Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de pós-graduação

Especialização EAD: vantagens e boas práticas [Guia Completo]

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Cursos de pós-graduação

Especialização EAD: vantagens e boas práticas [Guia Completo]

Redação
Por Redação em Oct 26, 2022 12:15:00 AM | 13 min de leitura

Quando se fala de Educação a Distância, o famoso EAD, várias dúvidas surgem, principalmente a respeito de qualidade e tempo de dedicação. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o EAD, impulsionado pelas adaptações à pandemia de COVID-19, tem se tornado cada vez mais requerido.

Em 2017, por exemplo, 81% dos entrevistados disse que não faria um curso de graduação EAD. Porém, em 2020, 78% dos entrevistados disse que faria uma graduação EAD. 

Afinal, o que mudou? Segundo a pesquisa, os motivos giram em torno de valores acessíveis e descontos oferecidos pelas instituições, além da praticidade e facilidade de acesso onde quer que esteja. 

Vamos conversar sobre isso? Acompanhe o texto para descobrir como funciona a especialização EAD!

O que é a especialização?
Existe diferença entre especialização e pós-graduação?
Como funciona a especialização EAD
As vantagens da especialização EAD
Como saber se a pós-graduação é reconhecida pelo MEC
Vai começar uma especialização EAD? Confira essas boas práticas
O título que você vai receber após terminar a especialização EAD
Como colocar a especialização EAD no currículo e no LinkedIn

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

O que é a especialização? 

O curso objetiva formar especialistas em certas áreas do conhecimento.

A partir desse curso, o estudante se torna um profissional ainda mais capacitado para lidar com demandas específicas e pertinentes à área que se aprofundou. 

Por exemplo, uma pessoa formada em Comunicação Social pode fazer uma especialização em Gestão de Comunicação e Marketing se tiver interesse em crescer na área e se referenciar. 

Entenda o que é uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu

Existe diferença entre especialização e pós-graduação? 

Essa é uma das perguntas que costuma aparecer quando falamos de especialização.

A realidade é que essa modalidade é um tipo de pós-graduação, pois esta é entendida como todos os cursos feitos após a finalização da graduação. 

Além da especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e MBA (Master in Business & Administration) também são pós-graduações. 

Como funciona a especialização EAD 

A busca pela especialização EAD é um reflexo das mudanças no mercado de trabalho, que exige atualização constante e versatilidade para se adaptar às novas tecnologias.

Para isso, vamos entender como esse sistema funciona. 

1. Ingresso 

A experiência e os trâmites da pós-graduação diferem da graduação. Há menos etapas e costuma ser mais rápido de concluir, dependendo da modalidade.

O primeiro ponto é o ingresso. Cursos chamados lato sensu, como especializações e MBAs, exigem apenas o diploma ou certificado de conclusão do ensino superior. 

Já os stricto sensu, como mestrados e doutorados, realizam processos seletivos que envolvem análise curricular, provas e entrevistas.

Os candidatos também precisam apresentar um projeto de pesquisa. 

2. Duração

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. 

Mas há tipos de pós-graduação que têm uma duração maior.

No caso da especialização, do MBA e do mestrado, a duração é de 2 anos, enquanto o doutorado leva cerca de 4 anos para ser finalizado. 

3. Aulas 

Com uma mistura de aulas teóricas e práticas, acontecem pelo menos uma vez por semana.

No caso da EAD, são aulas remotas e em plataformas disponibilizadas por cada Instituição de Ensino Superior (IES), também chamadas de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

4. Avaliações 

Cada curso possui uma forma específica de avaliação, baseando-se em seminários, provas, produção de artigos e demais tipologias.

O famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também acontece, mas com modelos específicos por modalidade. 

No caso de MBA e especialização, exige-se a apresentação de um artigo, estudo de caso ou projeto experimental para finalizar o curso. 

Já no mestrado, pede-se uma dissertação, enquanto no doutorado, tese.

Os trabalhos trazem resultados e conclusões de estudos e pesquisas realizadas durante o curso, que devem ser defendidas e passar por banca de avaliação, obtendo, assim, o tão esperado título. 

Contudo, uma resolução do MEC publicada em 2018 retirou a obrigatoriedade da entrega e apresentação de um TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu. 

As vantagens de uma especialização EAD

4 vantagens da especialização EAD 

Segundo a pesquisa da ABMES, estima-se que até 2023 mais da metade (64%) das matrículas no ensino superior brasileiro sejam na modalidade EAD. 

Isso está diretamente ligado com uma mudança de olhar por parte dos estudantes e do mercado, que veem no EAD uma oportunidade de se especializar e buscar melhores condições de trabalho. 

Além do ganho a médio prazo com a especialização, vamos listar as principais vantagens de fazê-la EAD. 

1. Flexibilidade 

As especializações EAD permitem melhor manejo de horário para os estudantes.

É possível assistir aula de qualquer lugar, desde que esteja devidamente conectado à internet. 

Além disso, quem possui emprego em horário integral consegue acompanhar as aulas e se manter a par do conteúdo, visto que os encontros online com o professor ficam gravados nas plataformas específicas das IES.

É facilidade na palma da mão! 

2. Valores 

As especializações EAD possuem preços mais atrativos do que as presenciais. Há também a possibilidade de garantir descontos e bolsas de estudo para ingressar. 

