Branding: o que é, importância, estratégias e cursos

Postado em 23 de jun de 2021
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Você sabe o que é Branding? Atualmente, com as mudanças que ocorreram na forma de consumo, atreladas ao avanço da internet e redes sociais, esse conceito vem se tornando cada vez mais importante para as empresas se destacarem no mercado. 

Com o avanço do e-commerce, as empresas não disputam a atenção dos consumidores apenas com os concorrentes locais. Na atualidade, uma empresa concorre com negócios de todo o Brasil e até do mundo através da internet.  

Nesse contexto, além de ter um produto ou serviço de qualidade, é preciso investir em uma série de estratégias coerentes e planejadas para se destacar no mercado e atingir os resultados desejados. 

Esse conjunto de ações de gestão de uma marca é chamado de Branding. Essa estratégia vem sendo trabalhada pelas maiores empresas do mundo há algum tempo. 

Não é à toa que o associamos o “Hello Moto” à Motorola, ou lembramos do McDonald 's ao ver as cores vermelho e amarelo. Quem não se lembra também do famoso “só tem Pepsi, pode ser?” da propaganda da marca de refrigerante?

Essas estratégias constroem, destacam e consolidam marcas no mercado de forma tão marcante que se tornam inesquecíveis para nós.

Mas se engana quem acredita que Branding é só para grandes negócios, ou que essas marcas construíram tudo isso de repente. 

Todos os resultados são fruto de processos complexos de gestão que podem ser aplicados em empresas de todos os portes. Embora o processo seja longo, os resultados são duradouros. 

Neste artigo, vamos explicar o que é Branding, sua importância para empresas, como trabalhá-lo e quais cursos se relacionam com a área. 

Fique conosco e descubra tudo sobre esse conceito!

Confira:

 

O que é Branding?

Branding é um conjunto de estratégias para gerir a marca de uma empresa. Ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento fazem parte das estratégias de Branding. 

Como uma empresa é vista pelo público geral? Quais são os valores associados a essa marca? Quais sentimentos estão envolvidos com o consumo do serviço ou produto dessa marca? Qual a percepção que os clientes têm da marca? Como a identidade visual da marca impacta os consumidores? Essas são algumas das perguntas essenciais para pensar gestão de marcas. 

O objetivo do Branding é tornar a marca o mais desejada e positiva possível no imaginário dos consumidores e do público geral.  

Para isso, é necessário garantir que os consumidores entendam e se identifiquem com o posicionamento da empresa, o que aumenta sua relevância no mercado, potencializa sua visibilidade e faz com que tenha uma boa reputação diante do seu público. 

Através de um planejamento de longo prazo e da criação e gerenciamento dos elementos da identidade visual, as estratégias de Branding podem potencializar a percepção de uma empresa na mente dos clientes.

Ou seja, o conceito de Branding explica que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida para se consolidar diante dos consumidores. 

Investir em Branding é uma forma garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida. 

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Qual a importância do Branding para as empresas?

Na atualidade, principalmente pela grande influência das mídias digitais, muitas marcas observaram o aumento de concorrência pela atenção do consumidor. 

Nesse contexto, ter um produto de qualidade não basta para se destacar no mercado, é preciso investir em estratégias diferenciadas e mais intimistas. 

De acordo com a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, 65% dos consumidores afirmaram estar emocionalmente conectados como uma marca que demonstra se preocupar com seus problemas e interesses. 

Ou seja, para impactar positivamente o público, é preciso construir uma marca em cima de valores e propósitos que causem identificação. É aí que entra o Branding!

O Branding é essencial para todas as empresas que buscam crescimento a longo prazo, construção de uma imagem duradoura e fidelização do público.

Não é à toa que você lembra da Adidas ou da Nike quando pensa em vestuário esportivo, ou recorda das logos da MasterCard ou do Visa ao pensar em cartão de crédito. Essas marcas foram construídas para estarem em todos os lugares.

Dessa forma, as estratégias de Branding vem se consolidando como ferramentas essenciais para empresas de todos os portes na atualidade. Afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada e os hábitos de consumo cada vez mais personalizados. 

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Quais são as estratégias de Branding?

O Branding engloba toda a estratégia de gestão da marca, desde a identificação de valores e missão da empresa até as ações de contato com o consumidor. 

Isso significa que criar uma identidade visual não basta para construir uma marca forte. Existem diversas estratégias e conhecimentos por trás das grandes marcas que estamos familiarizados. 

Atualmente, além de produto ou serviço de qualidade, as marcas devem carregar um propósito, ter uma personalidade e se basear em determinados valores para se destacar no mercado.

É requisitado cada vez mais que as empresas assumam características humanas. Não é à toa que personagens como a Lu, do loja Magazine Luiza, tem feito tanto sucesso. 

Muito antes do preço e das vantagens de determinado produto, o consumidor avalia se identifica-se  com a personalidade da marca. 

É pela força da sua personalidade, dos seus valores e das relações com o público que a marca conquista um espaço relevante e diferenciado na mente do consumidor.

Além disso, os clientes buscam por empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental em seus posicionamentos.  

Marcas envolvidas com trabalho escravo ou que se mostram permissivas em situações de discriminação, como racismo, por exemplo, são cobradas pela sua postura.

Ou seja, marcas que querem se comunicar com seres humanos precisam também demonstrar sua humanidade.

A conexão emocional com a marca tem muito mais força do que o foco no produto. Afinal, as decisões de compra não são mais tão racionais.

Claro que descontos e produtos inovadores ainda chamam a atenção do público, mas na hora de escolher o que comprar pesa muito mais o lado emocional que a marca desperta do que seu apelo comercial. 

Nesse sentido, as estratégias de Branding devem ser voltadas para esse novo perfil de consumo, buscando cada vez mais pelo lado emocional e humano das marcas. 

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Conheça os cursos em que os estudantes aprendem os conceitos de Branding

Agora que você já sabe o que é Branding, provavelmente deve estar se perguntando como aprender mais sobre o conceito. 

Cursos de graduação na área de Marketing e Publicidade e Propaganda costumam ter disciplinas sobre o assunto. Afinal, os conhecimentos de Branding são indispensáveis para o planejamento e gestão de qualquer marca. 

Para quem já está formado e procura um curso mais específico na área para ampliar seus conhecimentos, existem diversas pós-graduações que abordam o assunto

Esses cursos trazem abordagens e conteúdos que capacitam profissionais para atuar dentro dos processos de design de loja virtual, logística, gestão financeira, comunicação, estratégia de venda, relacionamento em redes sociais e otimização em site de busca, dentre o aprendizado de outras ferramentas e estratégias.

Profissionais das áreas de comunicação, marketing, administração e vendas ou sistemas de informação que já trabalham ou pretendem trabalhar no mercado online podem se especializar, assim como empreendedores que desejam entender mais sobre como planejar sua loja virtual, ingressando e crescendo no e-commerce.

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Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é Branding, sua importância para empresas, como trabalhá-lo e quais cursos se relacionam com a área. 

Com o protagonismo cada vez maior das redes sociais e o avanço do e-commerce, dominar e aplicar estratégias de Branding é indispensável para todas as empresas que buscam alcançar um crescimento sustentável. 

Nesse sentido, cresce também a demanda por profissionais capacitados para atuar na área.

Atualmente, profissionais da comunicação, marketing e administração que trabalham na área de vendas e gestão de marcas encontram boas oportunidades ao se especializar no assunto. 

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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