Cursos livres ou pós-graduação: qual é melhor para sua carreira?

Postado em 7 de ago de 2023
Loading...

Se você está buscando se especializar e atualizar suas habilidades e competências técnicas, já deve ter se perguntado sobre o próximo passo.

Será que você investe em cursos livres ou pós-graduação? Será que é melhor procurar cursos que desenvolvam habilidades pontuais ou uma especialização que aprofunde seus conhecimentos na sua área de atuação profissional?

Neste artigo, nós vamos falar sobre a escolha entre cursos livres ou pós-graduação.

Você vai entender o que são cursos livres, quais são as diferenças e semelhanças com os cursos de pós e como escolher entre as duas categorias. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são cursos livres?

Os cursos livres são uma opção de estudo que não exige escolaridade mínima. Eles podem ser generalistas ou de temas específicos, mas focam em desenvolver habilidades pontuais.

O objetivo desse tipo de formação é contribuir com conhecimento imediato sobre um determinado assunto, que pode ser algo mais técnico ou aprimoramento de um hobby.

Um ponto de atenção sobre a categoria é que os cursos livres não são reconhecidos pelo MEC como uma formação, mas como aprendizado livre. Ou seja, diferente de uma graduação ou pós-graduação, eles não geram um diploma ou certificado que ateste o seu aprendizado.

Veja as principais características dos cursos livres abaixo:

1. Temática

Existem cursos livres sobre tudo.

Você encontra aulas sobre artesanatos, produção de cerveja artesanal, corte e costura, mecânica, confeitaria, fotografia, maquiagem e beleza, idiomas, áreas da saúde, adestramento de animais, oficinas de escrita e muito uma lista infinita de oportunidades de aprendizado.

Esses cursos podem estar relacionados a uma profissão ou não.

Muitas pessoas fazem cursos livres, por exemplo, apenas para se aperfeiçoarem em algo que gostam e não necessariamente para trabalhar na área.

2. Para quem são indicados

Os cursos livres são ótimas opções para quem ainda não tem experiências de trabalho, para profissionais em busca de atualização dos conhecimentos e para aqueles que pretendem mudar de carreira ou se conhecer melhor.

É indicado também para aposentados, donas de casa, adolescentes, gestantes, novos pais, enfim, o formato dos cursos livres é compatível com perfis muito variados.

3. Duração

Cada curso livre pode ter uma duração diferente.

O que determina isso são os temas abordados, conteúdo proposto, tempo limite determinado pela instituição de ensino, número de estudantes presentes e metodologias, se vai acontecer alguma dinâmica ou se a troca de informação acontece de forma mais passiva, atividades aplicadas, entre outros motivos.

É possível encontrar cursos livres com duração de poucas horas ou muitos meses, vai depender da sua escolha e disponibilidade no momento.

4. Formato mais flexível

Uma grande vantagem dos cursos livres é a flexibilidade. Você consegue se planejar a ponto de estudar sobre mais de um assunto ao mesmo tempo.

Nos casos em que o curso é online, você consegue definir qual o melhor horário para se dedicar ao aprendizado, salvo casos em que o curso livre tem o formato de live, sem possibilidade de gravar o conteúdo apresentado.

5. Custo

Em geral, os cursos livres têm um valor de investimento menor em comparação às opções em graduação, pós-graduação e cursos técnicos. Isso é outro grande ponto positivo, porque permite que você faça todos os cursos que sua condição financeira e tempo permitirem.

Existem, também, sites, escolas e órgãos públicos oferecem cursos livres gratuitos, mesmo que por um curto período. Vale a pena pesquisar e se inscrever nos temas que forem do seu interesse.

6. Proposta

Ao contrário dos outros formatos de ensino, os cursos livres são livres, diretos e objetivos.

É possível encontrar opções de estudos totalmente focadas sobre gestão de tempo para os negócios, um novo ponto de bordado, dança, entre outras atividades.

7. Desenvolvimento profissional e pessoal

Os cursos livres são ferramentas que vão além de um currículo atualizado. Eles também podem ser formas de aumentar nosso repertório e estimular novas experiências.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

O que é a pós-graduação?

Por sua vez, a pós-graduação engloba cursos de nível superior que podem ser feitos depois de ter concluído uma graduação. É uma formação que permite aprofundar os conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação de sua profissão.

Além disso, a pós-graduação também é importante para quem quer seguir carreira acadêmica, pesquisando e se aprofundando nos estudos de determinada temática.

Existem diferentes programas de pós-graduação, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu. Veja a diferença entre eles:

  • Lato Sensu: engloba cursos de especialização e MBA, mais voltados ao treinamento prático e mercado de trabalho.
  • Stricto Sensu: compreende o mestrado, mestrado profissional e doutorado, mais voltado para a construção de carreira acadêmica).

Os cursos de pós-graduação são indicados para todas as pessoas que desejam aprofundar seus estudos em determinado assunto ou campo do saber. Além disso, ela pode alavancar a carreira, sendo uma ótima opção também para quem busca alcançar novos horizontes.

 

 

 

A diferença entre cursos livres e pós-graduação

Como você viu, as diferenças entre cursos livres ou pós-graduação são grandes.

Enquanto os cursos livres são estudos mais abrangentes, a pós-graduação é direcionada para quem já tem um diploma de ensino superior e está buscando uma especialização.

Outra grande diferença é que os cursos livres geram certificados de carga horária, mas que não valem como atestado de aprendizado no mercado de trabalho. Ou seja, você não se torna especialista com eles, como acontece com quem conclui um curso de pós lato sensu.

🔵 Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Cursos livres ou pós-graduação?

Como você já deve ter percebido, não existe uma resposta certa para esta pergunta.

Isso porque a escolha entre cursos livres ou pós-graduação depende de vários fatores, como a sua disponibilidade de tempo e recursos financeiros, seus objetivos de carreira e sua disposição para se dedicar a um curso de pós-graduação.

Os cursos livres são estudos que uma pessoa faz por conta própria para aprimorar algum conhecimento. Pensando no mundo corporativo, escolher um curso livre funciona melhor para desenvolver habilidades específicas, como, por exemplo, dominar o Excel.

Para treinar essa habilidade, um curso livre é uma ótima escolha.

Por outro lado, se estivermos falando da busca por uma promoção, o mais indicado é escolher uma pós-graduação. Isso porque ela garante uma certificação de que você aprofundou seus conhecimentos na sua área de atuação e está pronto para assumir maiores responsabilidades.

Tudo isso significa que, para escolher entre cursos livres e pós-graduação, você precisa considerar sua situação atual e seus objetivos futuros.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!