7 dicas práticas para se comunicar melhor no trabalho

Postado em 30 de mar de 2021
Loading...

Além de ter uma boa formação e diversas competências técnicas, as empresas têm buscado cada vez mais por profissionais que também trabalhem suas habilidades interpessoais — as soft skills.

Nesse grupo de habilidades, a comunicação é uma das que mais tem se destacado. É o que mostram dois levantamentos recentes, um realizado pelo site de recrutamento norte-americano ZipRecruiter e outro pela empresa de recrutamento brasileira Robert Half.

Diante desse cenário, é essencial que os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho desenvolvam e aperfeiçoem sua capacidade de comunicação.

Quer descobrir como se comunicar melhor? Neste artigo, trazemos 7 dicas práticas que podem ajudá-lo. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:

 

1. Pratique a tríade “ler-se/ouvir-se/ver-se”

Para melhorar sua comunicação, o primeiro passo é investir na tríade “ler-se/ouvir-se/ver-se”.

Essas três atitudes servem para você mapear os pontos fortes e fracos da sua comunicação, ajudando a se conscientizar sobre seu desempenho.

Para isso, vale ler e-mails e mensagens que você troca com seus colegas, gravar reuniões para avaliar sua oratória e até mesmo falar em frente ao espelho para analisar seus trejeitos e postura.

Esse autoconhecimento da sua capacidade comunicacional é essencial para você aperfeiçoar essa habilidade e garantir uma boa comunicação em seu ambiente profissional.

Praticando e analisando seu desempenho você certamente conseguirá trabalhar essa habilidade e evoluir no aspecto comunicacional.

🔵Leia também: Conheça a aprendizagem autodirigida e saiba como desenvolver

2. Planeje as mensagens que vai transmitir

Um dos deslizes mais comuns na comunicação — seja em um e-mail ou em uma palestra — é não ter clareza sobre o que (e como) queremos transmitir uma mensagem.

Afinal, quando não se tem planejamento básico do que se quer falar, é possível que certas informações fiquem desencontradas ou que não se diga todo o pretendido.

Por isso, fazer um planejamento prévio é importante na comunicação. Sem ele, suas ideias podem ser jogadas aleatoriamente ao público, dificultando a compreensão da mensagem.

Além disso, quando não temos clareza sobre o passo a passo das informações, corremos o risco de sermos dominados pelo nervosismo e de esquecer alguma ideia importante.

Contudo, isso não quer dizer que você precisa decorar suas falas. O essencial é ter clareza sobre todos os assuntos a serem abordados e qual a melhor forma de trazê-los em uma discussão.

Isso faz toda a diferença no processo de comunicação.

🔵Leia também: Como uma comunicação eficaz pode fazer a diferença na sua carreira

3. Escolha o melhor momento para iniciar uma conversa

Seu colega parece atarefado? Seu gestor acabou de sair de uma reunião tensa com um cliente? Será que esses são os melhores momentos para iniciar uma conversa importante? Provavelmente não!

Saber identificar os melhores momentos para estabelecer uma conversa com seus colegas também faz parte do processo comunicacional.

Por isso, antes de começar uma discussão, certifique-se de que escolheu o melhor momento para trazer aquelas informações.

Isso pode influenciar muito em como a mensagem será recebida.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

4. Não desvie o olhar do seu interlocutor

Seu colega ou gestor está falando com você? Evite ficar olhando para o computador ou para outras coisas que estão ao seu redor.

Isso causa a sensação de que você não está genuinamente interessado e ouvindo o que o outro está dizendo.

Além de efetivamente ouvir, é essencial que você demonstre através da postura sua atenção à conversa.

Isso deixa o interlocutor mais confortável e também passa a sensação de que você está realmente entregue àquele momento.

5. Ouça de verdade o que seus colegas têm a dizer

Essa dica está muito relacionada com o que vimos no tópico anterior.

Muitas vezes, pela correria do dia a dia, acabamos não dando muita atenção ao que um ou outro colega está dizendo, não é mesmo?

Por mais que seja uma situação muito comum, evite assumir esse tipo de postura em seu ambiente profissional.

Ao perceber que um colega está trazendo alguma ideia ou sugestão, seja por mensagens, em uma reunião online ou presencialmente, demonstre que você está ouvindo e interessado no que ele está falando.

Isso faz com que todos se sintam acolhidos e realmente ouvidos, o que é essencial para construir um ambiente saudável de trabalho.

🔵Leia também: Como agir em um feedback 360

6. Não saia da conversa com dúvidas

Você já sabe da importância de ter uma comunicação clara e planejada, não é mesmo? Contudo, você provavelmente vai se deparar com profissionais que ainda não dominam tanto essa habilidade.

Sendo assim, podem acontecer situações em que mesmo depois de horas de conversa, você ainda tenha dúvidas quanto ao que foi apresentado.

Nesses casos, nunca deixe de pedir esclarecimentos. Ficar com dúvidas pode atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho e até mesmo fazer com que você passe alguma informação equivocada para outro colega.

Então, caso não entenda algo que foi explicado durante uma conversa, não hesite em questionar seu interlocutor.

Isso também faz parte de ser um bom comunicador.

🔵Leia também: Descubra como lidar com a gestão de conflitos em sua empresa

7. Use o método FORD, se necessário

O método FORD é uma técnica de conversação. Ele serve mais para situações pessoais, mas também pode ser usado no ambiente profissional para cortar a estranheza de uma conversa ou conhecer um colega novo.

Esse método é estruturado em 4 pilares. Eles representam tópicos de conhecimento que podem ser utilizados como iniciadores de conversação para qualquer pessoa. Confira:

  • F: Família (“Você tem algum irmão?”; “Seus pais são da cidade?”);
  • O: Ocupação (“Por que você escolheu essa profissão?”; “Qual a sua formação?”);
  • R: Recreação (“O que faz para se divertir?”);
  • D: Sonhos – “Dreams” (“Qual seu maior sonho?”; “O que você espera alcançar nos próximos anos?”).

Esses tópicos são ótimos para iniciar uma conversa com um colega novo ou que você ainda não tem muita proximidade, permitindo construir um ambiente de trabalho mais acolhedor e unido.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

E aí, conseguiu entender como se comunicar melhor no ambiente de trabalho?

As habilidades interpessoais, como a comunicação, vem se tornando cada vez mais importantes nos processos seletivos. Sendo assim, é essencial que você encontre formas de trabalhar esse conjunto de competências.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!