenciais que você pode oferecer e nos valores agregados que pode trazer aos clientes. 

Além de ser reconhecido como autoridade no segmento e referência em qualidade, construa um espaço exclusivo no imaginário do seu público-alvo. 

Estratégias de marketing para usar no agronegócio 

Sabemos que existe um longo caminho entre a teoria e a prática, especialmente quando falamos em aplicar estratégias de marketing.  

Mas, antes de tudo, é preciso ressaltar que marketing é uma ferramenta a longo prazo que exige constante conhecimento e testes e mais testes. 

Todos os dias o mercado muda e, com ele, as formas de consumo. Por isso, atualização é sempre necessária! 

E tenha em mente: errar para acertar é essencial, o marketing fala com pessoas – pessoas são diversas e vivas, cada uma com sua particularidade. 

Comece hoje a encontrar a linguagem ideal para passar a sua mensagem a estas pessoas.  

Tenha um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico de marketing bem elaborado é o que te difere em um mercado cada vez mais competitivo.  

Especialmente nos últimos anos, com um cenário de crise econômica, obrigando empresas e organizações a ampliarem suas visões comerciais e de mercado.  

Alinhar suas estratégias de marketing com esse momento do mercado é uma excelente base para gerar bons resultados.  

Sendo assim, não dá para fugir, o marketing está diretamente interligado com estratégias empresariais.  

Apesar do Brasil possuir vasta produção no segmento agro, nunca assumiu o status de líder de mercado a nível global. Sendo aí um dos maiores desafios do marketing no agronegócio: elaborar estratégias efetivas para alcançar esse posicionamento junto ao mercado mundial. 

Estamos falando de concorrências como Estados Unidos, Inglaterra e China, analisar as estratégias utilizadas por estes países e filtrar aquilo que cabe no contexto brasileiro. 

Equilibrando cada vez mais o marketing e market share, levando o país a uma participação mais intensa e ativa no cenário internacional, agregando mais valor aos produtos. 

O marketing no agronegócio ajuda a impulsionar a economia nacional.

Marketing Digital no agronegócio

O marketing digital traz bons resultados para diferentes mercados, inclusive para o agronegócio, quando bem executado.  

Por meio de estratégias digitais é possível mensurar resultados, conversões em vendas, crescimento de mercado e de nicho de atuação. 

Além de conseguir uma visão macro da concorrência e do seu lugar diante da competitividade de mercado.  

É possível criar metas baseadas em dados reais, portanto, possíveis de serem alcançadas. Ainda, realizar testes para ir traçando o melhor caminho para alcançar os objetivos idealizados.  

Conheça, mensure, aprenda a impactar sua audiência e o mercado em que atua, tudo com estratégias de marketing digital.  

Trabalhar com dados é fundamental para o crescimento empresarial de uma empresa, especialmente em médio e longo prazo.  

Crie uma personalidade para sua marca

Com o passar dos anos, a ideia de marketing foi se difundindo ao redor do mundo e, com isso, sofrendo interpretações, muitas vezes, equivocadas. 

Marketing, ao contrário do que alguns pensam, não se trata de criar ilusões, divulgar falsas verdades e vender coisas irreais. A verdade é que uma boa estratégia de marketing, seja digital ou não, não se ampara em princípios como estes. 

Marketing também é sobre se relacionar, comunicar e conversar com pessoas, pessoas que consomem os produtos de uma marca. É sobre passar uma mensagem de maneira com que ela seja compreendida e gere identificação no outro.  

Para fazer isso, não basta investir em vendas, promoções e "falsidade". Se quisermos nos conectar com o real, é preciso ser real. Por isso, é fundamental criar uma personalidade para sua marca.  

Quem é a sua marca? Com quem ela gostaria de falar? Com quais palavras? O que ela deseja conseguir dessas pessoas com as quais se conecta? 

Essas são algumas perguntas básicas que devem ser respondidas no momento de criar uma personalidade. 

Afinal, pessoas reais só se conectam com pessoas reais, que compreendam o que elas vivenciam e entendam o que desejam.  

A personalidade será o rosto da sua marca, aquilo que os clientes sempre se lembrarão, é o comportamento que definirá todo o resto.  

Justamente por isso é preciso um trabalho minucioso para a criação desta personalidade ideal, desde vocabulário a causas que deseja defender e afins.  

É preciso que tudo esteja perfeitamente alinhado aos valores que você acredita. Só assim impactará clientes de fato interessados e que possuam alguma identificação com o que sua marca pode oferecer.  

Pós em agromarketing: prepare-se para os desafios no campo!

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