Como ser coach de carreiras

Postado em 23 de out de 2022
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Já imaginou ajudar outras pessoas a descobrirem o que esperam alcançar com o trabalho?

Então ser um coach de carreiras é uma ótima opção!

O coach de carreiras orienta profissionais que querem se desenvolver, mas ainda não sabem muito bem como.

A profissão ganhou ainda mais relevância com a pandemia de Covid-19, que levou lideranças a buscarem coaches para ajudá-los a lidar com o estresse geral da equipe. Essa conclusão é do ICF Global Consumer Awareness Study 2022, realizado pelo International Coaching Federation (ICF) a cada quatro anos.

Pensa em atuar como coach de carreiras? Aprenda sobre a profissão a seguir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quem pode ser coach no Brasil?

Geralmente, quem atua como coach no Brasil tem formação em Administração, Gestão de RH ou Psicologia. Mas todo profissional pode se tornar coach no Brasil, pois a profissão não é regulamentada no país. Tampouco há um conselho que exija uma formação ou diploma específico para atuar na área.

Isso não significa que o trabalho de coach não exija muito estudo e técnica. Além de aprender métodos de coaching, quem deseja se profissionalizar no ramo precisa conhecer o Código de Ética estabelecido pelo ICF, principal organização de treinamento e credenciamento de coaches.

Ter credenciamento na sucursal brasileira do ICF também é fundamental, pois indica que o profissional se mantém atualizado sobre as melhores práticas de coaching.

A entidade oferece 3 tipos de credencial:

  • Associate Certified Coach (ACC): para pessoas que têm mais de 60 horas de treinamento em coaching comprovadas, além de ter 100 horas prática profissional;
  • Professional Certifiec Coach (PCC): para pessoas que têm mais de 125 horas de treinamento em coaching comprovadas, além de ter 500 horas prática profissional;
  • Master Certified Coach (MCC): para pessoas que têm mais de 200 horas de treinamento em coaching comprovadas, além de ter 2500 horas prática profissional.

Todas exigem pelo menos 70% de acertos no teste de conhecimento Coach Knowledge Assessment (CKA) para serem emitidas.

Nenhuma dessas certificações é exigida no Brasil para alguém atuar como coach, mas esse cenário pode mudar caso o Projeto de Lei (PL) 3.550/2019 seja aprovado no Congresso Nacional.

O PL propõe o reconhecimento do coaching como profissão e método, a criação de conselhos regionais e a exigência de cursos de formação para trabalhar na área.

O perfil para ser coach de carreiras

Ser um coach de carreiras profissionais demanda o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, as soft skills. São elas que vão te possibilitar ajudar seus clientes de uma forma efetiva.

As soft skills indispensáveis para ser coach são:

  • Inteligência emocional para identificar o que cada cliente está sentindo;
  • Escuta ativa para entender de fato quais são as dores do cliente;
  • Alteridade para se colocar no lugar do cliente, sem julgamentos e preconceitos;
  • Comunicação assertiva para dar feedbacks realmente construtivos ao cliente;
  • Adaptabilidade para lidar com diferentes perfis e objetivos individuais dos clientes.

🔵Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

As competências essenciais da ICF

Para garantir uma atuação ética e responsável por parte de coaches do mundo todo, o ICF estabeleceu uma lista de competências essenciais de coaching.

Conheça os detalhes de cada uma delas:

1. Demonstra prática ética

Entender e aplicar de forma consistente a ética e os padrões de coaching, o que pressupõe:

  • Demonstrar integridade pessoal e honestidade ao interagir com clientes e patrocinadores;
  • Ser sensível à identidade, ambiente, experiências, valores e crenças de cada um dos clientes;
  • Usar linguagem respeitosa e adequada a cada tipo de contexto ao dialogar com clientes e patrocinadores;
  • Respeitar a relação de confidencialidade com o cliente, estabelecida em contrato e por leis pertinentes;
  • Entender e respeitar as diferenças entre as responsabilidade e formas de atuação do coaching, consultoria, psicologia, psiquiatria e demais áreas de apoio;
  • Encaminhar clientes a profissionais de saúde e demais profissionais de apoio quando necessário;
  • Seguir o código de ética e os valores fundamentais da ICF.

2. Incorpora a mentalidade de coaching

  • Manter uma mentalidade aberta, flexível, curiosa e focada no cliente, o que pressupõe:
  • Reconhecer a responsabilidade dos clientes pelas próprias escolhas;
  • Investir no desenvolvimento e aprendizado contínuos como coach;
  • Refletir sobre a própria prática de coaching;
  • Ter consciência e aceitar a influência do contexto e da cultura sobre si e sobre os outros;
  • Usar o autoconhecimento para ajudar os clientes;
  • Aprimorar a capacidade de lidar com as próprias emoções;
  • Se preparar emocionalmente para as sessões com clientes;
  • Sempre procurar ajuda externa quando for preciso.

