Habilidades socioemocionais: o que são, importância e como desenvolver

Postado em 14 de fev de 2021
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Você sabe o que são habilidades socioemocionais?

Esse conjunto de competências diz respeito à forma como um indivíduo se comporta diante das situações. Ou seja, como ele age e toma decisões no dia a dia. Essas habilidades estão cada vez mais em relevância no mercado de trabalho.

Afinal, além de profissionais com domínio técnico, as empresas têm buscado pessoas proativas, comunicativas, empáticas e que trabalhem bem em equipe. Todas essas características são habilidades socioemocionais.

Por mais conhecimento que um profissional tenha, a forma como ele reage, se comporta e se relaciona diante dos colegas e situações rotineiras também reflete no seu desempenho e no desenvolvimento da empresa como um todo.

Por isso, os recrutadores têm procurado por candidatos que busquem se desenvolver em ambos os aspectos — tanto técnicos quanto emocionais. Neste artigo, explicaremos mais sobre habilidades socioemocionais e por que são tão importantes para sua carreira.

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O que são habilidades socioemocionais?

Também chamadas de soft skills, as habilidades socioemocionais são competências de caráter interpessoal relacionadas aos traços comportamentais de um indivíduo.

Diferentemente das habilidades técnicas, as socioemocionais são mais difíceis de determinar e quantificar, afinal são características extremamente subjetivas.

Para você entender melhor, vamos a um exemplo: imagine Clara, uma mulher de vinte e cinco anos que acabou de se formar em Direito. Claro tem um amplo conhecimento de legislação e se formou como a primeira de sua turma.

Você acha que as habilidades técnicas proporcionadas pela graduação serão suficientes para Clara exercer plenamente sua profissão? A advocacia é uma profissão que exige uma alta capacidade persuasão, senso de liderança, boa comunicação, senso crítico e muita proatividade.

Dessa forma, para exercer plenamente sua profissão e conquistar um cargo de destaque, é essencial que Clara  trabalhe essas habilidades, além dos conhecimentos técnicos da profissão. Todas essas aptidões são soft skills.

É por isso que as empresas têm buscado cada vez mais por profissionais que vão além das competências técnicas do cargo, observando e priorizando padrões comportamentais condizentes com o esperado para a vaga.

A diferença entre soft skills e hard skills 

Ao lado das soft skills, caminham as hard skills.

Essas são habilidades técnicas, que podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops, cursos de graduação, especializações e cursos de língua estrangeira. Ou seja, corresponde a todo repertório técnico de uma profissional.

Para exemplificar melhor, vamos voltar a Clara, personagem fictícia do tópico anterior.

Imagine que Clara, que é formada em Direito, gostaria de atuar como defensora pública. Qual seria a melhor forma de Clara se desenvolver nesse ramo? Possivelmente uma pós-graduação em direito público seria um bom começo.

Nesse caso, a especialização é a melhor forma de Clara desenvolver as hard skills necessárias.

Dessa forma, podemos dizer que a diferença entre as soft e hard skills é que a primeira fala de um aspecto mais  comportamental do profissional , e a segunda, de habilidades mais técnicas.

De forma geral, os dois grupos se completam. Ou seja, o profissional que dominar tanto as hard quanto soft skills certamente se destaca muito no mercado de trabalho.

Exemplos de soft e hard skills

Abaixo, trazemos exemplos de soft skills:

  • Colaboração
  • Inteligência Emocional
  • Trabalho em equipe
  • Empatia
  • Comunicação eficaz
  • Liderança de equipe

Veja, agora, os exemplos de hard skills:

  • Graduação;
  • Cursos técnicos e/ou livres;
  • Pós-graduação;
  • Conhecimento prático em determinado processo;
  • Habilidades ligadas à tecnologia.

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Por que as habilidades socioemocionais são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores

Diferente de uma competência técnica, as habilidades comportamentais não podem ser adquiridas através de curso ou livros.

As soft skills são muito mais subjetivas, e seu processo de desenvolvimento é longo. Ou seja, é muito mais fácil treinar um profissional tecnicamente do que mudar o seu comportamento.

Desse modo, profissionais que apresentam soft skills são extremamente importantes, porque são capazes de ter mais foco, engajamento, motivação e produtividade. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento e crescimento de um negócio.

Por isso, muitas empresas têm optado por contratar profissionais mais preparados emocionalmente do que tecnicamente.

 

 

 

As habilidades socioemocionais mais desejadas pelo mercado de trabalho

Agora que você já sabe o que são habilidades socioemocionais, vamos apresentar as mais valorizadas pelo mercado de trabalho na atualidade. Confira:

  1. Trabalho em equipe: saber trabalhar em grupo é essencial para o meio profissional, já que é comum que equipes sejam divididas em times. Além disso, é do pensamento coletivo e da tomada de decisão em conjunto que nascem ideias inovadoras.
  2. Responsabilidade e comprometimento: parece óbvio, mas é válido mencionar. Essas são habilidades primordiais, utilizadas durante toda a rotina de trabalho. Com a pandemia e o aumento dos postos de trabalho em home office, tornou-se ainda mais essencial.
  3. Comunicação interpessoal: todas as profissões dependem em determinado grau de boas relações interpessoais, seja com os próprios colegas ou com os clientes. Para isso, saber se expressar de forma eficaz e objetiva é essencial.
  4. Capacidade de resolver conflitos: por melhor que seja o ambiente de uma empresa, os conflitos são inevitáveis. É por isso que um profissional que saiba lidar e resolver conflitos é essencial para uma organização.
  5. Proatividade: não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os profissionais. Esses profissionais não esperam ser demandados e mostram muita autonomia para tomar atitudes e encontrar soluções para os problemas que surgem.
  6. Capacidade de trabalhar sob pressão: assim como os conflitos, os momentos de pressão no ambiente corporativo também são. Podem acontecer por imprevistos ou demandas naturais do trabalho, então é preciso saber lidar com eles.
  7. Inteligência emocional: é um conceito da psicologia que vem sendo cada vez mais empregado no mundo do trabalho. Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos, tendo disposição para lidar da melhor forma com eles.
  8. Pensamento crítico: ter pensamento crítico possibilita que os profissionais pensem fora da caixa e tragam sugestões criativas e inovadores para o seu ambiente de trabalho, o que é indispensável para o crescimento de qualquer instituição.
  9. Habilidades de negociação: essa não é uma característica importante somente para aqueles que trabalham com vendas ou em cargos altos de uma organização. Quem tem habilidades de negociação conseguem argumentar melhor em reuniões e tendem a sempre tentar chegar a um consenso na equipe.

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Como desenvolver suas habilidades socioemocionais

Abaixo, confira duas formas de começar a desenvolver suas habilidades socioemocionais:

1. Autoconhecimento 

O primeiro passo para desenvolver soft skills é desenvolver seu autoconhecimento. Afinal, só ele permitirá que você entenda quais são os seus pontos fracos e fortes.

Dessa forma, o mais importante é olhar para suas experiências passadas e identificar o que deu certo e errado no seu método de trabalho. Assim, é possível perceber suas principais competências interpessoais e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas. 

2. Feedbacks

Outra estratégia é pedir feedbacks. Converse com seus colegas e gestores, questionando-os sobre suas principais qualidades e defeitos profissionais.

A partir dessas conversas, será possível determinar quais habilidades socioemocionais você ainda precisa desenvolver para conquistar mais oportunidades em sua trajetória profissional.

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