Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Como fazer networking: o que muda no pós-pandemia?

BLOG NEWTON PAIVA

Os melhores conteúdos sobre EAD e educação

Mercado de Trabalho

Como fazer networking: o que muda no pós-pandemia?

Blog da Pós EAD da Newton
Por Blog da Pós EAD da Newton em Jun 22, 2022 5:27:08 PM | 12 min de leitura

Como fazer networking quando nossos hábitos estão muito diferentes no pós-pandemia?

Os happy hours foram cancelados, os eventos presenciais mudaram para o ambiente virtual e as relações humanas se tornaram majoritariamente distantes.

Hábitos antigos, como conversar presencialmente, se tornaram cada vez mais escassos.

E agora, como fazer networking nessa nova realidade?

O ponto positivo é que assim como os hábitos mudaram, as formas de se conectar também acompanharam. E é hora de usar as redes ainda mais a nosso favor!

Por isso, não é necessário se desesperar. Ainda é possível fazer networking – e de formas ainda mais criativas do que antes.

Quer entender mais sobre isso, se aprofundar nas novas formas de networking e colocar em prática nesse pós-pandemia? É só continuar lendo aqui!

Confira:

O que é Networking?
Por que é importante fazer networking?
O que o home office e a pandemia trouxeram para o networking?
Como fazer networking no pós-pandemia?

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é Networking? 

Muito se fala em networking, mas, afinal, do que se trata esse conceito que está presente em massa no ambiente corporativo?

Networking nada mais é do que fazer conexões relevantes para o seu crescimento ou o crescimento da sua empresa.

Para isso, é sempre necessário enriquecer a sua rede de contatos e manter uma relação com essas pessoas para que elas ofereçam oportunidades futuras.

Muito mais do que apenas ter a sua rede, é necessário nutrir e se relacionar de forma constante com esses contatos, inclusive oferecendo a sua ajuda caso necessário.

Além disso, é importante também que esses contatos sejam de qualidade, pessoas com quem você sabe que pode contar e se interessa de forma genuína.

É uma via de mão dupla, você pode também oferecer algo a esses contatos, intensificando ainda mais a conexão criada. 

Por que é importante fazer networking?

Por que é importante enriquecer a sua rede de contatos e fazer networking? Essa pergunta não precisa ter apenas uma resposta.

Tudo vai depender da sua carreira e do que você pretende.

Por exemplo, se você busca ter uma empresa, ter networking permite que você tenha contatos que podem se transformar em clientes ou fornecedores.

Eles também podem recomendar algum desses dois futuramente.

Já se você pretende crescer em uma determinada área específica, buscar enriquecer sua rede dentro desta área pode acelerar seu crescimento, pois seus contatos podem te recomendar para cargos, indicar promoções e até te ajudar a fazer uma transição de carreira.

Dessa forma, fazer networking é uma forma prática e rápida para alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida, orgânica e até mesmo satisfatória.

Independentemente de qual seja esse objetivo, contar com alguém é sempre bom, assim como você também pode oferecer sua ajuda e contribuir para esse círculo.

Como fazer networking: o que muda no pós-pandemia?

O que o home office e a pandemia trouxeram para o networking?

Antes da Covid-19, o networking era pensado de modo presencial.

Ou seja, nós nos conectávamos com as pessoas do nosso círculo presencial, dos estudos e do trabalho, e depois levávamos para o círculo digital, para as redes sociais. 

Com a pandemia, o ambiente físico e presencial perdeu completamente a força. Todos ficamos em casa, trabalhando de casa, estudando de casa. Fazer novos contatos presenciais ficou extremamente difícil. 

Porém, o que parece ser uma ameaça para o networking pode se transformar em uma oportunidade. 

Com os novos hábitos, as redes sociais se tornaram o ambiente perfeito para começar novos contatos e ampliar ainda mais o relacionamento. 

E com novos hábitos, surgiram também novas dificuldades. 

Como superar a impessoalidade do meio digital? Como nutrir um contato que você não conhece presencialmente? 

Como fazer networking no pós-pandemia? 

Para fazer networking no pós-pandemia, precisamos levar em conta os novos hábitos de consumo e como eles afetam aqueles ao nosso redor. 

O home-office, ou trabalho remoto, já é o preferido por grande parte das pessoas que antes estavam em um escritório.

Também há a possibilidade do híbrido, que é uma chance de conseguir fazer networking no escritório. 

Caso ir à empresa e fazer networking presencial não seja mais uma opção, existem outras formas que se popularizaram no pós-pandemia.  

Novos hábitos de convivência trouxeram novas formas de fazer contatos. Vamos conhecer algumas dessas formas? 

1. Linkedin 

Essa deve ser a opção mais tradicional e conhecida para se fazer novos contatos profissionais e ampliar o seu círculo de networking. 

Isso porque, mesmo antes de a pandemia, a rede já oferecia formas únicas para nutrir sua rede de contatos. 

Com a mudança de hábitos e as pessoas cada vez mais presentes no meio digital, a rede social passou por um processo de aumento de usuários e postagens. 

Dessa forma, as pessoas também se tornaram mais suscetíveis a ter o primeiro contato pelo LinkedIn. 

