EAD

Tem como assistir aulas online pelo celular? Descubra!

Postado em 18 de fev de 2022
Loading...

Você já se perguntou se tem como assistir aulas online pelo celular? Nós podemos adiantar que existe uma maneira sim!

O celular é um dos dispositivos mais presentes na vida dos brasileiros.

Segundo o estudo Tendências e Comportamentos Digitais 2021, o brasileiro passa mais de três horas diárias conectado, sendo que esse tempo aumentou em 23% desde 2020.

Ainda de acordo com o estudo, brasileiros passam 81% do tempo conectado assistindo a vídeos na internet. Então, nada mais justo do que também utilizar o dispositivo como meio para assistir as aulas da sua graduação ou pós-graduação EAD.

Pensando nisso, neste artigo vamos dar algumas dicas de como assistir aulas online pelo celular de maneira econômica e proveitosa.

Além disso, vamos trazer também algumas das maiores vantagens da modalidade EAD para sua vida pessoal e profissional. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como assistir aula online conectando o celular à televisão

Seja por falta de um computador adequado ou pela praticidade de carregar o celular para onde for, muitas pessoas têm recorrido ao dispositivo para acompanhar aulas online.

O problema é que o tamanho das telas dos smartphones pode não ser o suficiente para ajudar no rendimento. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode espelhar o conteúdo do seu celular na televisão da sua casa.

1. Ativando a função espelhamento

A função de espelhamento existe em alguns modelos de celulares e, quando é ativada, permite que a TV se torne um monitor.

Essa funcionalidade também depende dos modelos e marcas das televisões. Sabemos, por exemplo, que smart tvs LG e Samsung têm a função de espelhar na tela o conteúdo do celular.

Porém, existe uma diferença de uso quando estivermos falando de celular Android ou Apple. Aparelhos com Android conseguem espelhar usando conexão w-fi, mas aparelhos iOS precisam de uma Apple TV.

Caso o seu celular não tenha a função de espelhamento, existem alguns aplicativos que cobrem a funcionalidade.

2. Transferência sem fio

Caso você não consiga utilizar o espelhamento como na primeira dica, pode recorrer à dispositivos que ajudam na transferência de conteúdo sem fio, como Google Chromecast ou Miracast.

Estando conectado na mesma rede wi-fi do seu celular, este tipo de dispositivo pode ajudar. A desvantagem é que eles exigem um certo investimento.

3. Usando o cabo HDMI ou USB

Caso você não tenha uma conexão wi-fi, pode utilizar uma conexão via cabo HDMI ou USB para fazer a transferência de conteúdo.

Você pode utilizá-lo com um adaptador para um cabo já existente na sua casa, ou adquirir um cabo com as saídas adequadas.

Não tem wi-fi? Saiba como economizar dados móveis

Para o caso de você não poder contar com uma conexão wi-fi para assistir aulas online, existem algumas medidas a tomar para economizar o seu pacote de dados. Para isso, você pode configurar o próprio aparelho, criar alguns hábitos de consumo e até contar com aplicativos.

Confira algumas dicas comportamentais que ajudam a economizar dados móveis:

  • Nunca (ou quase nunca, dependendo da necessidade) faça qualquer upload ou download quando estiver usando apenas seu plano de dados.
  • Não ouça música ou assista filmes que não foram baixados no wi-fi. Apps como Spotify e Netflix permitem que você baixe conteúdos.
  • Evite navegar em aplicativos de redes sociais quando estiver usando os dados, e tome cuidado para eles não estarem abertos em segundo plano.
  • Se precisar falar com alguém, envie mensagem ou faça uma ligação comum. Evite utilizar ligações via internet.
  • Tente não jogar online.
  • Desligue todos os seus apps que contenham geolocalização porque isso consome dados.
  • Por fim, tente não navegar em sites e aplicativos que tenham publicidade, especialmente coloridas e com imagens.

Quanto às configurações do aparelho, veja as dicas:

  • Desative a opção de atualização automática dos seus apps na loja de aplicativos, ou marque a opção de apenas atualizar no wi-fi.
  • Dentro dos próprios aplicativos do seu celular, desative opções de atualizações que não sejam pelo wi-fi. Por exemplo, o Google Fotos faz backup independente da rede que você estiver se você não fizer essa seleção.
  • No Chrome, ou no navegador que você tiver instalado, acione a opção de modo lite.
  • Configura o protetor de dados no seu Android, ou economia de dados se você tiver um iPhone. Isso ajuda a evitar que você gaste indevidamente.
  • Ative uma notificação nas configurações de dados móveis para avisar quando seu consumo tiver chegar a um certo limite.