3. Estabelece e mantém acordos

Firmar parceria com clientes de forma clara, especificando como funciona o processo, as sessões, os planos e as metas de coaching. Isso pressupõe:

  • Explicar o conceito de coaching;
  • Estabelecer em conjunto com o cliente o que é e o que não é apropriado no relacionamento;
  • Estabelecer em conjunto com o cliente parâmetros específicos para a logística, honorários, programação, duração, rescisão e confidencialidade;
  • Explicitar o que é de responsabilidade do coach e o que é do cliente;
  • Construir junto com o cliente o plano geral de coaching e as metas;
  • Analisar a compatibilidade entre coach e cliente;
  • Definir com o cliente o que ele deseja abordar e alcançar em cada sessão;
  • Definir com o cliente quais serão as medidas de sucesso no contrato de coaching;
  • Direcionar o processo de coaching ao resultado desejado pelo cliente, a menos que este indique outra direção;
  • Encerrar o relacionamento de coaching de uma forma que honre a experiência.

4. Cultiva confiança e segurança

Criar um ambiente seguro e de apoio ao cliente, possibilitando que ele compartilhe o que sente, pensa e faz. Isso pressupõe:

  • Entender o cliente no seu contexto, sem julgamentos;
  • Respeitar a identidade, percepções, valores, crenças e linguagem do cliente;
  • Adaptar o estilo e método de coaching de acordo com a individualidade do cliente;
  • Reconhecer o talento, as percepções e os esforços do cliente no processo de coaching;
  • Demonstrar apoio e interesse pelo cliente;
  • Reconhecer e apoiar a expressão de sentimentos e preocupações do cliente;
  • Ser transparente e aberto com o cliente para fortalecer o vínculo de confiança.

5. Manter a atenção plena

Estar presente com o cliente, por meio de um estilo franco, flexível, equilibrado e confiante, o que pressupõe:

  • Manter o foco, a atenção, a empatia e a receptividade em relação ao cliente;
  • Mostrar curiosidade durante o processo de coaching;
  • Gerenciar as próprias emoções para manter a atenção plena em sessões com clientes;
  • Mostrar confiança ao trabalhar as emoções do cliente durante o processo de coaching;
  • Ficar à vontade ao trabalhar em espaços de não saber;
  • Permitir espaços para silêncio, pausa ou reflexão.

6. Escuta ativa

Concentrar-se na linguagem verbal e não verbal do cliente para entender o que ele está comunicando, sempre apoiando a autoexpressão. Isso implica:

  • Considerar o contexto, a identidade, os valores e a experiência do cliente para compreender o que ele está comunicando;
  • Resumir ou parafrasear o que o cliente comunicou para garantir a compreensão;
  • Fazer perguntas quando sentir que houver algo que o cliente não está comunicando;
  • Identificar e explorar as emoções, pistas não verbais e mudanças de energia do cliente;
  • Entender o que é comunicado, por meio da análise de palavras, tom de voz e linguagem corporal do cliente;
  • Observar padrões de comportamento do cliente ao longo das sessões.

7. Evoca conscientização

Estimular descobertas e aprendizados do cliente por meio de ferramentas e técnicas, como questionamento poderoso, silêncio, metáfora e analogia. Isso implica:

  • Considerar a experiência do cliente para definir quais ferramentas e técnicas serão utilizadas;
  • Desafiar o cliente para provocar a conscientização;
  • Fazer perguntas sobre os modos de pensar, valores, necessidades, anseios e crenças do cliente;
  • Fazer perguntas que façam o cliente ir além do pensamento atual;
  • Pedir para o cliente compartilhar sua experiência no momento;
  • Identificar e compartilhar o que traz resultados para aprimorar o progresso do cliente;
  • Ajustar a abordagem de coaching de acordo com as necessidades do cliente;
  • Ajudar o cliente a descobrir o que influencia padrões de comportamento, pensamento ou emoção;
  • Estimular o cliente a trazer ideias sobre como pode avançar e o que precisa ser feito para a mudança acontecer;
  • Apoiar o cliente em mudanças de pontos de vista;
  • Compartilhar observações, ideias e sentimentos que têm potencial de criar novos aprendizados com o cliente.

8. Facilita o crescimento do cliente

Em conjunto com o cliente, transformar aprendizado e descobertas em ação. O cliente deve ter autonomia no processo de coaching, o que implica:

  • Auxiliar o cliente a integrar novas percepções e aprendizados à sua visão de mundo e comportamentos;
  • Projetar metas, ações e medidas de responsabilização em conjunto com o cliente;
  • Reconhecer a autonomia do cliente na definição de metas, ações e métodos de responsabilização;
  • Apoiar o cliente na identificação de potenciais resultados de ações planejadas;
  • Ajudar o cliente a planejar como avançar, prevendo recursos, apoios e barreiras;
  • Auxiliar o cliente a resumir o aprendizado de cada sessão;
  • Comemorar o progresso e os sucessos do cliente;
  • Estabelecer uma parceria com o cliente para fechar a sessão.

Cursos para se profissionalizar como coach de carreiras

Você vai encontrar cursos em diferentes formatos e durações. Para ter certeza sobre a qualidade do conteúdo, um caminho é pesquisar institutos credenciados em organizações internacionais que sistematizam boas práticas de coaching.

Além do ICF, que tem representação no Brasil, outras entidades que credenciam formações para ser coach no país são:

Outro caminho é buscar uma especialização em coaching em uma instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo mercado. Dentre as disciplinas da grade, estão:

  • Aspectos Introdutório em Coaching
  • Psicologia Positiva e Coaching
  • Coaching e Gestão de Carreira
  • Tipos de Coaching
  • Liderança, Motivação e Desenvolvimento de Equipes
  • Coaching: Técnicas, Etapas e Tendências

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

 

 

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Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

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Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.