Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de pós-graduação

Cursos livres ou pós-graduação: qual é melhor para sua carreira?

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Cursos de pós-graduação

Cursos livres ou pós-graduação: qual é melhor para sua carreira?

Redação
Por Redação em Sep 21, 2022 12:15:00 AM | 13 min de leitura

Você atualiza suas habilidades e competências técnicas com frequência?

O conhecimento é o caminho mais seguro para conquistar o sucesso profissional e pessoal, seja por meio de um curso livre ou até mesmo uma pós-graduação.  

O importante é que você esteja preparado, não importa se já está inserido no mercado de trabalho ou se quer mudar de carreira.

Mas antes, vamos começar do início, você sabe o que são cursos livres? E a pós-graduação, quais são os requisitos para se matricular? 

Basta uma busca rápida pela internet, para encontrar uma infinidade de cursos dos mais vários tipos, duração, valores e objetivos.

No texto de hoje, falaremos sobre as diferenças e possibilidades entre essas duas modalidades de ensino. 

Confira:

O que são cursos livres?
A diferença entre cursos livres e pós-graduação
Cursos livres ou pós-graduação? Eis a questão

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

O que são cursos livres?

Os cursos livres são opções de estudo aberta à comunidade e que não exigem escolaridade mínima.

Eles podem ser generalistas ou de temas específicos, focados em desenvolver habilidades pontuais. 

O objetivo é contribuir com conhecimento imediato sobre um determinado assunto, que pode ser algo mais técnico ou aprimoramento de um hobby. 

Os temas de um curso livre 

Existem cursos livres sobre tudo.

Você pode encontrar aulas sobre artesanatos, produção de cerveja artesanal, corte e costura, mecânica, confeitaria, fotografia, maquiagem, idiomas, áreas da saúde, beleza, adestramento, oficinas de escrita e muito uma lista infinita de oportunidades de aprendizado. 

Esses cursos podem estar relacionados a uma profissão ou não.

Muitas pessoas fazem o curso livre de fotografia, por exemplo, apenas para se aperfeiçoarem e não necessariamente para trabalhar na área.  

Para quem os cursos livres são indicados 

Os cursos livres são ótimas opções para jovens universitários que ainda não possuem experiências de trabalho, profissionais em busca de atualização dos conhecimentos e para aqueles que pretendem mudar de carreira ou se conhecer melhor.  

É indicado também para aposentados, donas de casa, adolescentes, gestantes, novos pais, enfim, o formato dos cursos livres é compatível com perfis muito variados.  

A duração de um curso livre 

Cada curso livre pode ter uma duração diferente.

O que determina isso são os temas abordados, conteúdo proposto, tempo limite determinado pela instituição de ensino, número de estudantes presentes e metodologias, se vai acontecer alguma dinâmica ou se a troca de informação acontece de forma mais passiva, atividades aplicadas, entre outros motivos.  

É possível encontrar cursos livres com duração de poucas horas ou muitos meses, vai depender da sua escolha e disponibilidade no momento.  

Cursos com formato mais flexível   

Uma grande vantagem dos cursos livres é a flexibilidade. Você consegue se planejar a ponto de estudar sobre mais de um assunto ao mesmo tempo. 

Nos casos em que o curso é online, você consegue definir qual o melhor horário para se dedicar ao aprendizado, salvo casos em que o curso livre tem o formato de live, sem possibilidade de gravar o conteúdo apresentado.  

Valores

Em geral, os cursos livres possuem um valor de investimento menor em comparação às opções em graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

Isso é outro grande ponto positivo, porque permite que você faça todos os cursos que sua condição financeira e tempo permitirem.  

Alguns sites, escolas e órgãos públicos oferecem cursos livres gratuitos, presenciais e online, mesmo que por um curto período.

Vale a pena pesquisar e se inscrever nos temas que forem do seu interesse 

Propostas Objetivas  

Ao contrário dos outros formatos de ensino, os cursos livres são livres, diretos e objetivos.  

É possível encontrar opções de estudos totalmente focadas sobre gestão de tempo para os negócios, um novo ponto de bordado, dança, entre outras atividades.  

Desenvolvimento profissional e pessoal 

Os cursos livres são excelentes ferramentas, que vão muito além de um currículo atualizado.

Eles também são transformações pessoais, como novos idiomas, história da arte, aquele workshop sobre panificação e demais conhecimentos úteis, que existem para aumentar nosso repertório e estimular novas experiências.  

Cursos livres e a lei 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a regulamentação dos cursos livres.

Ao contrário de graduação e pós-graduação, eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).  

Mas atenção: isso não significa que essa modalidade de aprendizado seja ruim, apenas que não precisam da supervisão de um órgão fiscalizador para serem oferecidos. 

Ainda assim, eles são amparados pelo Decreto nº 5.154/04, que regulamenta os formatos das escolas profissionais no Brasil. 

Cursos livres ou pós-graduação? Qual é melhor para sua carreira?

A diferença entre cursos livres e pós-graduação

É importante você saber que há uma boa diferença entre o que são cursos livres e as pós-graduações. 

Como explicamos, os cursos livres podem ser feitos por uma infinidade de públicos, enquanto as pós-graduações são direcionadas àqueles que já possuem um diploma de ensino superior.  

Outra diferença é o objetivo: ao se formar na pós-graduação, você terá um título de especialista, abrindo portas no mercado de trabalho.

Já os cursos livres, embora possam entrar no seu currículo e ser um diferencial, não lhe concedem um título específico.  

