Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Carreira

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Carreira

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Dec 21, 2021 2:59:00 PM | 14 min de leitura

Seguir estudando após a graduação é um desejo de muitos profissionais e os motivos são vários: agregar mais conhecimento, tornar-se um especialista em determinada área, alçar melhores cargos dentro da empresa onde já atua, se reinventar no mercado de trabalho e por aí vai… 

No momento de escolher por qual caminho seguir, podem surgir algumas dúvidas. Afinal, existe uma gama de opções para quem quer continuar se desenvolvendo intelectual e profissionalmente. 

Pode-se recorrer a uma especialização, um Master Business Administrations (MBA) ou ainda um mestrado ou doutorado.  

Apesar de todas essas alternativas englobarem o universo da pós-graduação, elas representam formações e propostas bem distintas entre si.  

Entender as diferenças e especificidades de cada uma delas é essencial.

Nesse texto iremos falar sobre a diferença entre o MBA e a pós-graduação, a importância de uma pós-graduação para a carreira, os diferentes tipos de pós-graduação e como escolher a melhor pós-graduação. 

Você vai ver por aqui: 

Por que uma pós-graduação é tão importante para sua carreira
Os diferentes tipos de pós-graduação
A diferença entre MBA e pós-graduação
Como escolher a melhor pós-graduação para mim?
Motivos para fazer um MBA ou uma especialização
Obras para inspirar e ajudar na hora de escolher entre um MBA ou uma especialização 

Por que uma pós-graduação é tão importante para sua carreira 

É comum que durante as graduações (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos) não se consiga aprofundar em todos os assuntos, por causa de limitações de tempo.  

Afinal, precisa-se cumprir determinada carga horária e, ao mesmo tempo, proporcionar ao estudante o contato, mesmo que minimamente, com diferentes possibilidades da sua área de formação.  

Temos então grades curriculares mais diversas e, de certa forma, generalistas. A pós-graduação cumpre, nesse sentido, o papel de preencher alguma lacuna dessa etapa anterior e especializar o estudante a partir de algum recorte da sua área de origem.  

É possível, por exemplo, ser um advogado especialista em meio ambiente, ao passo que outro colega se especializou em Direito Tributário.

São pessoas com a mesma formação comum, mas a partir das suas experiências na pós-graduação tornam-se referências em diferentes áreas do Direito.  

pós +Carreira EAD Newton Paiva ajuda quem quer iniciar essa empreitada.

A cada 3 meses de curso você conquista um certificado e seu currículo ganha uma nova linha de qualificação. São 5 certificados ao longo do curso, que você pode utilizar antes mesmo de concluir a pós para conseguir aceleração profissional.

diferenca entre MBA e pos-graduacao - mulher estudando à distância

Os diferentes tipos de pós-graduação

Lato Sensu - MBA e especializações 

A expressão lato sensu possui origem no latim e significa “sentido amplo”.

Entende-se, no Brasil, que Master Business Administrations (MBAs) e especializações são opções lato sensu.  

Master Business Administrations (MBAs)

O formato e as metodologias do MBA surgiram em instituições de ensino de fora do Brasil. No entanto, esse modelo de curso de pós-graduação foi inserido na nossa realidade e é bastante popular.   

Ele é considerado uma qualificação mais voltada para práticas profissionais, geralmente direcionado para quem atua na área de negócios.

Mas já é possível encontrar MBAs em áreas como saúde e comunicação, ou seja, esse tipo de curso é indicado para profissionais de qualquer área.  

Alguns especialistas e instituições entendem que ele é indicado para profissionais com um tempo mínimo de experiência profissional, com três anos de mercado e presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.  

A Associação Nacional de MBA (Anamba) traçou em 2017 um perfil dos estudantes de MBA: eles têm 30 anos de idade, em média, e concluíram a graduação há cerca de seis anos. 

Mas isso não impede que pessoas com menos idade e tempo de experiência de mercado possam se matricular em MBAs, elas não serão necessariamente barradas por esse motivo.  

O Ministério da Educação (MEC) indica que um MBA, para ser considerado enquanto tal, precisa ter uma carga horária mínima de 360 horas.

Vale ressaltar que ao final do MBA o estudante recebe um certificado de especialista, reconhecimento diferente das titulações de cursos stricto sensu. 

Já nos Estados Unidos e nos países da Europa, essa modalidade é considerada um mestrado profissionalizante na área de administração, pertencente ao grupo stricto sensu.

No Brasil também temos o mestrado profissionalizante, mas ele não engloba o MBA.  

Especialização 

A especialização, por sua vez, direciona-se para profissionais de diferentes áreas que queiram aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos. 

A especialização, assim como o MBA, foca no mercado de trabalho.

Nesse caso, ela funciona mais a partir de uma lógica de aprofundamento teórico, enquanto o MBA objetiva otimizar a performance em habilidades técnicas específicas dos profissionais. 

A forma de acesso para a especialização pode variar. Os métodos aplicados, dependendo da instituição, podem ser: entrevistas, análise de currículo e experiências profissionais, provas e avaliações ou ainda combinações das metodologias citadas  

Todos os cursos de especialização disponíveis em território nacional podem ser consultados pela plataforma e-Mec, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O MEC sinaliza que todas instituições de ensino superior credenciadas constam nesse banco de dados e estão aptas a oferecer cursos de especialização.