E caso você ainda queira uma ajuda extra, pode conhecer o aplicativo My Data Manager.

Ele está disponível para Android e iOS e monitora o consumo de dados, ajudando a ter uma ideia de como está o uso e onde você está gastando mais.

Como aproveitar as aulas online ao máximo

Além das dicas de que demos de como assistir aulas online no celular, existem outros pontos de atenção para conseguir aproveitar ao máximo a experiência. Confira:

1. Seja organizado

Organização é uma exigência de quem estuda online. Isso porque você precisa entender exatamente o que vai estudar, quais materiais precisa acessar e quando precisa entregar tarefas.

Então, defina quais dias da semana e quais horários serão dedicados aos estudos e se organize ao redor deles. Também evite deixar conteúdo acumulado.

2. Conheça o ambiente de aprendizagem

Antes mesmo de começar suas aulas, é preciso que você faça um tour pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, o local onde você acessa materiais, assiste aulas e faz as atividades propostas.

É conhecendo bem esse ambiente também que você vai conseguir entender como é a usabilidade dele no celular e como fazer para espelhar as aulas na TV.

3. Faça anotações (mesmo que as aulas fiquem gravadas)

Quando as aulas ficam gravadas, é comum que os alunos não tomem notas durante a exposição do conteúdo. Porém, o ideal é que você sempre tome notas.

Isso porque escrever o que você está consumindo de conteúdo é uma ótima técnica de memorização. E quando precisar acessar esse conteúdo novamente, pode só consultar suas notas, sem precisar reassistir uma aula inteira.

4. Evite faltar às aulas ao vivo

Novamente, mesmo que as aulas fiquem gravadas, tente sempre estar online quando elas forem transmitidas. Esta é uma ótima oportunidade de tirar dúvidas e fazer networking.

Algumas dicas complementares:

  • Desligue seu microfone para evitar ruídos durante a fala do professor;
  • Só ligue o microfone para fazer uma colaboração ou tirar dúvidas;
  • Confira se na plataforma existe a funcionalidade de “levantar a mão”, isso ajuda a manter a fala do professor fluída.

5. Não seja multitarefas

Apesar de muitas pessoas acharem que sim, o nosso cérebro não consegue se concentrar, não de verdade, em duas coisas ao mesmo tempo.

Uma delas sempre é prejudicada, então não assista suas aulas online ao mesmo tempo em que faz outra coisa. Nesse cenário, as chances de você captar o conteúdo são muito menores.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

As vantagens de estudar online

Optar pelo EAD para fazer sua graduação ou pós-graduação traz muitas vantagens. Confira as principais na listagem abaixo:

  • Melhora de vida: assim como no ensino presencial, fazer uma graduação ou pós-graduação EAD é uma ótima maneira de desenvolver novas habilidades, buscar recolocação ou garantir a carreira dos seus sonhos.
  • Flexibilidade de horários e localização: nos cursos EAD, os materiais são gravados e disponibilizado no ambiente virtual. Dessa forma, cada aluno assiste às aulas no momento e local que forem mais adequados para si. Essa é uma grande vantagem para quem precisa conciliar os estudos com outras responsabilidades, como o trabalho.
  • Economia de dinheiro e tempo: as mensalidades costumam ser mais baratas no EAD. Isso porque as instituições conseguem eliminar alguns custos por não precisarem ter uma estrutura física que comporte as aulas. Além da economia financeira, o aluno do EAD também economiza no tempo de deslocamento.
  • Mesma qualidade do curso presencial: essa é uma grande dúvida de quem pesquisa cursos EAD, mas também é uma vantagem. O EAD tem a mesma qualidade do presencial, garantida pelo Ministério da Educação, o MEC.

Onde fazer seu curso EAD

Agora que você já conhece as vantagens, chegou o momento de descobrir em qual instituição de ensino vai fazer sua graduação ou pós-graduação a distância.

Abaixo, você confere uma listagem com as nossas indicações:

Todas são instituições reconhecidas pelo MEC, que tiraram notas máximas na avaliação da pasta e que oferecem bolsas de estudo ou benefícios para os ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.