Confira a seguir as principais características do que são cursos livres e pós-graduação e perceba as diferenças:  

Cursos livres

  • Não é necessário possuir ensino superior para se inscrever; 
  • Eles são encontrados nos formatos presencial e online; 
  • Os temas também são livres e você encontra cursos sobre carpintaria, modelagem, dicas de atuação, cozinha caipira e demais assuntos relacionados a hobbies e novas habilidades;  
  • Podem durar algumas horas ou meses; 
  • São financeiramente mais acessíveis, sendo possível fazer mais de um ao mesmo tempo; 
  • Serve como uma atualização para o currículo, portanto, inclua seus cursos livres informando tema, duração, data de término e nome de quem o ministrou; 
  • Cursos livres não são reconhecidos pelo MEC, mas não deixam de ser importantes por esse motivo;  
  • Por ser de temas livres, esse formato de curso não precisa ser fiscalizado por um órgão público;  
  • São considerados cursos livres os workshops, oficinas, atividades em grupos e demais experiências imersivas.  

Pós-graduação 

  • O principal requisito para iniciar uma pós-graduação é ter concluído o ensino superior. Esse formato de ensino é tido como uma continuação dos conteúdos aprendidos nas instituições de ensino;  
  • É possível encontrar cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu 
  • Possui durações variadas, mas na média geral pode se considerar de 2 anos;  
  • Os cursos de pós-graduação também são conhecidos como especialização, por se tratar da continuação mais segmentada dos estudos da graduação; 
  • A sua próxima especialização pode ser EAD, formato que garante o mesmo conteúdo ministrado nas aulas presenciais, só que no conforto do seu lar;  
  • É obrigatório que os cursos de pós-graduação tenham 360 horas de duração, no mínimo, para que sejam reconhecidos pelo MEC. Isso assegura a validade do seu certificado de conclusão de curso em todo o território nacional;  
  • Existem diferentes tipos de incentivos para custear as mensalidades de cursos: bolsas oferecidas pelos centros de ensino, convênio com empresas, entre outras formas de apoio; 
  • É uma modalidade de ensino que agrega muito conhecimento e experiência no seu desempenho pessoal e profissional, além de dar um peso enorme para o currículo e consequentemente, mais destaque no mercado de trabalho;  
  • A pós-graduação também abre caminhos para estágios, que podem ser remunerados ou não, é uma forma prática de aplicar os conhecimentos da sala de aula no meio profissional 

Vale ressaltar que o principal ponto na hora de escolher quais serão seus próximos estudos é entender qual é o seu interesse atual, em qual fase da vida você está e quais são seus objetivos a médio e longo prazo. 

Tendo essas respostas, fica mais fácil escolher quais caminhos seguir.  

Cursos livres ou pós-graduação, eis a questão 

O que mais chamou a sua atenção até aqui?

A possibilidade de saber um pouco sobre todos os temas possíveis, ou a certeza do aprendizado mais aprofundado sobre uma área que você já conhece ou domina?  

Os cursos livres e de pós-graduação abrem todos esses caminhos. E escolher um deles não anula a vantagem de poder encontrar o equilíbrio entre os dois.  

Vamos analisar o caso do Pedro, que se formou em administração há dois anos e desde então, não iniciou mais nenhum estudo.

Ele trabalha atualmente em um escritório e pretende ser promovido a líder.  

Para alcançar esse objetivo, ele está disposto a voltar aos estudos, porém, não sabe por onde começar e muito menos se terá tempo para conciliar o trabalho e uma nova atividade na sua rotina.  

Pedro pode muito bem seguir os dois caminhos: iniciar um curso livre sobre gestão de tempo e, assim, aprender novas formas de se organizar e otimizar tarefas.

Isso fornecerá ferramentas, tanto para o trabalho, quando para conciliar a pós-graduação com o trabalho.  

Feito isso, ele pode se inscrever em uma pós-graduação que é perfeita para líderes, como, por exemplo, o curso de Gerenciamento de Crise EAD, que pode ser feito de onde você estiver e quando puder, economizando tempo de deslocamento até o centro de ensino, além do dinheiro do combustível.  

Portanto, considere sua situação atual e o quanto pode investir em um curso. Comece com o que tem em mãos, no seu tempo e de acordo com suas limitações. 

Agora que você já sabe as características e diferenças sobre o que são cursos livres e de pós-graduação, chegou o momento de dar o primeiro passo que pode transformar o rumo da sua carreira.  

Faça uma autoanálise para entender quais habilidades podem ser aprimoradas, ou então, qual competência você deve investir para finalmente fazer aquela transição de carreira que sonha há tempos.  

Não descarte possibilidades de crescimento.

Aproveite as oportunidades que aparecerem e esteja preparado para elas, assim, as chances de você ter uma carreira promissora aumentam e seu crescimento pessoal também.  

Se você sente que a pós-graduação é o caminho mais indicado para seu momento de vida, você precisa conhecer os cursos da Pós +Carreira EAD Newton Paiva. 

Além de fazer uma especialização reconhecida pelo MEC, você ainda conta com um programa de aceleração de carreira, que vai te ajudar a se reposicionar no mercado de trabalho. 

A metodologia da Newton Paiva permite a formação em 4 eixos, ou seja, todo trimestre um certificado novo para atualizar no currículo e LinkedIn. 

O importante é nunca parar de aprender.

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Leia também:

Cursos de pós-graduação

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Como saber se um certificado de pós-graduação é válido?

Essa talvez seja a pergunta mais importante na hora de escolher uma especialização: como saber se o certificado de ...
13 min de leitura

Quem pode fazer MBA? Qual a titulação? Qual escolher? Descubra aqui!

Se você está buscando atualização profissional e já se perguntou quem pode fazer MBA, então já adiantamos: você pode, ...
16 min de leitura

Quanto tempo dura uma pós-graduação

Quer se aprimorar profissionalmente e não sabe qual pós-graduação encaixa melhor na sua rotina? Neste guia completo ...
10 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de pós-graduação
Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Posts mais recentes