O que vem depois da pós-graduação?

Postado em 4 de set de 2022
Loading...

Em grande parte dos dias, estamos completamente focados nas nossas responsabilidades atuais. Não raramente, estudos e trabalho ao mesmo tempo.

Conciliar os dois é desafiador, por isso é comum o alívio que sentimos quando finalizamos uma especialização depois de meses de tanta dedicação. Mas algumas questões futuras ficam no ar.

Uma delas é: o que vem depois da pós-graduação? A resposta para essa pergunta depende muito dos objetivos de carreira de cada um. Há quem escolha fazer outras especializações, mas também é possível fazer um mestrado e até um doutorado.

Seja você da turma que gosta de continuar os estudos e o aprofundamento até se tornar um grande especialista, ou da turma que prefere a atuação prática e mais generalista, existe espaço e desenvolvimento para todos.

Então vamos descobrir quais podem ser os próximos passos após a pós-graduação para cada estilo de estudante e profissional? Confira:

 

 

A ordem dos graus acadêmicos

Os graus acadêmicos são titulações que uma instituição de ensino confere ao estudante quando ele conclui uma fase de aprendizado.

Por exemplo, quando você se forma no ensino médio, recebe um diploma que diz que você concluiu o nível médio de ensino, que você tem o grau médio. E quando se forma na faculdade, você recebe o grau superior.

Podemos dizer que existem três graus acadêmicos, sendo que cada um depende do outro.

Por exemplo, o ensino superior só pode ser acessado depois de concluir o ensino médio. Assim como a pós-graduação só pode ser acessada depois da graduação.

Ou seja, você precisa concluir um dos graus para chegar ao próximo.

É importante notar como existe um leque que se abre quando você chega na graduação e na pós-graduação. Por exemplo, quando você sai da escola e ingressa no ensino superior, você pode escolher entre três tipos de titulação na graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

E quando você conclui a graduação e chega à pós-graduação, pode seguir por dois caminhos diferentes: os cursos lato sensu ou stricto sensu.

Dentro da pós-graduação lato sensu, não existe uma ordem a seguir. Você pode fazer uma especialização ou um MBA sem pré-requisitos. Porém, é comum que exista uma hierarquia dentro dos cursos strictu senso.

Por exemplo, para ingressar no doutorado, é comum que exista a exigência de um mestrado. E para fazer o pós-doutorado, é preciso que você tenha o diploma de doutor.

Oficialmente, não existem mais graus acadêmicos depois que você conclui a pós-graduação. Isso significa que este seria o último dos graus a ser atingido. Porém, nada impede que você faça um novo curso de pós em um caminho diferente do escolhido inicialmente.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Os tipos de pós-graduação que existem

Como você viu acima, existem dois caminhos que você pode seguir na pós-graduação: os cursos lato sensu e stricto sensu. A escolha entre esses dois vai depender do seu objetivo de carreira.

Os cursos lato sensu são voltados para quem deseja atuar no mercado de trabalho, por isso oferecem uma formação mais prática e pensada para aperfeiçoar habilidades técnicas. Já os cursos strictu sensu são voltados para a carreira acadêmica e para a pesquisa.

Veja quais são os tipos de pós que existem:

  • Especialização: é um curso lato sensu para quem deseja se tornar especialista em uma área do conhecimento e aplicar esse aprendizado no mercado de trabalho. Geralmente, tem duração de um ano e confere um certificado de especialista.
  • MBA: também é um curso lato sensu para quem quer se especializar em uma área do conhecimento, porém é mais voltado para a área de administração. Tem duração entre um e dois anos, e confere um certificado de especialista.
  • Mestrado: é a primeira fase dos cursos stricto sensu. É uma especialização mais voltada para a pesquisa cientifica e carreira acadêmica. Quem tem esse título pode dar aulas em faculdades públicas também. Tem duração de dois anos e confere um diploma de mestre.
  • Doutorado: é um curso que costuma aprofundar a pesquisa começada anteriormente, sendo o nível mais exigente da pós-graduação. Tem quatro anos de duração e certifica o profissional com um diploma de doutor.
  • Pós-doutorado: este nível não é considerado como um grau acadêmico oficialmente, mas ele é recomendado para quem quer continuar a pesquisa de doutorado. Não confere nenhum diploma e não tem uma duração exata.

🔵 Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que vem depois da pós-graduação?

Como você viu, não existe um grau acima da pós-graduação. Mas, então, o que fazer depois de concluir a sua pós? Abaixo, você encontra alguns caminhos:

1. Faça um novo curso de pós

Esta é uma ótima opção, especialmente se você optou por uma especialização ou MBA.

Como são cursos curtos, fazer um novo curso de pós ajuda a manter seu currículo atualizado e seus conhecimentos sobre sua área de atuação em dia.

O caminho aqui é escolher uma área semelhante ou complementar ao da sua primeira pós. Assim, você consegue abranger mais conhecimentos para aplicar no dia a dia.

2. Percorrer o caminho do stricto sensu

Essa também é uma opção para quem optou por uma especialização ou MBA.

Como você deve ter percebido, permanecer no caminho lato sensu não leva a novos níveis, apenas a novos cursos. Por isso, se você deseja ter a sensação de que está avançando, pode começar a trilhar o caminho do stricto sensu.

O primeiro passo, então, é buscar um assunto pelo qual você se interessa para trabalhar em um projeto de pesquisa. Depois, encontrar uma instituição para fazer seu mestrado.

A verdade é que, embora não exista uma obrigatoriedade em fazer mestrado antes do doutorado, a maior parte das seleções para cursos de doutorado exige um diploma de mestre. Por isso, começar pelo mestrado é uma boa opção.

3. Fazer cursos livres e capacitações

Se você já chegou ao nível da pós-graduação, uma maneira de continuar se mantendo atualizado e relevante é fazendo cursos livres e capacitações.

Esse tipo de estudo não está diretamente ligado a um grau acadêmico, mas é uma boa escolha para quem atua no mercado de trabalho e não quer parar de aprender.

🔵 Leia também: Qual a diferença entre MBA e pós?

Existe um limite de pós que eu posso fazer?

Caso você opte por fazer mais especializações ou MBAs, pode ter ficado com essa dúvida. E a resposta é que não, não existe um limite.

A única condição estipulada pelo MEC para ingresso em um curso de pós-graduação é ter um diploma de curso superior. Por isso, é possível fazer quantos cursos de pós você quiser, inclusive existe a possibilidade de fazer dois cursos ao mesmo tempo.

Onde fazer suas próximas pós-graduações

E agora que você já entendeu o que vem depois da pós-graduação e quais são os caminhos possíveis a percorrer, chegou a hora de saber onde fazer sua próxima pós.

Abaixo, você encontra uma listagem com as nossas indicações de instituições que oferecem cursos lato sensu nas mais diversas áreas de atuação com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações e MBA oferecidos seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sus pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!