Outra economia é a de locomoção, seja no tempo na rua ou desembolsando com transporte coletivo, aplicativo ou combustível. 

3. Mesma qualidade do ensino presencial 

A qualidade de ensino do EAD não difere do presencial. O que muda é a organização do estudante com sua rotina diária e sua rotina acadêmica.

Com tudo devidamente ajeitado, não há dano no conhecimento adquirido e a tendência é de sucesso. 

A qualidade do EAD, aliás, é garantida pelo Ministério da Educação por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação à distância. 

4. Unindo as rotinas 

Como falamos no tópico 1, a flexibilidade é um dos maiores atrativos do EAD.

Outro benefício dessa modalidade é a possibilidade de unir as rotinas, visto que há como trabalhar e fazer a especialização remota, agregando, durante o tempo de estudo, o conhecimento adquirido à vida profissional. 

Como saber se a pós-graduação é reconhecida pelo MEC 

Um ponto essencial ao procurar uma instituição de ensino para fazer sua especialização é conferir se o local é reconhecido pelo MEC.

A avaliação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para garantir um padrão de qualidade no ensino. 

A avaliação é realizada somente em cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, especializações e MBAs não são avaliados.

Por isso a importância de, na hora de escolher uma pós, verificar se a IES que a oferta é autorizada ou reconhecida pelo MEC.

Assim, é possível saber se o local atende todos os padrões exigidos, dentre eles qualidade geral, corpo docente e grade curricular. 

Para saber se uma IES é reconhecida pelo MEC, basta acessar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior

Vai começar uma especialização EAD? Confira essas boas práticas 

Organização 

Assim como qualquer outra modalidade de pós, é preciso que o estudante tenha em mente como adaptar sua rotina para encaixar os estudos e possíveis demandas exigidas. 

Para isso, organize cadernos e canetas específicos para se concentrar nesse momento de estudo e ter os conteúdos devidamente atualizados e de fácil interpretação por si mesmo. 

Organize também como ficarão suas outras responsabilidades e como lidará com imprevistos . 

Gestão de tempo 

Reflita sobre qual horário irá dedicar para cada responsabilidade no seu dia.

Os períodos que possuirá livres, os momentos que serão apenas para estudo, outros apenas para trabalho, etc. 

Comprometimento 

Há quem pense que, por ser uma modalidade a distância, o curso seja de pouca dedicação. 

Muito pelo contrário: exige tanto comprometimento quanto uma especialização presencial.

Por isso, não deixe que fatores externos atrapalhem sua concentração e sua vontade de conquistar o título de especialista. 

Atenção aos horários 

Programe-se para assistir à aula em algum momento.

Seja ao vivo ou gravada, é essencial que você tire um período da semana, conforme sua disponibilidade, para ver toda a aula e se organizar com as demandas. 

Converse com o seu gestor

Se você trabalha e começará uma especialização, conte para o seu gestor. 

É importante que a empresa tenha ciência de que você está buscando conhecimento e melhorias de aptidão e experiência, além de entender que sua rotina terá mais uma responsabilidade fora dos portões da firma. 

O título que você vai receber após terminar a especialização EAD 

Quando começar a pós-graduação, você será chamado de pós-graduando.

Após concluir sua especialização, dentro de, provavelmente, um a dois anos, seu título será de pós-graduado ou “Especialista em x coisa”. 

No caso do comunicador que citamos há pouco, a pessoa seria graduada em Comunicação Social com especialização em Gestão de Comunicação e Marketing. 

Como colocar a especialização EAD no currículo e no LinkedIn  

Ter uma especialização faz você se destacar entre os candidatos a uma vaga de emprego.

Por isso, é muito importante colocar a pós no LinkedIn e no currículo tradicional. 

No que diz respeito ao currículo, adicione a formação na parte de “escolaridade”, logo após a graduação. É possível nomear conforme explicamos no tópico de titularização. 

No LinkedIn, adicione a formação na área de “Formação acadêmica”, no seu perfil pessoal.

É interessante também fazer uma publicação no feed de notícias contando sobre a nova experiência. 

Conheça a Pós +Carreira EAD Newton Paiva

Agora que você já conhece os vários benefícios da especialização EAD, que tal procurar uma instituição de ensino de qualidade e que se preocupa com a formação profissional? 

Os cursos da Pós +Carreira EAD Newton Paiva são 100% online.

O estudante recebe 5 certificados ao longo do curso, que podem ser incluídos no currículo antes de terminar a pós. 

Ele também conta com um programa de aceleração profissional para ajudá-lo a se recolocar no mercado ou receber melhores ofertas de trabalho.

Que tal começar a mudar a realidade? Venha fazer sua especialização EAD na Newton Paiva! 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Leia também:

Cursos de pós-graduação

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Social listening: como as pessoas interagem com a sua marca?

Ter uma presença digital se tornou obrigatório para as empresas dos mais diferentes tamanhos e setores. Mas não basta ...
6 min de leitura

O que vem depois da pós-graduação?

Em grande parte dos dias, estamos completamente focados nas nossas responsabilidades atuais. Não raramente, estudos e ...
13 min de leitura

Uma pós que atenda seus objetivos? Conheça a aprendizagem adaptativa

Você sabe o que é aprendizagem adaptativa?
11 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de pós-graduação
Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Posts mais recentes