A importância da diversidade geracional no trabalho

Postado em 5 de ago de 2022
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Você conhece o termo diversidade geracional?

Ele se refere à pluralidade de gerações existentes, sendo muito utilizado para lembrar da importância de ter políticas que abranjam os mais diversos perfis de pessoas.

Atualmente, ignorar essa diversidade, assim como menosprezar um determinado grupo de pessoas, não apenas é uma atitude obsoleta e antiética, como também pode trazer diversos malefícios para a sociedade.

Pensando no mercado de trabalho, por exemplo, o preconceito pode impossibilitar trocas entre as gerações que poderiam ser muito ricas e trazer benefícios para o ambiente corporativo.

Neste artigo, falamos sobre a importância da diversidade geracional no trabalho. Fique conosco e entenda mais sobre o assunto! Confira:

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O que é diversidade geracional?

No contexto do mercado de trabalho, diversidade geracional é a capacidade de abranger e integrar profissionais de diferentes faixas etárias em um mesmo ambiente de trabalho.

Ou seja, é o processo de acolhimento da pluralidade de perfis sociais, comportamentais e culturais que as diferentes gerações possuem.

Contudo, é importante ressaltar que, quando falamos de diversidade, não existe um intuito de priorizar determinado grupo acima de outro. A máxima desse conceito é que todos os indivíduos devam ser respeitados e valorizados de forma igual, independente da sua idade.

Afinal, cada geração tem algo diferente a oferecer ao mercado de trabalho, sendo muito saudável e produtivo que diferentes grupos etários trabalhem de forma colaborativa.

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Os benefícios da diversidade geracional para as empresas

Além de valorizar os diversos perfis profissionais, você sabia que a diversidade geracional tem impactos positivos importantes para as organizações?

É o que aponta um estudo realizado pela McKinsey & Company. O levantamento indica que uma equipe com vários perfis gera mais valor, desempenho e lucratividade para as empresas.

A pesquisa revelou, também, que as organizações que investem na diversidade geracional tem uma margem lucrativa 21% maior do que as que não investem, por exemplo.

Além disso, podemos apontar outras benefícios dessa prática, que são:

Criatividade e inovação

Profissionais de perfis diferentes ajudam a empresa a desenvolver projetos criativos e inovadores. Afinal, um time plural tem diversos pontos de vista sobre um processo.

Dessa forma, o fluxo de ideias inovadores e diferentes é muito maior. Essas ideias podem trazer insights importantes para uma organização, ajudando na tomada de decisão e a alcançar melhores resultados.

Construção de uma cultura mais humana

Um ambiente de trabalho que incentiva a diversidade geracional também gera novas oportunidades de trabalho e demonstra que valoriza colaboradores de diferentes perfis.

Tudo isso colabora para que se construa uma cultura corporativa mais humana, o que traz benefícios para o clima organizacional de forma geral.

Alcance de melhores resultados

Uma empresa que aposta na diversidade geracional tem mais chances de alcançar resultados positivos. Afinal, reúne profissionais com diferentes habilidades e experiências, o que contribui para que todas as metas sejam atingidas.

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As gerações presentes no mercado de trabalho atual

De acordo com um artigo do site da Harvard Business Review, atualmente, as empresas podem conter até 5 gerações de colaboradores em sua equipe interna.

Aqui no Brasil, são quatro as que mais se destacam, sendo elas:

Baby Boomers

Geração de profissionais nascidos entre as décadas de 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos). Esse grupo é voltado para a estabilidade e fidelidade no emprego. Além disso, devido à experiência profissional, tendem a trabalhar em áreas mais estratégicas e de liderança.

Geração X

Abrange os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos).

No geral, são profissionais que não possuem uma afinidade tão grande com os meios digitais quanto as gerações mais jovens. Porém, assim como a geração Baby Boomers, prezam por uma carreira sólida e estável.

Geração Y (ou Millennials)

Engloba os profissionais nascidos nos meados da década de 1980 até o final dos anos de 1990 (atualmente com 25 a 40 anos). Esse grupo cresceu durante a transição das tecnologias analógicas para as digitais.

Devido ao processo de globalização – que vivenciaram nos anos escolares, a geração X se propôs a uma maior liberdade de oportunidades, deixando de lado a estabilidade de emprego tão valorizada pelas gerações anteriores.

Geração Z

Por fim, as empresas estão recebendo os profissionais da geração Z – nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010 (atualmente entre 10 e 21 anos).

Como cresceram utilizando dispositivos eletrônicos e acessando redes sociais, esse grupo é focado em tecnologias e na disrupção que causaram no ambiente de trabalho. Eles prezam pela inovação, flexibilidade de horários e o trabalho remoto.

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Como anda a diversidade geracional nas empresas brasileiras?

Ainda que a diversidade geracional traga benefícios para muitas empresas, essa prática ainda não faz parte da maioria das organizações.

É o que aponta o estudo Destaque GPTW + 50 de 2020. Segundo a pesquisa da Great Place To Work, a distribuição etária nas principais organizações brasileiras está assim:

  • 12% possuem até 25 anos (Geração Z);
  • 33% possuem entre 26 e 34 anos (Geração Y);
  • 36% possuem entre 35 e 44 anos (Geração X);
  • 16% possuem entre 45 e 54 anos (também Geração X);
  • 3% possuem mais de 55 anos (Baby Boomers).

Outros dois dados do levantamento que chamam a atenção são:

  • 2% dos novos contratados, no último ano, tinham 55 anos ou mais;
  • 61% dos funcionários admitidos, no último ano, tinham 34 anos ou menos.

Com base nessas informações, observamos que a diversidade geracional ainda não é realidade na maioria das empresas brasileiras.

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Educação como promotora da diversidade geracional

Para que a diversidade geracional seja uma prática difundida no mercado de trabalho, existem diversos desafios que precisam ser superados — desde preconceitos até a implementação de programas que promovam a pluralidade.

Contudo, uma das estratégias que podem ser uma potente aliada nesse sentido é o incentivo à educação. Afinal, independente da idade, quem se mantêm atualizado em relação às principais tendências de sua área são certamente os que sobressaem na hora de se colocar no mercado.

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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