Por lá você também tem outras ferramentas para criar conexões únicas, como a possibilidade de fazer postagens, de enviar newsletters, fazer enquetes e interagir com os seus contatos. 

2. Redes sociais em geral 

Além do LinkedIn, é possível utilizar outras redes sociais para fazer novos contatos profissionais ou até mesmo nutrir aqueles que já estão no seu círculo. 

Você pode criar um perfil profissional e compartilhar sua rotina, aprendizados, conteúdos ricos e até mentorar pessoas que desejam entrar na sua área. 

Caso não queira criar um perfil profissional só para isso, você pode fazer esse tipo de compartilhamento direto no seu perfil pessoal.

O ponto positivo é que você agrega sua rotina, se conectando de forma mais profunda com os seus contatos e humanizando o seu dia a dia de trabalho. 

3. Eventos online 

Palestras e mini cursos eram um espaço importante para fazer networking. 

Com a pandemia, eles sofreram uma pausa drástica, pois os eventos presenciais não estavam mais permitidos. 

Porém, para não se extinguirem totalmente, esses eventos buscaram se adaptar, oferecendo agora as mesmas vantagens em ambientes digitais. 

Você pode assistir palestras online e webinars, que permitem entrar em contato com outros participantes de forma digital. 

A troca de experiências e o networking fez com que esses eventos criassem um ambiente digital voltado para isso, onde você pode ampliar sua rede de contatos e criar novas relações profissionais. 

4. No seu ambiente de trabalho 

O local mais conhecido e mais recomendado para fazer networking continua sendo o seu ambiente de trabalho, mesmo sendo um ambiente virtual de trabalho remoto. 

É no ambiente de trabalho que temos mais contato com profissionais da nossa área, do nosso setor de mercado, que têm maior possibilidade de se tornarem contatos para toda a vida. 

Por isso, use o seu ambiente de trabalho para ir atrás desses contatos valiosos.

Ofereça ajuda a colegas, faça trocas de experiências positivas e mantenha uma posição de abertura. 

Você pode se surpreender com os relacionamentos que pode acabar fazendo. 

Além disso, o trabalho é onde iremos passar a maior parte da nossa semana (e da vida). 

5. Em cursos 

Um outro local muito conhecido por ser ideal para fazer networking são os cursos, seja de graduação, pós-graduação ou até mesmo um curso livre. 

São considerados ideais pois unem pessoas com interesses similares, que vem de áreas profissionais similares, mas de lugares completamente diferentes. 

Por exemplo, em um curso de administração é possível ter dezenas ou centenas de pessoas com interesse em crescer na área, mas que vêm de empresas de setores diferentes. 

Com isso, já se cria uma conexão única, que pode se tornar muito importante no futuro, caso você precise se recolocar, trocar de profissão ou encontrar uma oportunidade salarial melhor. 

E não precisa ser necessariamente um curso presencial.

É possível fazer networking em cursos online, principalmente aqueles que possuem uma plataforma para isso. 

Dessa forma, o leque de opções é ainda maior, e as possibilidades são infinitas. 

Um ótimo exemplo é a Pós +Carreira EAD Newton Paiva, onde você tem suporte para fazer sua carreira crescer e ainda tem a oportunidade de fazer networking e ampliar o seu círculo ainda mais. 

Dessa forma, seu círculo de contatos e sua carreira só tem a ganhar.  

6. Happy hour online 

Essa é uma saída criativa para driblar os novos hábitos que ficaram com o pós-pandemia.

Ela já é uma realidade em empresas que possuem uma cultura remota, voltada para o trabalho home office. 

Organizar happy hours online é uma solução bastante divertida, que permite que você mantenha contato com aqueles que conheceu à distância, seja no trabalho, em cursos ou em eventos online. 

Além disso, também abre precedente para seus convidados convidarem outras pessoas, o que pode ampliar ainda mais o seu círculo. 

Dentre as atrações de um happy hour, você pode trazer jogos divertidos para jogar de modo online com os convidados, um bate papo informal sobre as experiências, entre muitos outros. 

E aí, curtiu as ideias? A internet nos oferece hoje várias oportunidades para nos conectar com outras pessoas. 

E é sempre bom manter o relacionamento constante e gentil.

Lembre-se: da mesma forma que você pode precisar da ajuda de seus contatos, eles também podem recorrer a você. 

Percebeu como fazer networking no pós-pandemia também é possível?

É claro que você precisa se adaptar a essa nova realidade, mas, com as dicas acima, com certeza conseguirá ter sucesso nessa tarefa.

Leia também:

Acelere sua carreira com a pós-graduação EAD da Newton Paiva!

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da Newton Paiva sobre EAD e educação

Conheça a importância da leitura para a formação profissional

A importância da leitura é uma questão que nos atravessa desde os anos iniciais da educação e (por que não?) continua ...
13 min de leitura

Nomadismo digital: o sonho de trabalhar de qualquer lugar do mundo

Imagine ligar o seu notebook e trabalhar na praia, na fazenda ou em uma casinha de sapê? 
22 min de leitura

A situação da Indústria 4.0 no Brasil

A Indústria 4.0 no Brasil tem sido um tema cada vez mais abordado dentro do contexto de mercado, em cursos da área de ...
18 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho