Alfabetização e Letramento: conheça a pós-graduação na área

Postado em 7 de mai de 2023
Loading...

Você sabe o que é alfabetização e letramento? Qual a importância desses processos para a sociedade? Quais profissionais podem atuar nesse campo?

Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto.

A alfabetização e o letramento são processos que acontecem no início da vida escolar para maioria das pessoas, sendo essenciais para o desenvolvimento da capacidade de leitura e compreensão textual.

Ao ter uma formação deficitária nessa fase, muitos adultos crescem com problemas para ler e interpretar textos, o que pode trazer diversos prejuízos tanto para vida pessoal quanto profissional.

A seguir, trazemos mais informações sobre os conceitos de alfabetização e letramento e sobre a pós-graduação na área.

Confira:

 

 

O que é alfabetização e letramento?

Por mais que muitas pessoas os utilizem como sinônimos, alfabetização e letramento são conceitos distintos.

A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever.

É uma habilidade de uso individual, possibilitando codificar e decodificar a escrita e os números.

Já o letramento, é um processo que envolve  o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Ou seja, é uma habilidade para o uso social da leitura e escrita, visando capacitar o indivíduo para organizar discursos, interpretação e compreensão de textos e reflexão.

Uma pessoa letrada é capaz de se informar por meio de jornais, interagir, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, entre outros.

As duas habilidades são essenciais e se complementam, mas não são a mesma coisa.

A principal diferença entre os dois processos está na na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita.

Uma pessoa alfabetizada sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, já o sujeito letrado vai além, sendo capaz de dominar a língua no seu cotidiano e nos mais distintos contextos.

Dessa forma, podemos concluir que um indivíduo alfabetizado não significa necessariamente um indivíduo letrado, e vice-versa.

Um sujeito pode ser capaz de realizar determinadas atividades em seu cotidiano que necessitem do letramento, como preencher um recibo, sem que ele seja alfabetizado, por exemplo.

Assim como o contrário também acontece.

Um indivíduo pode também saber escrever e entender o significado das palavras, mas ser incapaz de interpretar e formular textos com maior complexidade.

Ou seja, a alfabetização e o letramento são processos fundamentais para o desenvolvimento pleno das capacidades de leitura e escrita.

🔵Leia também: O que é uma metodologia ativa e como ela melhora o ensino-aprendizagem

Qual a importância da alfabetização e do letramento para a sociedade?

Nossa sociedade utiliza as habilidades de leitura e escrita para diversas atividades, desde situações da vida pessoal até para o mercado de trabalho.

Essas habilidades são importantes na hora de se guiar pelas ruas, usar o transporte público, seguir uma receita, comunicar-se com outras pessoas através da escrita, entre outras ações.

Só quem passou pelos processos de alfabetização e letramento consegue ler e interpretar as informações e dados que nos cercam de forma plena.

Por isso, o ensino dessas competências é algo fundamental para todas as pessoas.

Normalmente, a alfabetização e o letramento se dão na escola, logo nos primeiros anos da vida escolar.

Contudo, existem também processos para alfabetizar adultos que não aprenderam a ler durante a idade escolar.

De acordo com dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgados em 2018, 29% da população brasileira é analfabeta funcional, tendo dificuldades para interpretar e aplicar textos e realizar operações matemáticas simples no cotidiano.

Segundo o estudo, a classe de analfabetos funcionais é dividida em dois grupos: os absolutos, 8%, que não conseguem ler palavras ou frases e números telefônicos, por exemplo, e os rudimentares, 21%, que têm dificuldade para identificar ironias e sarcasmos em textos curtos e realizar operações simples, como cálculo de dinheiro.

Os analfabetos funcionais são pessoas que tiveram processos de alfabetização e letramento deficitários ao longo da vida.

Essa situação traz diversos prejuízos, dificultando a inserção no mercado de trabalho e impossibilitando o acesso a determinadas fontes de lazer, como a literatura, por exemplo.

Dessa forma, podemos concluir que a alfabetização e o letramento são processos fundamentais para ter uma vida plena em sociedade.

🔵Leia também: O que é preciso para ser um bom professor de literatura?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quais são os pré-requisitos para trabalhar com alfabetização e letramento?

Os pedagogos são os profissionais mais capacitados para trabalhar com os processos de aprendizagem da leitura e da escrita.

Os diplomados no curso estão habilitados para atuar na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e também nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A alfabetização e o letramento estão entre as principais atividades exercidas pelos pedagogos.

Não é à toa que muitos profissionais buscam aprofundar seus conhecimentos no assunto cursando uma pós-graduação na área.

A pós-graduação é uma ótima forma de se especializar e compreender de forma profunda os processos que envolvem a leitura e a escrita.

No tópico a seguir, trazemos mais informações sobre a pós em Alfabetização e Letramento.

Como é a pós-graduação em Alfabetização e Letramento?

A pós-graduação em Alfabetização e Letramento tem como objetivo aprofundar profissionais da educação na didática do processo de alfabetização e letramento, especializando-o pedagogicamente para atuação completa nessa área.

Esse curso costuma ter um ano de duração, podendo ser feito na modalidade presencial e a distância.

Essa especialização também promove uma visão ampla de todas as dimensões do aprendizado envolvidas na alfabetização e na aquisição da linguagem.

Tópicos como linguística e o aprendizado social, psicológico e educacional fazem parte dos estudos.

Para quem é indicado a pós em Alfabetização e Letramento?

Essa pós-graduação é indicada para pedagogos e professores licenciados em diversas áreas que possuem interesse na especialização e no aprofundamento na área da alfabetização.

A pós de Alfabetização e Letramento também pode ser feita por outros profissionais da área de educação, como diretores, supervisores e coordenadores.

🔵Leia também: Trabalha com educação? Aposte na produção de material didático

Como escolher uma faculdade EAD

Onde fazer pós em Alfabetização e Letramento com reconhecimento do MEC?

Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem cursos de pós-graduação em Alfabetização e Letramento:

Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem um programa de aceleração profissional aos estudantes. As aulas são 100% online e o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!