Os impactos da diversidade no ambiente de trabalho

Postado em 4 de ago de 2022
Loading...

Num momento cada vez mais globalizado, a diversidade impacta diretamente nas relações sociais e profissionais, inclusive nas empresas.

Organizações como Google, Facebook, Coca-Cola e O Boticário possuem uma firme política de diversidade no ambiente de trabalho, oferecendo oportunidades com esse enfoque, e ganhando muito com essa iniciativa.

Conforme uma pesquisa recente feita pela DDI, empresa de análise e pesquisa, e a Ernst & Young (EY), quando a diversidade ultrapassa 30%, a companhia tem lucros maiores.

Já uma pesquisa da Stanford Graduate School of Business indicou que ações de empresas com maior diversidade de gênero sobem mais.

Os benefícios do incentivo à inclusão, dessa forma, podem ser compreendidos como aceitação e respeito pelas diferenças mas, também, como uma estratégia de negócio.

Entenda quais são os impactos da diversidade no ambiente de trabalho e a importância desse fator no mundo atual. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa diversidade?

Você sabe o que é diversidade? Esse termo indica um considerável número de indivíduos diferentes entre si. Essa diversidade diz respeito à cor, orientação sexual, religião, etnia, idade, formação cultural, idiomas, educação, habilidades e outros fatores.

Ter um ambiente diverso dispõe de uma força de trabalho variada, heterogênea e com diferentes características entre si, além de diferentes pontos de vista.

Conforme a pesquisa da DDI que citamos, as mulheres representam atualmente menos de um terço dos papéis de liderança (29%).

Promover a diversidade auxilia nesses casos quando, por exemplo, a empresa dá mais oportunidades para mulheres, incluindo mulheres negras, que são mães ou estrangeiras.

🔵 Leia também: A importância da diversidade geracional no trabalho

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Um dos maiores impactos da diversidade no ambiente de trabalho, além de toda a consciência social e de respeito envolvidas, diz respeito aos diferentes pontos de vista que podem ser ouvidos sobre diferentes assuntos.

Uma equipe heterogênea estimula inovação e permite maior gama de soluções de problemas. Além disso, é possível aprender muito sobre comunicação adequada a diferentes públicos.

Conforme uma pesquisa da Hay Group Brasil, publicada pela Harvard Business Review, em empresas onde o ambiente de diversidade existe e tem importância, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.

Confira outros pontos da importância da diversidade no ambiente de trabalho:

Diminuição do número de conflitos

Há uma tendência de diminuição de conflitos em empresas em que há respeito pela diversidade. A razão disso é a convivência ser mais saudável com relação às diferenças, tornando a rotina agradável e fácil de ajustar possíveis empecilhos ou divergências no grupo.

Atração e retenção dos colaboradores

Uma empresa reconhecida pela diversidade atrai diferentes pessoas em seus processos seletivos. Os candidatos ficam muito interessados em trabalhar num lugar admirado pela diversidade de equipe.

Isso facilita a atração e retenção de talentos, visto que haverão muitas opções de candidatos para preencher as vagas oferecidas. No dia a dia, a facilidade na retenção persiste, visto que um ambiente respeitoso e diverso ajuda no clima interno, aumentando, inclusive, a produtividade.

Melhores resultados

Conforme citamos anteriormente, a produtividade é alavancada com a diversidade e com a possibilidade de um ambiente mais agradável de trabalho.

Os melhores resultados são alcançados, também, devido a atmosfera estimulante, colaborativa e acolhedora que é criada na associação, visto que esse clima mais convidativo de ambiente de trabalho impacta positivamente na qualidade de vida dos funcionários.

Perspectivas diferentes

Pessoas diferentes e vindas de locais diferentes podem incrementar muito no ambiente de trabalho. Isso se dá pela variedade de características, habilidades e experiências do grupo.

Não podemos deixar de citar que isso impacta na variedade de perspectivas sobre assuntos diversos, o que é muito benéfico quando se trata de planejar e executar uma estratégia de negócios.

Isso também impacta nas taxas de inovação e melhorias dentro do espaço trabalhado.

Soluções e criatividade

Por consequência, diversidade de perspectiva promove maior criatividade no ambiente de trabalho, já que são pessoas vendo a mesma coisa de maneiras diferentes e, inclusive, mais rápidas.

Isso é benéfico no mercado competitivo existente, pois quem encontra soluções criativas para problemas complexos se destaca entre os outros. Sendo assim, a empresa e o funcionário saem na frente.

Melhor tomada de decisão

O Cloverpop, plataforma online de tomada de decisões, encontrou uma ligação direta entre a diversidade no local de trabalho e a tomada de decisões.

Os pesquisadores descobriram que, quando equipes diversas tomam uma decisão de negócios, superam os tomadores de decisão individuais em até 87% das vezes.

Isso se dá por motivos que falamos acima, da troca de experiências diversas, aumento de pontos de vista e estímulo à criatividade.

Inclusive, isso pode afetar positivamente no lucro da empresa.

Funcionários mais engajados

A diversidade no ambiente de trabalho leva a um maior engajamento dos funcionários. A justificativa é simples: por se sentirem incluídos e com maior qualidade de vida, ficam mais engajados.

Fato que impacta na baixa rotatividade de funcionários que empresas que pregam a diversidade podem ter.

Melhor reputação da empresa

As empresas que aclamam a diversidade no ambiente de trabalho se destacam como boas organizações perante a sociedade, principalmente por se mostrarem mais humanas e socialmente responsáveis.

A empresa passa a ficar mais interessante perante os olhos de clientes, colaboradores e interessados.

🔵 Leia também: Por que as empresas deveriam buscar profissionais neurodivergentes

Como lidar com a diversidade no ambiente de trabalho

Apoiar a diversidade começa no processo seletivo.

Chamado de recrutamento inteligente, os recrutadores procuram profissionais com perfis diversos, visando exatamente os pontos que falamos acima, de montar um ambiente heterogêneo, promovendo a variedade de ideias, experiências e pontos de vista, impedindo que seja formada uma equipe com indivíduos semelhantes.

Uma tática é fazer a seleção às cegas, retirando, por exemplo, nome, idade, gênero e estado civil, fatores que não condizem com as qualificações do profissional, analisando, assim, apenas as competências que vão impactar no dia a dia do trabalho, como as experiências profissionais anteriores e formação.

Dessa forma, escolhe-se o profissional pelo que ele tem a oferecer a vaga que está em aberto.

Um dos pontos mais importantes de lidar com a diversidade no ambiente de trabalho é o poder da escuta ativa. Entender e respeitar as diferenças está diretamente ligado ao fato de ouvir as opiniões, vivências e experiências com calma e compreensão.

Essa postura deve ser repassada para os funcionários de toda a instituição, incentivando as práticas respeitosas entre os indivíduos.

Campanhas de endomarketing, como palestras e conscientização no ambiente de trabalho, são essenciais para que a convivência seja saudável entre a equipe.

Além disso, é importante que gestores e equipes trabalhem a inteligência emocional para lidar com a diversidade no ambiente de trabalho.

A partir dessa característica bem desenvolvida, com maior habilidade de empatia, inclusão, paciência e pertinência, é possível que a experiência da diversidade seja ótima para ambas as partes envolvidas.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!