Como saber se um certificado de pós-graduação é válido?

Postado em 3 de set de 2022
Loading...

Essa talvez seja a pergunta mais importante na hora de escolher uma especialização: como saber se o certificado de pós-graduação é válido?

Afinal, quando falamos em um investimento como esse é preciso ter o respaldo e a garantia de que fizemos uma boa escolha para o nosso futuro. É possível verificar se o certificado de pós-graduação é reconhecido analisando a instituição em que o curso foi oferecido.

Se a instituição tiver autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e oferecer o curso, então o certificado será válido.

Mas vamos explicar melhor essa questão no decorrer do texto. Este já tem sido um assunto bastante discutido entre estudantes de cursos de pós-graduação Lato-Sensu.

Saiba como descobrir se a instituição que oferta o curso é reconhecida pelo ministério e veja qual a importância disso. Confira:

 

 

O que significa ser reconhecido pelo MEC?

Em resumo, ser reconhecido pelo MEC significa ter permissão para oferecer determinado curso gerando certificados válidos. É também uma das formas de controlar o nível de qualidade dos cursos oferecidos por instituições de ensino superior. 

Afinal, com a crescente oferta de cursos, especialmente na modalidade EAD, tem se tornado desafiador fazer este controle. O MEC garante que não seja qualquer um a abrir uma instituição, dar aulas, receber estudantes e emitir certificados.

Sendo assim, para ser compreendida como uma instituição digna, é preciso comprovar uma série de exigências da pasta. Exigências que vão desde estrutura de empresa/espaço físico até nível de escolaridade e conhecimento do corpo docente.

Veja uma lista do que é levado em conta:

  • Corpo de colaboradores;
  • Nível de currículo dos docentes;
  • Equipe técnico-administrativa; 
  • Estrutura física;
  • Sistema didático-pedagógico;
  • Responsabilidade social;
  • Satisfação dos alunos;
  • Credenciamento junto ao MEC.

🔵 Leia também: Descubra quais faculdades EAD são reconhecidas pelo MEC

Como saber se o certificado de pós-graduação é reconhecido pelo MEC?

É possível descobrir online se a instituição que você escolheu é reconhecida pelo MEC.

Apesar de ser possível verificar no site da própria instituição se há essa informação divulgada, recomendamos que faça a busca direto no site e-MEC. A consulta é rápida, fácil, gratuita e de fonte confiável. Veja abaixo como fazer: 

  • Acesse o site do e-MEC clicando aqui;
  • Vá até “Consulta Avançada”;
  • Na página de busca, filtre o que deseja pesquisar;
  • Selecione a opção "Instituição de Ensino Superior”;
  • Digite o nome da instituição que deseja saber.
Os tópicos seguintes na busca são opcionais, mas quanto mais completo, mais fácil de encontrar o que procura:
  • Não deixe de selecionar a opção “ativa” no tópico “Situação”;
  • Digite o código de verificação no campo necessário e clique no botão pesquisar;

Para pesquisar por cursos específicos, basta fazer o mesmo processo. No entanto, no lugar de instituição de ensino, você deve selecionar cursos de graduação/especialização.

🔵 Leia também: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que o reconhecimento do MEC é importante?

Ter um certificado de pós-graduação de uma instituição reconhecida pelo MEC é ter a certeza de que ele será válido em todo o Brasil. Não importa sua localidade ou sua área de atuação, o reconhecimento garante o pleno exercício de suas atividades profissionais.

Além de, claro, poder ser um fator decisivo na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Afinal, o nome da instituição de ensino conta muito, assim como a avaliação dela no MEC. Vale lembrar que as notas do MEC funcionam da seguinte forma:

  • Vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 já é considerada satisfatória. Acima disso, notas 4 e 5, significa que a instituição supera expectativas. Porém, tirar nota 1 ou 2 significa que a instituição não atende aos critérios necessários para ser garantia de qualidade. 

Além do MEC

Ainda que o reconhecimento do ministério seja essencial para certificar a qualidade do curso, não deixe de lado suas próprias avaliações.

Pesquise sobre o curso e a instituição escolhida, avalie a grade curricular oferecida, busque opiniões, entenda melhor sobre o que é oferecido.

Esse processo será essencial para você ter a certeza de que está fazendo a escolha certa, alinhada com seus objetivos profissionais.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Quem faz pós-graduação recebe diploma ou certificado?

Essa é a pergunta que não quer calar. Afinal, ninguém quer fazer uma pós-graduação e não receber nenhuma comprovação do que foi aprendido em aula, né?

Pode relaxar! Todos os estudantes de pós-graduação, independentemente da área, seja presencial ou EAD, recebem certificado.

Isso mesmo, um certificado. Ou seja, um documento que comprova sua aptidão para pôr em prática o conhecimento da área do curso concluído.

O diploma é concedido àqueles que concluem um curso de graduação ou pós-graduação Stricto-Sensu, como mestrados e doutorados.

🔵 Leia também: Qual a diferença entre MBA e pós?

Onde conseguir seu certificado de especialista

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como descobrir se seu certificado é válido, chegou a hora de descobrir em qual instituição fazer seu curso.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos de especialização com qualidade garantida, reconhecimento do MEC e notas altas na avaliação da pasta:

As especializações oferecidas pelas instituições acima seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sua pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!