Stricto Sensu - mestrados e doutorados

Já a expressão stricto sensu, que também vem do latim, significa “sentido estrito”.

São opções stricto sensu os cursos de mestrado e doutorado que, diferente do lato sensu, conferem diploma aos estudantes no final do curso. 

Esses cursos são considerados de “sentido estrito” porque, diferente das opções lato sensu, preveem desenvolvimento de pesquisa acadêmica, em que um objeto específico é estudado e analisado. Mas como? Vejamos as opções:  

Mestrado

É o primeiro passo para quem busca a carreira acadêmica. O mestrado dura, em média, dois anos e conta com processos seletivos mais rígidos que podem ser compostos por: 

  • Prova 
  • Entrevista 
  • Análise de Currículo Lattes (banco de dados que reúne e organiza os dados e as produções de cientistas brasileiros e estrangeiros que atuam no Brasil) 
  • Entrega de projeto de pesquisa 
  • Comprovação de proficiência em língua estrangeira.  

Diferente das pós-graduações lato sensu, é necessário apresentar um projeto de pesquisa. Ou seja: explicar seu objetivo e objeto de estudo dentro da área e defender sua importância.  

No mestrado, é necessário desenvolver uma dissertação sobre algum assunto relevante para a área, que será defendida perante uma banca.  

Doutorado

O doutorado só pode ser cursado após se possuir o título de mestre, ou seja, ter concluído o mestrado.  

O processo seletivo é mais rígido em relação ao mestrado, em que critérios de produção científica e participação em eventos acadêmicos durante o período do mestrado são mais valorizados. 

Os programas de doutorado duram entre quatro e cinco anos, período em que se desenvolve uma tese que será defendida perante uma banca de professores especialistas no assunto tratado.  

Na tese, precisam constar pontos de vista inéditos, aspecto mais cobrado no doutorado em relação ao mestrado.

diferença entre MBA e pós-graduação - por que uma pós é tão importante

A diferença entre MBA e pós-graduação

Podemos entender a diferença entre MBA e pós-graduação a partir de dois pontos centrais: públicos e metodologias.  

Públicos distintos

  • MBA: recomendado para quem está em busca de qualificação para assumir novos cargos em suas respectivas áreas. Conecta-se melhor com quem está mais vinculado ao mercado de trabalho do que com a pesquisa e a academia.  
  • Pós-graduação: imprescindível para quem quer seguir carreira acadêmica. É também uma opção para quem deseja investir em concursos públicos e usar os títulos de mestre e doutor para maiores pontuações e salários via comprovação de titulação. 

Metodologias diferentes

Metodologias diferentes

  • MBA: alia teoria e prática, como: planejamento e negociação (conhecimentos teóricos) + desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão para o dia a dia (habilidades práticas para o mercado).  
  • Pós-graduação: foca-se em aprofundar conteúdos que foram vistos de forma superficial na graduação, com objetivo de tornar o estudante especialista naquele tema a partir de um viés mais teórico.  

Embora ambas opções qualifiquem profissionais para atuarem nas suas respectivas áreas depois de formados, o MBA possui um caráter técnico com uma interface maior com o mercado de trabalho, ao passo que a pós-graduação direciona-se mais para a pesquisa e reflexão teórica.  

Como escolher a melhor pós-graduação para mim?

E qual a melhor opção para você? O que escolher? Tudo depende dos seus objetivos profissionais e pessoais a pequeno, médio e longo prazo.

É interessante nesse caso listar os assuntos e áreas com os quais se tem mais afinidade 

Ou seja: não existe uma resposta que sirva como fórmula e seja adequada para todas as pessoas, porque isso depende de características como perfil e realidade de cada um.  

Motivos para fazer um MBA ou uma especialização

  • Estar atualizado e preparado para o mercado de trabalho, tornando-se um profissional mais competitivo 
  • Alcançar novos cargos profissionais ou posições acadêmicas de respeito e destaque. 
  • Desenvolver networking e assim ampliar redes de contatos e horizontes profissionais e pessoais. 
  • Atualizar seus conhecimentos para conseguir acelerar sua carreira!     

Obras para inspirar e ajudar na hora de escolher entre um MBA ou uma especialização

  • Livro “O que pesquisar quer dizer: Como fazer textos acadêmicos sem medo da abnt e da capes” de Juremir Machado da Silva. 
  • Ted Talk O Profissional do Futuro  por Michelle Schneider no TEDxFAAP. 

Conseguiu entender bem qual é a diferença entre pós e MBA? Caso tenha alguma dúvida ou queira dar sua opinião, deixe o seu comentário! 

 

Carreira

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Entenda a diferença entre educação especial e inclusiva

Você sabe a diferença entre educação especial e inclusiva? 
17 min de leitura

Mundo VUCA e BANI: entenda a diferença entre os conceitos

Você sabe o que são o mundo VUCA e BANI? Estes são conceitos que definem o momento em que vivemos enquanto sociedade e ...
17 min de leitura

Concurseiro: tudo o que você precisa saber sobre concursos públicos

Concursos públicos são processos de seleção que avaliam candidatos para assumirem cargos em entidades públicas. Você é ...
26 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Carreira